Raio-X Copa 2018: Casemiro

Ele saiu do Brasil vaiado pela torcida do São Paulo para dominar a Europa e o meio campo da seleção brasileira. A carreira de Casemiro ascendeu como um meteoro e veio parar direto no De Bate Pronto.

Igor Giantomaso Desiderio
Blog De Bate e Pronto
4 min readJun 5, 2018

--

Casemiro, considerado cria de Cotia, começou a jogar em uma escolinha de Futebol em São José dos Campos, cidade onde nasceu, mas aos dez anos já estava nas categorias de base do São Paulo F.C.

Em 2010, Casemiro foi um dos destaques do forte time campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior, que revelaria também Lucas Moura e Willian Arão. A esta altura o volante era figurinha carimbada na seleção brasileira sub-17. Logo após o titulo da copinha, Casemiro faria sua estreia pelo time principal do SPFC num clássico contra o Santos. Até fez um golzinho naquela partida, mas acabou derrotado. No ano seguinte, o volante que combinava forte poder de marcação com boa participação ofensiva conquistou sua vaga no time titular do tricolor paulista.

Mesmo com bom futebol e constantes convocações para as seleções de base e principal, Casemiro convivia com constantes criticas por parte da torcida que o acusava de ser pouco aguerrido, além de alguns problemas extra campo fizeram com que o jogador perdesse espaço, chegando até a ficar de fora dos relacionados em 2012. Esses episódios ajudaram o jovem volante a colocar sua cabeça no lugar e junto da rigidez de Emerson Leão, Casemiro retomou o bom futebol e voltou ao time titular do São Paulo, ainda que sem consenso da torcida.

Europa
De constestado no Brasil a jogador do Real Madrid. Não é láum caminho muito comum, por isso que o surpreendente empréstimo ao Real Madrid B chegou a ser motivo de chacota e até mesmo comemoração por parte da torcida do São Paulo. Cinco meses depois, Casemiro faria sua estreia pelo time principal sob o comando do português José Mourinho e se tornou o 22º brasileiro a jogar pelo time merengue. Seu desemepenho agradou e ao final da temporada, o Real acionou a opção de compra presente no contrato de empréstimo.

Para ganhar mais experiência em canchas europeias, Casemiro saiu por empréstimo ao Porto, famoso pelo desenvolvimento de jovens jogadores. Na terra do bacalhau, Casemiro virou destaque. Marcou 4 gols em 41 jogos na temporada, além de mostrar o poder defensivo que o faria virar destaque futuramente. O bom desempenho fez o Real Madrid desembolsar R$ 26,4 milhões para exercer a opção de compra do jogador, antes que o Porto o fizesse.

Imagem FABRICE COFFRINI / AFP

Com Zidane no comando do time, Casemiro passou de jovem promissor a pilar defensivo do meio campo merengue. Atuando como o ponto de equilibrio de um ataque fenomenal, passou a colecionar títulos. De 2014 até hoje são 2 Super Copa da UEFA, 1 Super Copa da Espanha, 1 Copa do Rei, 1 Campeonato Espanhol, 4 Champions League e 2 Mundiais da Fifa. Apesar de ter atribuição defensiva, quem disse que ele só fica atrás? Casemiro marcou 14 gols em 151 partidas pelo Real Madrid, incluindo um em final de Champions League, contra a Juventus.

Imagem — Paco largo MARCA

O Cão de guarda

Sua experiência na Europa melhorou muito um fundamento que é a chave do sucesso de Casemiro: as roubadas de bola. Na La Liga de 15/16 por exemplo, teve média de 14,7 desarmes por jogo. Na fase final da última Champions foram 22 desarmes e 85 bolas recuperadas. Chegaram a circular na internet diversos Memes em que Casemiro coloca Messi no bolso, fazendo alusão a grande marcação do volante sobre o craque argentino. O bom futebol lhe rendeu os apelidos de CaseMito e CaseMonstro.

Seleção Brasileira
Campeão Sul-Americano sub-17 em 2009, Campeão Sul-Americano e do Mundial sub-20 em 2011, Casemiro teve sua primeira chance pela seleção principal logo depois do titulo mundial nas categorias de base, contra a Argentina pelo Super Clássico das Américas. Depois daí, não voltou a ter mais chances com os técnicos Mano Menezes e Dunga. Com Tite e já consolidado como grande jogador do Real Madrid, Casemiro assumiu com a amarelinha a função de cão de guarda da defesa mas também com muita qualidade na saída de bola. É peça importante no atual esquema e apesar de acumular apenas 22 jogos pela seleção principal, o volante foi chamado em 8 das 10 convocações de Tite até a Copa. Deve ser titular e é presença garantida na Rússia em 2018.

Imagem CBF/Divulgação

Confira alguns lances de Casemiro.

--

--

Igor Giantomaso Desiderio
Blog De Bate e Pronto

SP/Tricolor, Louco por futebol e co-fundador do De Bate e Pronto.