Duelos DBEP: Mbappé X Hazard

Verônica Jensen
Blog De Bate e Pronto
5 min readJul 10, 2018

Dois jogadores habilidosos, dois camisas 10 em suas seleções, dois pontas fantásticos que infernizam a defesa adversária. Como se não bastasse, dois atletas com velocidades incríveis e que fazem gols maravilhosos! Além de tudo, estão fazendo partidas impressionantes na Rússia, defendendo as camisas azul e vermelha.

Com vocês, no Duelo Debate e Pronto do confronto entre França x Bélgica, Kylian Mbappé e Eden Hazard!

KYLIAN MBAPPÉ LOTTIN: O jovem jogador franco-camaronês é um dos principais nomes nesta Copa do Mundo. Nascido em 1998 e com apenas 19 anos, já faz parte do poderoso ataque do Paris Saint Germain ao lado de Cavani e Neymar. Sua relação com o futebol começou em 2010, atuando pelo time juvenil AS Bondy, clube de sua cidade natal. Em 2013, se transferiu para o Mônaco; passou pelo time juvenil, time B, até chegar ao principal em 2015. Logo em sua estreia, em dezembro de 2015, já quebrou o recorde de Thierry Henry que durava desde 1994. Mbappé se tornava o jogador mais jovem (16 anos e 347 dias) a vestir a camisa principal do Mônaco em jogo oficial. Outro recorde batido foi quando ele marcou seu primeiro gol pelo time do principado: em fevereiro de 2016, com 17 anos e 62 dias. Em março, assinava seu primeiro contrato profissional, válido por três anos.

Em 2017, foi emprestado ao PSG, aonde se encontra atualmente. Na equipe francesa, vem fazendo ótimas partidas, demonstrando toda sua categoria, habilidade e versatilidade. Seu empréstimo termina agora no meio do ano e caso o clube queira comprá-lo, terá que desembolsar, até o momento, a quantia de 180 milhões de Euros (valor antes da Copa!), tornando-o a segunda maior transferência do futebol.

Sua história com a seleção francesa vem desde 2014, quando fez parte da equipe Sub-17. Passou pela Sub-19 até chegar à principal antes dos 20 anos. Em março de 2017 fez sua estreia e passou a ser o segundo jogador mais jovem a defender a França. Didier Deschamps não pensou duas vezes ao convocá-lo para disputar a Copa 2018. Integrante do time titular, o camisa 10 já fez ótimas partidas, encantou a todos com suas descidas rápidas contra a Argentina e já marcou três gols no torneio. Com os tentos marcados, ele se tornou o mais jovem a marcar gol em Copa pela seleção e também o segundo mais novo a marcar dois gols em partida eliminatória (contra a Argentina, pelas oitavas de final) desde um tal de Pelé, lá em 1958. Será que ele tem futuro? Se Mbappé continuar assim e controlar seu ímpeto, poderá crescer, e muito, no futebol!

EDEN MICHAEL HAZARD: Fazendo um trocadilho, ele só tem azar no nome. Seu sobrenome bem que poderia ser sorte, pois o camisa 10 da seleção belga está dando o que falar nessa Copa do Mundo. O jogador começou sua carreira no time Royal Stade Brainois, de sua cidade natal, La Louvière. Após uma temporada na equipe, se transferiu para o Tubize, quando em um torneio havia um olheiro do Lille que viu nele um jogador de grande futuro. Não demorou para assinar contrato com o time francês e em 2007, sua história no futebol decola ao assinar um contrato de três anos. Chegou ao clube e, antes de ser do time principal, fez parte das categorias de base, mas não durou muito e logo foi alçado à equipe profissional. E de lá não saiu mais. Seu primeiro gol foi em 2008 e, assim como Mbappé, se tornou o jogador mais jovem na história do clube a anotar um gol. Em sua terceira temporada no Lille, os times mais tradicionais de Europa já começaram a sondar o jovem belga. Suas atuações foram destaques em diversos jornais e os interesse aumentaram.

Mesmo com tantas especulações, Hazard permaneceu na equipe até 2012, quando foi contratado em maio, pelo Chelsea e assim, trocou a França pela Inglaterra. Além do Chelsea, ele era pretendido pelo Manchester United e pelo Manchester City. Pouco disputado esse ponta, não? Começou sua carreira nos Blues (apelido do Chelsea) com assistências e sofrendo pênalti. Sua melhor temporada, até agora, foi a de 2014–2015, quando foi campeão da Premier League, além de ser eleito o melhor jogador e ter anotado dezesseis gols na competição. Em muitas partidas, apesar de não ter feito gols, foi o melhor jogador, com suas assistências, seus dribles, sua genialidade e sua visão de jogo, o que o torna peça fundamental em qualquer equipe.

O jogador está presente na seleção da Bélgica desde 2006, na Sub-15. Em 2008, estreou na seleção principal, em um amistoso contra Luxemburgo. Foi convocado para disputar sua primeira Copa do Mundo em 2014, aqui no Brasil. Há quatro anos ele já era uma das peças principais da tão falada geração belga, que chegou a ser a seleção número 1 no Ranking da FIFA. Hazard ajudou a equipe, mas suas atuações foram abaixo do esperado. Sua melhor partida foi contra a Argentina, pelas quartas de final; mas foi eliminado por Messi & cia. Em 2016, foi o capitão da equipe na Eurocopa e agora em 2018 é um dos melhores jogadores da Bélgica na Copa da Rússia e, ao lado de Lukaku e De Bruyne, infernizam a defesa adversária. Assim, foram conquistando ótimos resultados, expressivas vitórias, até chegarem à semifinal do torneio, após eliminar o Brasil nas quartas de final. Falando na partida diante do Brasil, Hazard foi um dos melhores nas quatro linhas; explorou todo o campo, fez jogadas incríveis e, de quebra, foi caçado pelo lateral Fagner nos 90 minutos. Tanta dedicação e vontade, fizeram com que a Bélgica vencesse a partida.

Esse duelo acontece nesta terça-feira, 10 de julho, válido pela semifinal da Copa da Rússia 2018. Qual camisa 10 levará a melhor? A velocidade de Mbappé ou a habilidade Hazard? Vamos acompanhar!

--

--