BR no Mundo: Kathellen Sousa

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto
5 min readJul 15, 2018

Jogando nas ruas da baixada santista, passando por escolinhas e pelos gramados, sua mãe sempre foi sua inspiração. Foi assim que Kathellen Sousa cresceu no litoral de São Paulo. A jovem zagueira de 22 anos foi convocada por Vadão para compor o elenco principal da seleção brasileira, que disputará o Torneio das Nações entre os dias 26 de Julho e 2 de Agosto. A gente bateu um papo muito divertido com a jogadora, onde ela conta seu começo, sua excelente passagem pelos Estados Unidos, sua adaptação e momentos vividos em seu atual clube e por fim claro, sua recente convocação para a seleção feminina. Confira a entrevista completa:

DBeP: Como foram seus primeiros passos como jogadora de futebol, de onde surgiu esse amor por esse esporte e em quem você se inspirou quando decidiu ser zagueira?

Kat Sousa: Meu interesse pelo futebol veio da minha mãe, ela jogava futebol, era goleira e eu cresci assistindo ela jogar. Comecei a jogar futebol como todas as crianças, primeiro na rua, depois escolinhas até que os treinadores demonstraram interesse em mim e me ofereceram bolsa escola. Mas a maior parte da minha vida joguei futsal, porque futebol de campo era difícil de encontrar na Baixada Santista um tempo atrás com o término das sereias da vila (time feminino do Santos Futebol Clube).

DBeP: Como você chegou ao Monroe College, e o que significou pra você disputar a NJCAA?

Foto: Arquivo pessoal

Kat Sousa: Eu cheguei a Monroe College porque um ex treinador me indicou para Next Level, onde eu fui fazer um teste. Com isso a Next Level falou que eu tinha um potencial muito grande e me indicaram para o treinador da Monroe College que mostrou interesse em mim e eu decidi arriscar. Disputar a NJCAA foi ótimo, no meu primeiro ano com a Monroe fomos campeãs, e no segundo terminamos em terceiro lugar! Foi uma experiência grandiosa.

DBeP: Com a Monroe você além de ser campeã, foi eleita a melhor defensora da Universidade da Flórida. O que esse prêmio individual representou pra você?

Kat Sousa: O prêmio de melhor defensora foi bom, significou que as pessoas e treinadores gostaram do meu trabalho, não que eu seja a melhor defensora pois ainda sou nova e tenho muito a desenvolver e melhorar, mas foi importante para minha carreira de futebol universitário. Significa que meu trabalho está sendo admirado e visto.

foto: girondins4ever.com

DBeP: Em Janeiro desse ano (mais precisamente no dia 19), veio a recompensa: Você se transferiu do Louisville para o Bordeaux. Como foi a sua adaptação ao país e num clube tão grande na França como o Girondins de Bordeaux?

Kat Sousa: Eu saí da UCF porque foi meu último ano como atleta estudando pela NCAA, então decidi tentar jogar futebol profissional. E então o Bordeaux da França demonstrou interesse em mim. A França é um lugar muito bonito, a comida e ótima, a adaptação foi difícil no começo por conta da língua mas depois foi melhorando. Gosto da liga Francesa, é uma liga forte e muito competitiva. Sinto que estou melhorando como jogadora.

DBeP: Qual foi a importância da companheira de clube Carol Rodrigues em sua adaptação?

Kat Sousa: Muito importante, ela é uma grande jogadora e uma grande pessoa. A gente se cuida como irmãs, é bom ter alguém que tem o mesmo foco e objetivos, além de sermos da mesma nacionalidade. Ela é uma motivação.

foto: Arquivo pessoal

DBeP: Pela D1 você disputou 9 partidas e também pôde contribuir para sua equipe com um gol marcado frente ao Rodez (e um gol de centroavente, pegando a sobra na pequena ), pela 16° rodada da competição. Qual foi a sensação de ter marcado o primeiro gol vestindo uma camisa tão pesada?

Kat Sousa: (Risos), marcar meu primeiro gol profissional foi um sensação incrível, saber que posso ajudar o time não só defendendo mas fazendo uns golzinhos é uma benção.

foto: girondins.com

DBeP: Você recentemente renovou seu contrato até 2020. Quais são seus próximos planos em relação a sua carreira?

Kat Sousa: Sim, meu plano é sempre dar o meu melhor jogo a jogo. Sonho em disputar uma Copa do Mundo, sem dúvidas é um grande sonho. Mas o futuro a Deus pertence! Os planos são dele e eu só vivo cada dia.

DBeP: Recentemente você foi convocada para fazer um estágio na seleção principal visando o torneio das nações. Foi sua primeira convocação (de muitas que virão), como é o sentimento de ser convocada para representar a seleção?

Kat Sousa: Sim, foi minha primeira convocação em junho. Se Deus quiser e se eu fazer minha parte muitas outras convocações virão. Eu me sinto honrada e agradecida pelo convite e oportunidade, estou muito feliz mas sei que tenho que trabalhar muito se eu quiser defender essa camisa! O Brasil tem muitas meninas talentosas.

DBeP: O que você sente em relação ao futebol feminino aqui no Brasil? Na sua opinião, quais são os passos que devemos tomar para que o futebol aqui tenha seu devido valor?

Kat Sousa: Eu não posso opinar muito sobre porque estou fora já faz uns anos. Mas para que o futebol feminino aqui está crescendo, uma boa competição com boas equipes. Claro, que temos muito que melhorar! Acho que primeiro de tudo o Brasil precisa melhorar politicamente mas o esporte é um espaço pra isso. Olhamos o Estados Unidos e seu resultados em olimpíadas e competições esportivas mundiais, EUA é uma potência porque dá valor aos atletas com oportunidades, espaço de treinamento, até nas universidades

Confira abaixo o resumo da partida entre Bordeaux x Rodez, pela 16 rodada da D1 e o gol marcado pela zagueira Kathellen Sousa.

--

--

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto

Pai da Melina, Co-fundador e Apresentador no GreNal Total. Analista de desempenho pelo @futebolinterativo.