O Sucessor: Pietro Pellegri

Será o jovem Pellegri o novo Vieri para os italianos?

Verônica Jensen
Blog De Bate e Pronto
4 min readNov 30, 2018

--

Dois atacantes italianos, um canhoto e outro destro. Enquanto um começou sua carreira no Torino com 18 anos, Pellegri fez sua estreia com apenas 15 anos pelo Genoa, numa partida contra o Torino.

Pietro Pellegri foi o primeiro italiano nascido em 2001 a disputar uma partida pela Série A do Campeonato Italiano.

Mas, antes dessa promessa nascer, outro italiano já fazia sucesso pelos gramados italianos. Inclusive, já tinha defendido diversas camisas de times italianos. Dentro e fora dos campos, Christian Vieri sempre foi notícia. Desde sua passagem pela Internazionale, até a volta aos gramados após anunciar sua aposentadoria.

Vamos conhecer um pouco mais desses dois jogadores italianos.

Christian Vieri

Nascido em Bolonha, Christian Vieri começou sua carreira no Torino aos 18 anos. A partir daí, sua andança pela Itália começou. Entre 1992 e 1997, Vieri atuou em cinco equipes, permanecendo um ano em cada uma. Passou por Pisa, Ravenna, Venezia, Atalanta até chegar à Juventus.

Vieri na Juventus (fonte: goal.com)

Na Vecchia Signora (Velha Senhora, em italiano), fez 37 partidas e anotou 14 gols, mas nem sua boa participação fez com que Vieri permanecesse na equipe por mais uma temporada. Da Itália, partiu para Espanha, mais precisamente para o Atlético de Madrid. Sua experiência espanhola também durou um ano e, em 1998, voltou para sua terra natal para defender a Lazio.

Internazionale

Depois de defender sete equipes, chegou a vez de Christian Vieri fincar raízes. E foi na Internazionale de Milão que o atacante encontrou um descanso. Lá, Vieri permaneceu por seis temporadas, tornando-se ídolo da equipe; foi artilheiro em 2002, com média de mais de um gol por partida.

Ídolo na Inter de Milão (esportes.yahoo.com)

Mas, Vieri gosta de desafios e, depois de seis ótimas temporadas na Inter de Milão, resolveu trocar de time; não saiu de Milão, porém se tornou um vira-casaca: foi direto para o arquirrival Milan; trocou o Giuseppe Meazza pelo San Siro.

O atacante participou de apenas 14 partidas pela equipe e, assim, voltou à sina de um ano em cada equipe. De Milão, voou para Mônaco; enquanto defendia as cores do Principado, sofreu sua lesão mais grave da carreira, a qual o deixou de fora da seleção da Itália em 2006, a qual sagrou-se campeã em terras alemãs.

(Fonte: abola.pt)

Em 2009, anunciou sua aposentadoria, enquanto defendia a Atalanta, em sua terceira passagem pela equipe. Antes de se aposentar de fato, foi cotado para jogar no Brasil. Boavista-RJ e Botafogo, de Ribeirão Preto, chegaram a anunciar sua contratação, mas tudo não passou de especulação.

Porém, Christian Vieri não aguentou sua nova posição, a de aposentado, e resolveu voltar aos gramados após sete anos longe deles. Atualmente está desfilando seu futebol pelos campos chineses.

Enquanto Vieri está próximo de se aposentar novamente, Pellegri vem chamando a atenção de diversos times grandes mundo afora.

Pietro Pellegri

Pellegri já começou sua carreira quebrando recordes, foi o mais novo jogador a participar de uma partida da Série A do Campeonato Italiano, ao entrar em campo, defendendo o Genoa contra o Torino.

(Fonte: skysports.com)

Em 2006, com apenas 15 anos, Pellegri igualou o recorde de Amedeo Amadei, que estreou com a mesma idade do italiano.

Sua passagem pelo Genoa foi rápida e, no começo de 2018, Pellegri trocou a Itália por Mônaco. Coincidentemente, Vieri também vestiu a camisa monegasca; em 2006, enquanto Pellegri tinha apenas cinco anos, Christian defendia sua 11ª equipe na carreira.

Pellegri em ação (Fonte: ilpost.it)

Pietro já chamou a atenção dos grandes times europeus quando ainda atuava nas categorias de base. Aos 15 anos, já participava da seleção sub-17 da Itália.

Assim, Manchester United e Juventus entraram na briga para ter a joia italiana em seu plantel. Com toque refinado e preciso, Pellegri e seu empresários deram um chapéu nas duas equipes e no começo de 2018, foi anunciado como o novo reforço do Mônaco.

Um reforço e tanto para a equipe, que vem penando no Campeonato Francês, onde aparece nas últimas colocações; Thierry Henry é o técnico da equipe.

Agora é preciso ficar de olho se Pietro Pellegri seguirá os passos de Vieri e trocará de equipe a cada ano. Ao menos, o garoto de 17 anos já está firmando sua presença na seleção italiana e pode ser o maior destaque da Azzura no próximo Mundial. Em 2022, o atacante estará com apenas 21 anos e um longo caminho pela frente.

Pellegri defendendo sua seleção (fonte: ilpost.it)

Confira a seguir alguns lances de Pietro Pellegri:

--

--