Raio-X Copa 2018: Alireza Jahanbakhsh

Um persa em desenvolvimento

Mauro Vaz
Blog De Bate e Pronto
3 min readMay 25, 2018

--

A Seleção Iraniana e o experiente técnico Carlos Queiroz chegam a Rússia com ambições elevadas, depois de vencerem o grupo B da qualificação asiática. Uma das principais jóias da seleção Melli (como é chamada a Seleção de Irã) é o jovem atacante Alireza Jahanbakhsh.

Goleador de berço

Jahanbakhsh (centro) pela seleção sub-20 (foto: jahannews.com)

A carreira de Alierza pela sua seleção começou cedo e cheia de grandes momentos. Com apenas 16 anos, o atacante já era titular da equipe sub-20. Foi em 2010 no Campeonato Sub-19 da AFF (Asian Football Confederation) que Jahanbakhsh defendeu pela primeira vez a sua seleção. Naquele ano as coisas não ocorreram como esperado, mas sua ascensão pela seleção jovem estava por chegar.

Em 2012, mesmo com apenas 18 anos, Alierza jogou mais um Campeonato Sub-19 e dessa vez, para se tornar o artilheiro e assim ajudar a seleção Melli a conquistar o título. Jogar em seu país natal já parecia pouco para o jovem jogador. Com propostas de times europeus, o atacante revelação daquele campeonato decidiu que iria se transferir no ano seguinte.

Destaque na Holanda e força máxima na Copa

(foto: kuzeshekaste.com)

Sua chegada ao NEC (Nijmegen Eendracht Combinatie) da Holanda foi rodeada de dúvidas, os torcedores pouco conheciam o jogador e seu potencial. Não demorou muito para Jahanbakhsh cair nas graças dos torcedores de Nijmegen. Depois de uma grande segunda temporada pelo clube, Alireza foi contratado pelo AZ Alkmaar, onde está até hoje e certamente será muito requisitado na próxima janela de transferências.

Alireza Jahanbakhsh comanda a artilharia do Campeonato Holandês com 18 gols. Caso se mantenha na liderança de gols marcados, Alireza pode se tornar o segundo artilheiro árabe do Campeonato Holandês em 10 anos. Mounir El Hamdaoui, atuando também pelo AZ, foi o goleador do Campeonato Holandês na temporada de 2008/2009.

Nesse período nos Países Baixos, o persa se tornou um atacante completo, possui qualidade em ambos os pés e um faro de gol aguçado. Mas se enganaquem acha que o iraniano joga apenas de centroavante. Jahanbakhsh atua na esquerda e na direita com extrema tranquilidade e qualidade. Seu bom passe também possibilita utilizar o persa no meio.

Comparado a Mahdavikia e Hashemian, Alireza chega a Copa do Mundo em sua melhor fase, com pedigree de matador e qualidade nas bolas paradas, ele promete surpreender a todos.

Confira alguns lances de Jahanbakhsh:

--

--

Mauro Vaz
Blog De Bate e Pronto

Rio Grande do Sul // Editor de conteúdo e co-fundador no Blog De Bate e Pronto ⚽