Hora Extra — Yago Pikachu

Ele faz o que pode mas seu time não colabora. “Pikachu, eu escolho você”!

Igor Giantomaso Desiderio
Blog De Bate e Pronto
4 min readDec 3, 2018

--

Falar sobre amor à camisa já parece um clichê cada vez mais ultrapassado no futebol. Como torcedores nos imaginamos jogando a vida toda pelo time do coração, ganhando um salário considerado médio para um jogador de futebol, mas astronômico comparado ao nosso humilde ordenado de trabalhador assalariado. Porém há muito mais questões envolvidas como tempo útil de carreira, possíveis lesões, quantidade de dependentes, etc. Critérios que não nos cabem avaliar e nem é o ponto neste texto que propõe analisar justamente o contrário.

Imagem (Akira Onuma/O Liberal)

Porque alguns jogadores ainda não deixaram determinados clubes? Jogadores que notadamente tem potencial para alçar voos mais altos, brigar por títulos, artilharias, maiores contratos, mas por algum motivo continuam em times que claramente não estão compatíveis com seu potencial. Apresentamos nossa nova editoria, a Hora Extra.

Yago Pikachu, lateral direito de origem que se destacou pelo Paysandu principalmente por marcar gols e dar assistências. No Vasco desde 2016 foi aos poucos migrando para o meio campo e chega a jogar até no ataque por algumas vezes. Pikachu é com certeza um dos principais jogadores do clube carioca que briga contra o rebaixamento. Ora, mas o Vasco é, por sua história, um dos gigantes do Brasil.

Imagem (Divulgação)

Claro que é, porém é notório que o momento vivido (há uns bons anos) não é dos melhores e os gols e assistências do lateral/meia há tempos tem servido muito bem em lutas contra o descenso ou disputas por algo sempre menor do que sugere a história do clube e o desempenho do jogador.

Entra ano, sai ano, se imagina sempre que jogadores de destaque em grades clubes migrem para Europa e que bons jogadores em clubes com desempenho médio, subam para os grandes, é quase que um ciclo natural. Mas Yago permanece há 3 temporadas brigando no Vascão, há quem diga que o apelido “aloprado” o descaracterize como bom jogador, ou que somente se destaque por estar em uma equipe fraca, fato é que alguns imaginam o jogador brilhando por um clube maior e coroando seu bom futebol com títulos e mais reconhecimento.

Imagem (dol.com.br)

Destino

A imensa maioria de clubes no Brasil sofre com a bendita carência de meias, seja aquele clássico 10 de criação e passe refinado ou do tipo que articula o jogo ais chega na área para fazer o gol. Com uma simples ponte aérea, Pikachu encontraria possíveis chances em clubes maiores:

São Paulo: Há anos o Tricolor do Morumbi sofre com carência de um meia, e principalmente no elenco atual necessita de um jogador que possa substituir ou dividir a responsabilidade do já veterano Nenê, Yago traria uma movimentação que combinaria bem com o toque de boa refinado do companheiro, além de chutar de longe e criar alternativas de gol com sua chegada na área.

Corinthians: O Timão, que passa por um momento de transição e renovação de seu elenco, implora por um jogador com essa dinâmica e que ajudasse com a falta de gols de seus homens de frente.

Grêmio: O Imortal tem ficado conhecido por montar bons times recuperando atletas com potencial, mas que não foram bem em outros times, imaginem como Pikachu, que vem fazendo milagre no Vasco, não se encaixaria bem em um time que gosta de atacar e ter a bola o tempo todo. Além disso, pela boa fase, o Tricolor gaúcho está sempre perdendo jogadores nas janelas de transferências.

Yago parece se encaixar e ter vaga na maioria dos grandes clubes do Brasil e por um custo menor do que alguns salários já pagos a atletas bem menos produtivos. Hoje com 26 anos o jogador já é uma realidade para o futebol, mas por outro lado não tem tanto tempo assim para uma eventual mudança.

O torcedor do Vasco, é claro, não ficaria contente mas para o amante do futebol, seria ótimo ver o quanto mais Pikachu pode entregar em campo se estiver em um contexto que o favoreça, pra não dizer, melhor acompanhado.

Confira alguns lances de Yago Pikachu.

--

--

Igor Giantomaso Desiderio
Blog De Bate e Pronto

SP/Tricolor, Louco por futebol e co-fundador do De Bate e Pronto.