O Sucessor: Frank de Boer -Matthijs de Ligt

Jovem holandês é o destaque do ótimo time do Ajax, que chegou à semifinal da Champions League nesta temporada e vem sendo apontado como o sucessor de Frank de Boer na zaga holandesa.

Verônica Jensen
Blog De Bate e Pronto
5 min readMay 15, 2019

--

A Holanda pode ser um país de dimensões pequenas, seu campeonato pode não ser um dos mais fortes da Europa, mas não podemos negar que, de tempos em tempos, surgem ótimos jogadores por terras holandesas.

Em 1974, o Carrossel Holandês foi a grande sensação da Copa do Mundo; em 1994 e 1998, a Holanda chegou como uma das favoritas para as Copas, com um elenco forte e com muitos jogadores que atuavam por ligas maiores que a holandesa.

Dentre eles, haviam dois irmãos, gêmeos, que tomaram conta da zaga da seleção da camisa laranja. Frank e Ronald De Boer fizeram história na Holanda.

Após 20 anos, outro jogador holandês, zagueiro, vem chamando a atenção de todos. Com apenas 19 anos, Matthijs de Ligt já conquistou a braçadeira de capitão do Ajax, mesmo time que revelou Frank para o mundo.

De Ligt foi um dos responsáveis pela ótima campanha do time na Champions League; aos poucos, o Ajax foi eliminando favoritos, como Real Madrid e Juventus, até chegar à semifinal da competição europeia. Perdeu para o Tottenham em uma partida que ficará na história.

Mas será que de Ligt já pode ser considerado o sucessor de Frank de Boer? Confira abaixo!

Frank de Boer — nascido em maio de 1970, Frank começou sua carreira no Ajax, em 1988; chegou para ocupar a lateral esquerda, mas em pouco tempo, virou zagueiro. Posição na qual se destacou no futebol mundial.

Imagem (pesstatsdatabase.com)

Na equipe holandesa, ficou por 12 anos, onde conquistou diversos títulos, inclusive a Champions League e o Mundial Interclubes, em 1995. Ao lado do irmão Ronald, foi contratado pelo Barcelona por 22 milhões de libras. Porém, depois de saiu do Ajax, Frank não se firmou em outra equipe.

Zagueiro não tão alto, seu estilo de jogo marcou uma época. Atuando pelo centro da zaga, era difícil algum jogador passar por sua defesa. Na seleção holandesa, era titular absoluto; foi convocado pela primeira vez, em 1990, para um amistoso. Fez 112 partidas com a camisa laranja, feito que o tornou o jogador que mais vestiu a camisa da Holanda na história.

Em 2006, perdeu o posto para Van der Sar; mesmo ano em que Frank anunciou sua aposentadoria dos gramados. Após percorrer o mundo, percebeu que era a hora de parar e passar a ver o futebol do lado de fora das quatros linhas.

Foi assistente do treinador van Marwijk na Copa de 2010, ao lado de Cocu. Em 2017, foi treinador do Crystal Palace por apenas quatro partidas; resultados ruins o derrubaram do cargo em tempo recorde.

Porém, o que ficou para os holandeses, foram suas atuações seguras com a camisa do Ajax e da seleção.

E, enquanto Frank se aventura na condição de treinador, outro jovem jogador se aventura como capitão do Ajax…

Matthijs de Ligt — nascido em agosto de 1999, de Ligt começou nas categorias de base do Ajax; Seu primeiro contrato aconteceu em 2015, com apenas 16 anos. E, em 2016, já marcou seu primeiro gol, se tornando, atrás de outro ídolo holandês, Seedorf, o jogador mais jovem a marcar um gol, com 17 anos.

Imagem (www.manchestereveningnews.co.uk)

Enquanto assombrava a Europa com suas atuações seguras, que lembram as de Frank de Boer, de Ligt estreou pela seleção holandesa.

Porém sua estreia não foi das melhores. Com apenas seis partidas como profissional, o então técnico da Holanda, Danny Blind, convocou o jovem zagueiro, aos 17 anos. Zagueiro central, assim como de Boer, sentiu o peso da tradicional camisa laranja da seleção e foi um dos culpados pelos gols da Bulgária. Para muitos jornalistas, sua aparição na seleção, foi cedo demais.

Mas, depois desse episódio, de Ligt se reergueu e, em uma época em que a Holanda vê muitos de seus ídolos em fim de carreira e se aposentando, casos de Van Persie, Robben, Sjneider, entre outros, o zagueiro vem se tornando um dos principais nomes da próxima geração, para a Copa do Mundo no Catar, em 2022.

Matthijs de Ligt foi um dos principais nomes do Ajax nesta temporada; destaque da zaga, já é um dos jogadores mais cobiçados na próxima janela de transferências e sua permanência em Amsterdam não é tão certa.

Barcelona, Manchester City, Manchester United e PSG já demonstraram interesse no exímio jogador, que tem um jogo limpo, chega junto ao adversário, porém sem cometer muitas faltas.

De Ligt sabe o tempo exato de chegar num lance, outra característica de de Boer, que rasgou elogios ao seu sucessor.

Para ele, o garoto de 19 anos pode jogar em qualquer time, mas será melhor num time que jogue avançado.

“Matthijs De Ligt pode jogar em qualquer time do mundo. Mas para mim, é preciso ir a um futebol atraente que avança como o Barcelona, ​​o Manchester City, o PSG. Estas equipes, na minha opinião, são adequadas para ele “

Além disso, afirmou que o jogador é uma das promessas que estará presente na próxima Copa, assim como seu amigo, de Jong.

E completou: “devemos nos sentir orgulhosos dessa geração que temos.”

Será que ainda há dúvidas de que Frank de Boer considera Matthijs de Ligt seu Sucessor? Confira alguns lances do candidato.

--

--