Seleção Onze Menos — Flamengo

Marc Van Faust
Blog De Bate e Pronto
5 min readNov 5, 2018

AVISO IMPORTANTE! Se estiver em horário de trabalho não leia isso agora. Se estiver em ambiente público saiba que irá passar vergonha. Você vai chorar de rir se não for flamenguista e você vai chorar copiosamente se for. Vem aí os ONZE MENOS da história recente do rubro negro mais amado do Brasil.

Quem foram os onze menos do Flamengo recentemente? Perguntinha complicada, mas fomos atrás dos torcedores mais fanáticos, dos admiradores do bom futebol e aqui está o time eleito.

Adversários, tremei!

1- MURALHA

Primeira gargalhada, né? O cara chegou na humildade, jogou bem, chegou à seleção(!?) e depois? Bem, depois só não fez gol contra porque de resto, meus amigos, até “dibre” ele quis dar. Acho que o Muralha é santista porque só contra o time da Vila ele entregou quatro gols. Hoje joga no Japão, atendendo aos pedidos da torcida para ele ir jogar la na PQP.

2- MAURINHO

https://www.youtube.com/watch?v=8mToz8y0Xfk

Pode chorar, Rubro-Negro. O que esse cara fez não é brincadeira! Mas o dia que um de vocês fizer gol no Real Madrid a gente conversa (veja o vídeo). Volante que virou lateral, sofreu e fez sofrer um bom tempo. A torcida até fez um grito em sua homenagem:

-Ão ão ão Maurinho é seleção!!

-Il il il 1 de Abril!!!

Quem estava no Maracanã esse dia jura que viu um Maurinho emocionado acenar e agradecer ao ouvir o primeiro coro. Ele jura que não, que sabia que era brincadeira porque o time estava em boa fase após uma série de vitórias.

3- WELINTON

Tempo de bola, saída de jogo, desarme e tranquilidade. Sim, faltava tudo isso para ele. Assumiu a zaga logo depois do título de 2009 e por incríveis dois anos foi titular. Que fase, meus amigos! Fez dupla com os grandes Álvaro e David Braz. Ah, ainda fez cinco gols a favor. Hoje ele ainda joga, na Turquia. Agora, controle-se porque vem aí a sua dupla na zaga.

4- GUSTAVO GELADEIRA

https://www.youtube.com/watch?v=vQP9j4-vOis

Levante-se, rolar no chão a essa hora não é o caso. Enxugue as lágrimas e relembre comigo a história desse zagueiraço que tem no currículo um jogo pela Libertadores (por que será que o Fla não passava da primeira fase?) com o manto rubro-negro e ter jogado com Kaká no Orlando City!

6- MAGAL

Foi o primeiro reforço da equipe para a Libertadores de 2012! Você que leu isso deve estar com muita dor de barriga por não conseguir parar de rir. Fez 24 jogos pelo Mengão e a parte boa da sua história foi quando perguntaram a ele na entrevista coletiva se a vida dele tinha mudado por ter ido jogar no Flamengo. A resposta foi sucinta: — Mudou pra car….

5- VAL

Agora o torcedor do Flamengo entra em depressão profunda. O ano de 2013 foi de apostas em jogadores com algum destaque no interior paulista e Val deve ter jogado uns 45 minutos bem contra o XV de Jaú. Val participou de 28 jogos mas de nenhuma jogada de gol provavelmente.

7- WALTER MINHOCA

Estamos entrando na lista dos “craques” do time. Após atuações de destaque pelo Ipatinga(MG), levando o time até as semi-finais da Copa do Brasil, Minhoca teve sua grande chance. Dezenove jogos depois, nenhum gol feito, muita correria e nenhuma alegria à torcida rubro-negra, Minhoca foi devolvido ao Cruzeiro que detinha seus direitos.

8- CLAITON

O Predador!! Chegou com moral, cabelo estiloso, marrento e trocando o Botafogo pelo Fla. Saiu poucos meses depois, com o título do Campeonato Carioca, sim, mas sem muito mais para se gabar.

https://www.youtube.com/watch?v=ZQmDssAUmfM

9- VAL BAIANO

https://www.youtube.com/watch?v=rJ_DO8_PZVo

O torcedor agora está já jogando o celular no chão, dando soco no teclado. Assistam o vídeo. É rápido. São todos os três gols do Val Baiano com a camisa do Flamengo. Sim, TRÊS! Por suas atuações irrepreensíveis foi homenageado na rede com uma página.

http://desciclopedia.org/wiki/Val_Baiano

10- VINICIUS PACHECO

Desespero! Essa é a palavra que vem à cabeça quando falamos do nosso camisa 10. Quando ele pegava a bola, tocava na frente e saía correndo, a torcida já se levantava para sair da frente dele porque ele não parava. Nada o detinha. Linha de fundo, placas de publicidade, paredes, nada. Foi visto pela última vez atravessando o canal de Suez com a bola da Penalty de 2010 nos pés, cabeça baixa e chuteira rasgada. Sua história poderia ser bem diferente se na Libertadores (sempre ela) daquele ano quando Vinicius ganhou a frente do zagueiro da La U e invadiu a área, caso sua decisão não fosse aquela de se jogar pedindo pênalti. O Fla precisava de mais um gol para se classificar e aquele lance, aos 40 minutos do segundo tempo podeira ter sido sua redenção.

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/vinicius-pacheco-reencontra-o-fla-e-assume-erro-em-2010-peco-desculpas-ao-torcedor.ghtml

11- DILL

Para encerrar a sessão risada/tortura nada como um atacante veloz, inteligente e que vinha se destacando em outros clubes. Artilheiro da Copa João Havelange em 2000, Dill chega com credenciais para novamente cansar de fazer gols. Jogou apenas nove jogos e não fez nenhum gol. Para fechar com chave de ouro, perdeu o pênalti que eliminou o Flamengo na Copa Sul-Americana de 2001.

Menções honrosas a grandes jogadores : Josué, Negreiros, Jaílton, Dimba, Hugo Colace, Fierro, Sambueza, Irineu e China. Deixaram saudades.

--

--