O sucessor — Oriol Busquets

O jovem meio-campista tem tudo para se tornar o sucessor de outro Busquets no meio de campo do Barcelona.

Verônica Jensen
Blog De Bate e Pronto
5 min readJan 30, 2019

--

Quando um torcedor do Barcelona ouve o sobrenome Busquets, vem logo à cabeça Sergio, exímio meio-campista do time catalão. Mas pode ser também seu pai, Carles Busquets, que foi goleiro do time na década de 90.

De 2016 pra cá, a dinastia Busquets parece continuar. Enquanto Segio reina absoluto na equipe, Oriol vem se destacando, desde as categorias de base do Barça.

Outra semelhança, além do sobrenome e posição, é que Oriol também teve parentes jogando pelo clube; seu pai Jordi e seu irmão, Pol.

O que mais Oriol e Sergio tem em comum? A carreira feita nas categorias de base do Barcelona e a habilidade para comandar o meio de campo.

E não, apesar de todas as coincidências, de familiares jogando no mesmo time, eles não são parentes!

Vamos conhecer um pouco mais de Sergio e seu sucessor, Oriol Busquets?

Sergio Busquets Burgos, nascido em 1988, está há 15 anos no Barcelona; começou na equipe C do clube e, dois anos depois, o então técnico Pep Guardiola alçou o meio-campista ao time B. Lá, participou de 32 jogos e logo seu bom futebol e sua versatilidade, o promoveram à equipe principal, com 20 anos.

(fonte: everythingbarca.com)

No mesmo ano em que subiu, Sergio renovou seu contrato até 2013, com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de Euros. Nada mal para um garoto de 20 anos, não?

De lá pra cá, já são 11 anos de Barcelona time A, mais de 500 jogos com a camisa blaugrana, alguns gols marcado, mas muita técnica, visão de jogo e colocação dentro de campo; ou seja, a definição d’o fino da bola.

Além disso já foram mais duas renovações de contrato. Em 2015, assinou por mais quatro anos, terminando agora em 2019. Com 30 anos, seu valor de mercado é de 75 milhões de Euros, sendo o quinto maior do elenco catalão, atrás apenas de Messi, Coutinho, Dembélé e Ter Stegen.

(fonte: eifsoccer.com)

Dentre outras qualidades, o insubstituível Sergio Busquets, antes de se tornar meio-campista, passou por outras posições no meio, até se encontrar na que está até hoje. De fato, Sergio não é um jogador veloz, mas sua movimentação em campo e o jeito de como acompanha a trajetória da bola, mesmo não estando com ela, o tornam único.

Mas até surgir um outro Busquets, meio-campista, no Barcelona…

Oriol Busquets Mas, foi criado no Barcelona. Nascido em 1999, junto com o “Bug do Milênio”, esse exímio jogador já vem sendo uma das principais armas do time catalão para as próximas temporadas.

Começou nas categorias de base do clube, com apenas oito anos; dez anos depois, já estreava no time B da equipe. Não demorou muito para Oriol ser comparado ao seu xará Busquets, Sergio.

Todas as jogadas realizadas no meio de campo, passam pelos pés de Oriol; ele as cria, com movimentação constante, habilidade e muita versatilidade.

Tanto talento já fez com que o jovem Busquets debutasse na equipe principal. Na partida diante do Real Murcia, pela Copa do Rei na temporada 2017/2018.

Oriol já é a nova joia do time. Em julho de 2018, o jogador assinou sua renovação de contrato. Válido por três temporadas, podendo prorrogar para mais duas, o jogador de 20 anos tem uma singela multa contratual de 200 milhões de euros! Sim, quase R$ 1 bilhão!

(fonte: Víctor Salgado/FCB)

E olha que ele ainda faz parte do Barcelona B e, aos poucos, vai surgindo na principal.

Mas, deixando o valor da multa de lado. Oriol já é chamado de sucessor de Sergio. São muitas as semelhanças entre os dois.

Será que seria o sobrenome? Iguais, porém não parentes. Depois, pais e irmão que já jogaram na equipe. Aparência física, quem sabe? Mas não são por esses motivos que um pode, e deve, suceder o outro.

(fonte: Twitter oficial @oriolbusquets8)

Oriol é bom com a bola nos pés. Bom, não! Excelente! Daqueles que aprendem rápido o que o técnico passa, quer sempre saber mais, tem gana de conhecimento. Sua capacidade técnica, colocação no meio de campo e capacidade de criar jogadas, são incríveis.

Dinâmico, Oriol transita por todo meio de campo sem dificuldades!

Por essas características de Sergio e Oriol, que se misturam até aqui neste texto, fazem com que o garoto de 200 milhões de euros e 20 anos, Oriol Busquets se torne o sucessor de Sergio Busquets, 31 anos e uma vida pelo Barcelona!

Que essa tradição Busquets perdure por muito tempo na equipe!

(fonte: espn.com.br)

Confira abaixo um pouco mais de Sergio e Oriol Busquets:

--

--