O SUCESSOR: Martín Sarrafiore

Mauro Vaz
Blog De Bate e Pronto
4 min readAug 1, 2018

Jovem argentino surge como sucessor de D’Alessandro

Além de Nicolas no nome, Martín Nicolas Sarrafiore e Andrés Nicolás D’Alessandro têm outras coisas em comum.

Um rei cansado

Foto: Internacional — Site oficial

O atual camisa 10 do Internacional nasceu em La Paternal, Buenos Aires, lá o jovem franzino começou sua carreira no Argentinos Juniors, ficando até completar 11 anos, quando foi levado ao poderoso River Plate. No clube argentino jogou em todas as categorias de base e aos 19 anos estreou no time principal. Por lá ficou até seus 22 anos, conquistando três Torneios Clausuras.

Depois disso passou por Wolfsburg da Alemanha, Portsmouth da Inglaterra, Zaragoza da Espanha até voltar a Argentina, para o San Lorenzo. No clube Azulgrana disputou apenas 15 partidas, quando assinou com aquele que seria seu clube durante pelo menos 9 anos, o Sport Club Internacional.

D’Alessandro era conhecido por seus dribles, passes e técnica, três atributos que juntos são raros em meias armadores. Seu lado “torto” sempre foi seu sangue quente: não é e nem nunca foi de ficar quieto. Esse fator não havia sido pensado no Colorado, e durante anos o jogador sem ajuda profissional teve inúmeras encrencas dentro e fora de campo. Mas quando jogava, enchia os olhos dos torcedores, o que faz até hoje.

Foto: gauchazh.clicrbs.com.br

Nesses nove anos no Internacional, a entrega do argentino nas partidas, as provocações ao maior rival, e principalmente o futebol jogado, levaram D’Ale a conquistar mais de 10 títulos, entre eles uma Sul-Americana e uma Libertadores. Conquistou também o coração dos torcedores, que hoje lamentam a derradeira hora de dizer adeus ao ídolo.

Com o tempo aprendeu mais com os erros, e hoje aos 37 anos já não é o esquentadinho que era em tempos não tão distantes. É considerado ídolo eterno no Colorado, mas está certamente com os dias contados. Recentemente falou em jogar até 2019, porém pode parar antes mesmo disso.

Confira algumas jogadas e gols de Andrés D’Alessandro:

O príncipe badalado

Foto: Arquivo pessoal

Apenas 12 km de distância separam Villa Ballester (cidade de Sarrafiore) de La Paternal (casa de D’Ale). E foi no mesmo clube que D’Ale começou que Sarrafiore também teve seu início no futebol, mais precisamente no futsal do Argentinos Juniors.

Mesmo ainda jovem, com 21 anos, o argentino já vestiu camisas de peso: Boca Juniors, Barcelona e Manchester City. No Boca ele chegou aos 14 anos, antes disso passou pela escolinha oficial do Barcelona em Buenos Aires, depois ficou 2 meses na Espanha. Nesse um ano que esteve no Boca, se mostrou um jogador diferenciado, bem acima da média. Foi então que em 2012 o Manchester City decidiu levar o jovem para Inglaterra. Não se adaptou a língua, ao local e sem a documentação necessária, ficou apenas 6 meses em solo britânico, voltando com 15 anos ao Huracán.

Sarrafiore com a camisa do Huracán (foto: ogol.com.br)

Na Copa Ipiranga sub-20 de 2017, o Huracán chegou a semifinal, perdendo para o São Paulo. O grande nome do time era Serrafiore. O argentino infernizou a defesa da Ponte Preta, do Flamengo e do Cruzeiro. E isso foi o suficiente para que olhares atentos repousassem sobre o talentoso meia.

O Internacional foi quem prontamente procurou o atleta, e descobriu que Martín tinha 6 meses de contrato. A direção Colorada foi até Buenos Aires, conversou com o jogador, comunicou o clube que estavam conversando com o atleta e fizeram o pré-contrato. Mas a história não pararia por ai, e o processo de contratação do argentino foi conturbado, que acabou deixando o meia seis meses sem jogar partidas. A direção do Huracán foi a FIFA alegando que o jogador havia conversado e acertado sua transferência para o clube gaúcho antes do prazo mínimo para assinar pré-contrato. Todo imbróglio causou grandes consequências, Serrafiore recebeu frequentes ameaças na Argentina.

Apresentação de Sarrifiore no Internacional (foto: Ricardo Duarte/Inter)

No Inter foi apresentado como reforço no início de julho de 2018, com contrato até dezembro de 2021. A ideia inicialmente era que o jogador fosse utilizado no time B, porém chegou e já treinou com o elenco principal. Até agora fez bons treinos, possivelmente terá um trabalho muscular reforçado antes de estrear.

Sarrafiore se considera um jogador que gosta de ter a bola nos pés, tendo como maior qualidade o drible e o chute. Fã confesso de Riquelme e Ronaldinho Gaúcho, encontrou no Internacional mais um ídolo, D’Alessandro.

“Conheci o Andrés (D’Alessandro) aqui e ele me tratou muito bem nestes dias. É um jogador que deixou muita história aqui no clube. É um grande companheiro. Como jogador, não tenho palavras. É um fenômeno” disse o jovem argentino na sua apresentação.

Agora é aguardar e ver se o reinado realmente será passado de D’Alessandro para Sarrafiore.

Confira alguns lances de Martín Sarrafiore:

--

--

Mauro Vaz
Blog De Bate e Pronto

Rio Grande do Sul // Editor de conteúdo e co-fundador no Blog De Bate e Pronto ⚽