E se o São Paulo cuidasse melhor de seus talentos

Tricolor teve bons e ótimos nomes mas não conseguiu afastar a crise nos últimos anos

Igor Giantomaso Desiderio
Blog De Bate e Pronto
5 min readAug 8, 2019

--

Imagem (saopaulo.net)

É possível dizer que o São Paulo vive má fase desde 2010?! Após o Tri brasileiro consecutivo em 2006/07 e 08, feito ainda não alcançado por nenhum outro time no país e o vice em 2009 é fato que o Tricolor paulista deixou de estar presente na disputa por títulos e quando raramente o fez, não com o mesmo favoritismo e competitividade de outras épocas.

Neste período o torcedor São-paulino passou por momentos amargos e alguns lampejos como a semi-final da Libertadores em 2015 e até a recente final do Paulista em 2019, ambas ocasiões onde caíram diante de Atlético Nacional e Corinthians respectivamente. Mas talvez o que tenha machucado até o menos fanáticos dos torcedores tenha sido os seguidos resultados negativos, vexames em clássicos somados a seguidas eliminações para clubes de muito menor expressão.

Fato é que são inúmeros os motivos que levam o, um dia chamado de Soberano a ter um desempenho tão fraco praticamente na última década, mas não iremos aqui listá-los até porque creio que a plataforma do site não suporte, mas gostaríamos de propor uma reflexão sobre um tema muito presente que é o cemitério de bons e/ou promissores jogadores que se tornou o Morumbi.

Principalmente com as recentes contratações o clube tem um final de 2019 e 2020 promissores mas, abstraindo este começo de projeto, vamos analisar o desperdício de talentos até aqui.

Sim listaremos quase um time completo que caso o SPFC caso tivesse mantido, tratado bem e extraído o melhor de cada um desses atletas ao longo dos últimos anos.

Entra em campo agora o famoso “se” do futebol. Estaria o São Paulo faturando títulos e acumulando vitórias, não temos como saber, mas não custa fazer esta análise que com certeza, mexe com o coração do torcedor.

Imagem (Globoesporte.com)
  • Renan Ribeiro: Jovem promissos vindo do Atlético Mg, aguardou pacientemente pela aposentadoria de Rogério Ceni e a derrocada do sucessores Dênis e Sidão. Não constam falhas grotescas em seus retrospecto pelo Tricolor mas a má fase do time talvez tenha descarregado parte da culpa no goleiro que rumou para Europa e hoje titular do Sporting, já faturou título defendendo cobrança de pênalti contra o Porto de Casillas. Não serve para o SPFC?!?!
  • Militão: Dispensa muitas apresentações, bastaria o São Paulo tentar manter um pouco mais o atleta antes de vender e estaria resolvido o problema da lateral direita com backup para zaga e volância. (mas entendemos a venda).
Imagem (br.pinterest.com)
  • Maicon God Of Zaga: Que chovam ofensas mas considero sim Maicon um ótimo zagueiro. Culpado pela expulsão (injusta contra o Atlético Nacional) o zagueiro cometeu algumas falhas na sequencia mas com alguma paciência, poderia estar ainda no clube e formado uma bela zaga ao lado de Arboleda.
  • João Schmidt: Aquele ingrato………
  • Casemiro: Precisa mesmo falar? De reserva com Emerson Leão, chinelinho, bode da torcida, para o Porto, Real Madrid, xodó de Zidane e seleção brasileira. Prazer, KaiserMiro ou CaseMito!
  • Thiago Mendes: Boa saída de jogo e composição defensiva. Esta posição parece resolvida com Tche Tchê, mas isso agora. Thiago Mendes foi um dos negociados em meio ao trabalho de Rogério Ceni como treinador, e segundo o Mito a perda de muitos atletas foi um dos fatores que colocou em cheque seu trabalho. O volante poderia ter ajudado e muito, seja o Mito, Aguirre e até mesmo Cuca.
  • Souza: Ainda sinto falta de um volante alto que leve vantagem nas bolas aéreas pelo meio já que a segunda bola é um claro problema no tricolor. Mas fora isso, hoje com 30 anos, Souza poderia fornecer a casca que faltou ao time por exemplo na pré Libertadores. Mesmo os 8 MM de Euros parece um valor de que compensaria abrir mão pelo retorno técnico que o jogador poderia garantir ao clube.
Imagem (90 min.com)
  • Luiz Araújo: Sim vou este garoto que não está arrebentando na França mas no São Paulo ia muito bem obrigado, personalidade e gol em clássico. Ora bola, se gastamos com Biro-Biro, Neílton e até o lesionável Everton, impossível não ver no LA uma solução eficaz e barata para a posição. Pobre Ceni foi obrigado a escolher entre ele e Neres, e acabou ficando sem os dois.
  • Deivid Neres: Cotia trabalha pra gerar talentos e receita futura ao clube, claro. Mas também deveria faze-lo pensando em algum retorno técnico, Neres dispensa apresentações e é óbvio que seria o destaque do time e aumentaria demasiadamente a capacidade técnica do Tricolor.
  • Pratto: Financeiramente trocamos seis por meia dúzia, investindo o dinheiro da venda de Lucas Pratto em Diego Souza. Já daria para encerrar o parágrafo mas caso não tenha ficado claro. São Paulo trocou um baita 9 (que vivia mal momento) por um 5 que virou 7 e depois 9. Se o hermano ficasse e retomasse o bom futebol, provavelmente o clube economizaria alguns milhões com Pablo.
Simulação meramente sonhadora feita antes dos reforços de 2019

Em tempo: O SPFC fez recentemente duas ótimas contratações (Dani Alves e Juanfran) e conta com bons nomes no elenco, seja da base ou vindos no o início da temporada, então não queremos aqui sugerir que se descarte o atual elenco pelas saudosas recordações acima, mas sim propor uma reflexão sobre planejamento.

E você, lembra de mais algum jogador que o São Paulo desprezou, maltratou, perdeu ou abriu mão e que poderia chegar pra ser 10 e faixa, comenta ai?

--

--

Igor Giantomaso Desiderio
Blog De Bate e Pronto

SP/Tricolor, Louco por futebol e co-fundador do De Bate e Pronto.