Duelos DBEP: Thiago Neves vs Diego

Jefferson Santos
Blog De Bate e Pronto
5 min readAug 29, 2018

Na próxima quarta-feira, dia 29 de agosto, dois dos times mais tradicionais do país se enfrentam pela Copa Libertadores da América. Cruzeiro e Flamengo batalham para decidir qual deles terá a oportunidade de chegar as quartas de final da competição mais importante do nosso continente. No primeiro jogo, vitória autoritária dos mineiros em pleno Maracanã, pelo placar de 2 a 0, e voltam para Belo Horizonte com uma ótima vantagem. Um dos gols do clube celeste foi marcado por Thiago Neves, o meia desviou chute forte de Lucas Silva lance que tirou o goleiro Diego Alves da jogada.

Diego, por sua vez, não teve um papel relevante na partida. Sem conseguir se destacar, o meia sofreu com a forte marcação cruzeirense que conseguiu anular em boa parte dos 90 minutos o craque do mengão. Já no jogo de volta, se os cariocas quiserem pensar em algum tipo de reação, terão que contar com o seu maestro inspirado para levar a classificação na bagagem de volta para o Rio de Janeiro, isso é o que espera a torcida rubro-negra.

E vamos aos postulantes a herói:

Thiago Neves:

Thiago Neves, o dono da bola. (Foto: Ramon Lisboa/ EM D.A Press)

Thiago Neves Augusto, ou simplesmente Thiago Neves, nasceu em Curitiba, capital do Paraná. Por lá começou a jogar no Paraná Clube em 2002 nas categorias de base do tricolor. Após dois anos jogando nos juvenis, Thiago subiu à equipe principal em 2004 para seu primeiro contrato profissional, atuando somente na temporada seguinte, onde fez um ótimo campeonato Paranaense e um bom primeiro turno do Brasileirão daquele ano, mas por problemas disciplinares acabou perdendo espaço com o então técnico Luiz Carlos Barbieri e foi para o Japão em 2006, emprestado ao Vegalta Sendai do técnico Joel Santana . Após esse período em terras Nipônicas, ele se transferiu para o Fluminense no início de 2007, aonde chegava para inicialmente ser um reserva, para dar mais profundidade ao plantel do tricolor das Laranjeiras. A surpresa veio no campeonato brasileiro, onde se destacou por uma característica que sem dúvidas virou sua marca registrada: o chute forte de longa distância. Naquele ano Thiago Neves fez 14 gols no Brasileirão e foi um dos destaques do bom time do Flu, e nomeado ao final do campeonato o Bola de Ouro da Revista Placar como o melhor jogador do torneio. No ano seguinte teve uma Libertadores explosiva com excelentes atuações e jogos decisivos. O maior exemplo disso foi na final onde fez três gols no tempo regulamentar, levando a decisão por pênaltis, onde incrivelmente desperdiçou sua cobrança. Mas do mesmo modo se tornou o primeiro (e único) jogador a marcar três gols em uma final de Libertadores da América.

No segundo semestre de 2008 foi vendido ao Hamburgo da Alemanha e não se adaptou, sendo vendido ao Al-Hilal da Arábia Saudita, mas passou cinco meses emprestado ao Fluminense antes de ir ao Oriente Médio. Já em 2009 foi artilheiro do campeonato árabe, voltando a sua boa forma. Em 2011 retorna ao Brasil para jogar no Flamengo, ao lado de Ronaldinho Gaúcho e foi campeão carioca se destacando bem, e sendo peça fundamental na meiuca do mengão. Em 2012 retorna ao Fluminense, para sua terceira passagem no clube e revezou entre Al-Hilal e Al-Jazira, sem tanto destaque até que chegou ao Cruzeiro em 2017, onde é um dos pilares da equipe desde então, tem 7 jogos e 5 gols na “liberta”.

Diego Ribas:

Diego com a camisa Rubro negra.(Foto: meumengao.com.br)

Diego Ribas da Cunha, ou somente Diego sempre foi um jogador prolífico para o futebol pensado. Jogador com inteligência inquestionável, talentoso desde muleque, quando jogava nos juvenis do Comercial, clube da cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. Ainda em São Paulo, desceu a serra para a baixada para ascender no futebol de forma impressionante! Após passagem na base do peixe, Diego foi incorporado aos profissionais aos 16 anos pelo técnico Celso Roth. Precipitação? O tempo mostraria que não. Quando Emerson leão chegou em 2002 o clube era cotado ao rebaixamento, mas o promissor camisa 10, com seu companheiro Robinho lideraram juntos o Santos ao surpreendente título do campeonato brasileiro daquela temporada com o Santos, tirando o clube de um jejum que perdurava por longínquos 17 anos. Para completar a festa, venceram o grande rival Corinthians, na final que ficou conhecida pelas pedaladas de Robinho. No outro ano, Diego guiou o Santos até a final da Libertadores, anotando 4 gols na competição, além de diversas assistências, tendo grande destaque. Em 2004 foi bicampeão Brasileiro, onde foi elevado ao posto de capitão, o que não durou muito, pois na mesma temporada se transferiu ao Porto por 7 milhões de euros. Em Portugal, chegou para substituir Deco, que havia saído para Barcelona. Por lá se destacou e se consolidou na equipe e conquistou diversos títulos no clube Luso. Dois anos mais tarde, foi contratado pelo alemão Werder Bremen onde passou três temporadas mágicas, onde acumulou 137 jogos e 55 gols, até a Juventus mostrar interesse em seu futebol e levar o jogador a Turim, onde oscilou entre boas partidas e algumas lesões que prejudicaram seu rendimento em alto nível, o que fez que seu retorno a Alemanha se consolidar já na temporada seguinte, dessa vez aceitando o até então bom projeto do Wolfsburg, aonde também não rendeu o esperado. Em 2014 Diego foi anunciado como reforço do Atlético de Madrid, onde já tinha atuado por empréstimo anteriormente. O ponto alto no atleti foi o gol do empate contra o Barcelona pela UEFA Champions League. Na metade da temporada, foi se aventurar na Turquia, no Fenerbahçe onde fechou contrato por três anos, porém em julho de 2016 rescindiu para voltar ao seu país natal depois de 12 anos. No Brasil, sua volta não foi ao Santos como esperada por boa parte da torcida, ele foi anunciado pelo Flamengo onde joga até hoje. No rubro Negro ele tem 102 jogos, e 29 gols anotados.

E aí companheiro(a), quem vence essa peleja de gente grande? Já escolheu seu vencedor?

--

--

Jefferson Santos
Blog De Bate e Pronto

Paulistano, estudante de Direito/Editor no Blog De Bate e Pronto.🤵🏽✍🏽🦗⚖️