O Sucessor: Manuel Neuer — Alexander Nübel

Diego Malick
Blog De Bate e Pronto
5 min readMay 31, 2019

O Guarda redes que contribuiu para permanência do Schalke 04 na primeira divisão alemã da atual temporada, chamou a atenção de gigantes europeus e com grandes atuações segue trilhando os passos do gigante Manuel Neuer.

Uma comparação que já é muito bem aceita pelos torcedores alemães, tendo em vista que na campanha de seu último título mundial, em 2014, uma das principais peças do time foi o goleiro, todas as atenções se voltam para o futuro da meta alemã.

A posição que sempre foi muito bem representada por nomes como: Toni Turek (1954), Sepp Maier (1974) ou ainda Andreas Köpke campeão europeu em 1996 e atual treinador de goleiros da seleção. E como não se lembrar do excelente Oliver Kahn? Destaque na campanha quase que perfeita de sua seleção na Copa do Mundo de 2002, superados apenas pela Seleção Canarinho que naquela oportunidade conquistaria o Pentacampeonato Mundial.

(Toni Turek, um dos heróis do “Milagre de Berna”, em partida contra a Turquia na Copa de 1954)

Dito isso, todas as atenções se voltam para a meta alemã e como característica de sua organização e planejamento para o futuro, alguns jovens goleiros já são observados para assumir o posto titular em breve. Fato é que, na Alemanha, de forma geral, um goleiro goza de maior prestígio esportivo e social do que em muitos outros países. Desde a base, quem vai para o gol não é apenas aquele que não serve para outra posição. Ao contrário do Brasil, na Alemanha desde cedo os garotos contam que quando crescerem querem ser goleiros. Com toda essa atenção, os clubes observam atentamente a alta demanda e proporcionam grandes estruturas por meio de congressos e simpósios direcionados especificamente para a posição, logo já se fala abertamente em uma “escola alemã de goleiros”.

Ainda abordando toda essa estrutura, os clubes oferecem até acampamentos para os jovens goleiros e a grande prova de todo esse investimento é observar nomes atuais como: Neuer, Kevin Trapp, Bernd Leno e Marc-André ter Stegen.

(Stegen, Neuer e Trapp em treino da seleção alemã em 2016 — Crédito imagem: ZIMBIO)

Sem dúvidas essa geração de goleiros alemães já é uma das mais espetaculares com tantos bons nomes, mas é inevitável não considerar que Manuel Neuer é quem se destaca, além de todas as suas boas aparições em grandes jogos pela seleção de seu país, o camisa 1 coleciona títulos pelo Bayern de Munique, seu clube atual.

No entanto, algumas semelhanças apontam para seu possível sucessor nos próximos anos, tanto no gol alemão quanto no time da Baviera. Trata-se de Alexander Nübel, atual titular do gol do Schalke 04 com apenas 22 anos.

(Nübel em ação pelo Schalke 04 2018–19 — Crédito imagem: Gettyimages)

As comparações e previsões de que a joia alemã deva ser o sucessor de Neuer vem se consolidando nesta última temporada quando Nübel assumiu a titularidade no gol dos Azuis Reais na segunda metade da Bundesliga.

Em uma das piores campanhas da história do Schalke 04, as excelentes atuações de Nübel evitaram um desfecho pior, uma vez que o time lutou até a penúltima rodada contra o rebaixamento. Nübel atuou em 18 partidas sendo 05 delas sem sofrer gols, anotou uma defesa de pênalti e tem um aproveitamento de 67% em sua função. Todos esses números o tornaram a primeira opção, tanto entre os torcedores como entre os técnicos durante a transição de Domenico Tedesco para Huub Stevens, e certamente será a opção de David Wagner.

Nascido em Paderborn, Alemanha, em 30 de setembro de 1996. Nübel ingressou na vida futebolística em 2005 atuando pelo TSV Tudorf e no mesmo ano se transferiu para o time de sua cidade, o SC Paderborn onde permaneceu até 2015, ano esse em que foi contratado pelo seu time do coração, o Schalke 04 II para reforçar as categorias de base. Sua estreia pela equipe principal se deu em 14 de maio de 2016 quando substituiu o até pouco tempo titular Ralf Fährmann aos 90 min de jogo.

As semelhanças com Manuel Neuer são várias, além de serem adeptos do Schalke 04 em suas respectivas infâncias, destaca-se a frieza, reflexo e grande habilidade de jogar com os pés, atendendo assim a demanda do futebol moderno que cobra uma boa saída de bola com os pés por meio de seus goleiros.

Assim como Nübel, Neuer deu seus primeiros passos na carreira pelo Schalke 04 onde conquistou 02 Copas da Alemanha (2005 e 2010–11) além de levar seu clube à fases agudas na Liga dos Campeões, temporadas 2007–08 e 2010–11 com excelentes atuações que despertaram à atenção da mídia esportiva, sobretudo do Bayern de Munique para onde se transferiu em 01 junho de 2011 e aonde segue como primeira opção até os dias de hoje.

Talvez o ápice da carreira de Neuer tenha sido o Mundial de 2014 no Brasil, conquistado por sua seleção. Na ocasião, apesar da grade Copa que fez, Neuer não foi eleito o melhor jogador da competição, mas veio a disputar entre os melhores jogadores do mundo daquele ano, um fato quase que raro para alguém da posição, o alemão foi superado apenas pelo português Cristiano Ronaldo, desbancando assim, o argentino Lionel Messi.

(Manuel Neuer pela Seleção da Alemanha 2018 — Crédito imagem: Gettyimages)

A lista de prêmios é gigante e a confiança em seus serviços é unânime entre os alemães, porém aos 33 anos e com algumas lesões em sequência nos últimos anos, seu clube o Bayern de Munique e a seleção alemã já começam a olhar com bons olhos um possível sucessor para seu grande goleiro, alguém que esteja trilhando o caminho de sucesso assim como Neuer, e este é Alexander Nübel, como já fora dito, após o término de temporada o Bayern já prepara uma oferta pelo guarda redes que já detém 21 aparições pela seleção de base.

Seu baixo valor de mercado mesmo com contrato renovado recentemente preocupa os torcedores e dirigentes, pois uma transferência para a Baviera é quase que iminente já que Nübel vê com bons olhos o grande interesse e a oportunidade de atuar ao lado de sua maior referência, Manuel Neuer.

Deste modo, nos resta aguardar a concretização das especulações e rumores, bem como observar a passagem de bastão de Neuer à Nübel, que se mantiver esse alto nível de aparições, certamente terá espaço no selecionável que deve disputar a próxima Copa do Mundo no Qatar em 2022.

(Nübel — UEFA Champions League 2018–19 — Crédito imagem: Read Football)

Na Alemanha, a máxima de que bons ataques ganham jogos e boas defesas ganham campeonatos é levada a sério, sabem que boas defesas começam com excelentes goleiros.

--

--

Diego Malick
Blog De Bate e Pronto

De Guarulhos, SP — Um entusiasta pelo futebol e escrita, sempre aprendendo.