Raio-X: Christian Karembeu

Verônica Jensen
Blog De Bate e Pronto
4 min readFeb 20, 2019

O emblemático meia de trancinhas nos cabelos que, além de ótimo jogador, levou uma caneta em terras brasileiras

Se perguntarmos para qualquer torcedor, se ele sabe quem é Karembeu, muitos responderão: “Ah, é aquele que levou uma caneta do Edílson, no Mundial de Clubes, em 2000”. Depois desse famoso episódio, o meia da Nova Caledônia, ficou mais conhecido entre os brasileiros.

Mas, engana-se quem pensa que Christian Karembeu é só um “lance numa partida”. Ele é muito maior que isso!

Christian Lali Karembeu nasceu em 1970 em Lifou, Nova Caledônia, ilha pertencente à França, localizada na Oceania.

Nantes

Começou sua carreira no Nantes, aos 20 anos e logo em seu primeiro clube, já foi campeão da Ligue 1, na temporada 1994/1995. Fez parte do espetacular time que venceu o campeonato francês, perdendo apenas uma partida em toda competição. Com jogo ofensivo e rápida troca de passes, a equipe mostrou a França o verdadeiro futebol-arte.

E foi assim que Karembeu se destacou. Com qualidade técnica e explosiva em todos os setores, o time pressionava desde a saída de bola do adversário. O meia era o dono da defesa, com seus desarmes e visão de jogo.

Karembeu com a equipe do Nantes (Fonte: trivela.com.br)

Por isso, não demorou muito e suas atuações chamaram atenção de outros clubes; em 1995, trocava a França pela Itália, mais precisamente para a equipe da Sampdoria.

Real Madrid

Sua passagem por lá foi rápida e logo chegou ao todo poderoso Real Madrid, em janeiro de 1998. Mesmo com uma contratação complicada, viveu sua mais midiática e melhor fase no futebol.

Disputou 82 partidas, anotou quatro gols, todos eles pela Champions League de 1998; apenas quatro meses depois de sua chegada, Karembeu já abocanhava seu primeiro título com a camisa madridista.

Karembeu com a taça da Champions League (Fonte: scoopnest.com)

No Real Madrid, foi um jogador polivalente. Seu porte físico e vigor, fez com que ele atuasse em várias posições, no meio de campo, mais central, pela direita e na lateral.

Copa do Mundo 1998

O ano de 1998 foi, realmente, espetacular para Karembeu. Após vencer a Liga dos Campeões, foi campeão da Copa do Mundo 1998. Realizada na França, Christian fez parte do elenco francês, que desbancou tudo e todos e conquistou seu primeiro título mundial.

Ao lado de Zinedine Zidane, Didier Deschamps e Fabian Barthez, Karembeu marcou época com a seleção Bleu ao vencer o Brasil na final da Copa; após toda polêmica com Ronaldo antes do jogo, a França se impôs e não tomou conhecimento do então campeão mundial.

Em um ano, Christian Karembeu ganhou os dois principais torneios, entrando para o seleto grupo de jogadores que venceram a Copa do Mundo e a Champions League no mesmo ano.

Além dele, Roberto Carlos, Khedira e Raphael Varane foram os mais recentes. Os outros jogadores são do Bayern de Munique, de 1974.

E a conquista da Copa rendeu a Karembeu uma condecoração de Cavaleiro da Legião de Honra, entregue pelo Presidente da França.

No ano 2000, o Real Madrid veio ao Brasil para disputar o Mundial de Clubes, realizado em São Paulo e Rio de Janeiro. E foi na partida contra o Corinthians que Karembeu ficou famoso.

Mas não por lances maravilhosos que fez durante o jogo. Pode até ter feito, mas o que ficou marcado foi a caneta que Edílson aplicou no polivalente jogador.

Karembeu e Edílson no famoso drible por baixo das pernas (Fonte: meutimao.com.br)

Jogando na defesa, Christian não viu a cor da bola quando ficou cara a cara com Edílson. O jogador corintiano não tomou conhecimento de Karembeu e “carimbou” sua atuação com o lance.

No mesmo ano, Karembeu saiu do Real Madrid após conquistar mais uma Champions League. Passou por Middlesbrough, Olympiakos, Servette e Bastia.

Suas atuações ficaram aquém do esperado e, em 2005, se aposentou dos gramados.

Longe dele, Karembeu passou por crise no casamento, divórcio e até apresentador de programa de TV, ele virou!

Confira abaixo alguns lances de Christian Karembeu:

--

--