Raio-X Copa 2018: Breel Embolo

O jovem atacante que ganhou projeção durante a EURO e é uma das principais esperanças suíças.

João Vitor Carneiro
Blog De Bate e Pronto
4 min readJun 6, 2018

--

Breel Embolo tem a missão de surpreender. Pela jovem seleção suíça, o atacante de apenas 21 anos do Schalke 04 fará parte do grupo que tentará levar a mais desejada de todas as taças — a da Copa do Mundo — para o país que ostenta a Cruz Grega em sua bandeira.

O início de tudo:

No alto de seus recém completos 18 anos, lá em março de 2015, o atacante estreou pela seleção nacional ao entrar no decorrer do amistoso diante dos Estados Unidos, que terminou empatado por 1–1. Na primeira oportunidade, jogou por cerca de 34 minutos mas já conseguiu deixar o cartão de visitas, após driblar dois defensores de uma vez, quase cede linda assistência. Breel só não contava com a falha de seu companheiro.

Sua história não acabara por ali. Ainda que o gol perdido pudesse dar um brilho maior a estréia caso anotado pelo companheiro, a primeira vez em que Embolo balançaria as redes adversárias não demoraria a acontecer. Após o primeiro jogo, precisou de apenas mais algumas oportunidades para que ocorresse. O primeiro tento veio ainda no mesmo ano, no massacre ao pobre San Marino, 7–0 pelas Eliminatórias da Euro. A ocasião marcou o sexto jogo do garoto com a camisa nacional. Antes disso, já somava duas assistências pelas mesmas Eliminatórias.

Paralelamente ao processo de desenvolvimento na seleção, o atacante se destoava por campos suíços. Jogando pelo Basel, clube o qual revelou, foi a revelação do campeonato e crucial para a equipe vencer dois campeonatos consecutivos. Demonstrando oportunismo, poderio de finalização e até certa habilidade que o coloca como possibilidade para jogar dos lados do campo, anotou 30 gols em duas temporadas — 17 (2014–15) e 13 (2015–16) — .

Com todo o sucesso atuando na Basileia, aliado a boas entradas durante as partidas da seleção, Embolo garantia o carimbo de seu passaporte, com destino a França. Vladimir Petkovic, técnico da seleção Suíça, quis contar com a revelação durante a EURO 2016 e assim o fez.

A mudança

Foto: Reprodução

A Eurocopa foi o ponto máximo de exposição na carreira de Embolo, que lhe proporcionou a possibilidade de sair da Suíça e alcançar vôos maiores. A Bundesliga, se tornava sua nova liga e o Schalke 04 passa a ser sua nova equipe.

Durante todo o torneio foi apontado como uma das principais promessas do futebol suíço, tratado como esperança para o futuro. Não foi titular absoluto, no entanto, as boas participações o renderam o interesse de clubes de centros maiores na Europa.

Além do clube do Vale do Ruhr, o desempenho do garoto também impressionou outros clubes: Arsenal, Manchester United, Wolfsburg e RB Leipzig passaram a monitorar a situação do atleta, entretanto o Schalke 04 acabou por vencer a disputa e conta com o jogador até os dias atuais.

Atualidade

Foto: Reprodução/teamtalk.com

Hoje, o atacante tem sua titularidade na seleção praticamente assegurada, porém passou por um momento complexo, no qual teve a presença nos 11 titulares suíço retirada. Por conta das lesões que sofreu de forma seguida, não conseguiu atuar por muito tempo na temporada de 2016–17 e demorou a engrenar fisicamente na de 2017–18. Terminou sendo pouco utilizado no clube e perdendo espaço na seleção.

Entretanto, nos últimos jogos vem tendo oportunidades e entro como titular nos dois últimos jogos, marcando inclusive um gol diante do Panamá — que também estará na Rússia — . Com isso, a probabilidade de que Embolo seja titular durante o torneio mais importante do mundo é grande.

Nos resta esperar, para ver se Embolo pode e até onde surpreender junto a Suíça.

--

--