Raio-X Copa 2018: Iago Aspas
Iago Aspas Juncal nasceu no dia 1° de Agosto de 1987 em Moana, um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autônoma da Galícia. Aspas foi apresentado nos exames de admissão para o Celta com 7 anos de idade, um a menos que o permitido, por isso teve que mentir sobre sua idade. Tempos depois sua verdadeira idade foi descoberta, mas a sua qualidade era tanta, que Iago Aspas continuou integrado na equipe espanhola. Depois de muitos anos na base da equipe celeste, o atacante foi emprestado ao Rápido Bouzas da 3 ª divisão espanhola na temporada 04/05. Era sua última experiência antes do garoto virar profissional, e foi isso que aconteceu. No ano seguinte, em 2006, Aspas foi promovido ao Celta B, onde concluiria sua preparação antes de ir para a equipe principal. Entre 2006 e 2009, o jovem jogador fez muitos gols e ajudou o time a escapar do rebaixamento na terceira divisão da Espanha.
Entre indas e vindas do time B para o profissional, Aspas participou de 3 partidas na temporada 08/09 marcando 2 gols. Se consolidou de vez na temporada 09/10, onde atuou em 43 partidas anotando 5 gols. Depois de finalmente se consolidar, Iago foi amadurecendo e melhorando ano após ano, e na temporada 11/12 foi peça fundamental do Celta, fazendo 25 gols em 38 partidas. Na temporada seguinte, novamente foi crucial na equipe Celeste, e despertou interesse de grandes clubes europeus.
Aspas no Liverpool por 9 milhões de euros
No dia 13 de Junho de 2013, Aspas foi apresentado no Liverpool em uma transferência que rendeu aos cofres do clube inglês 9 milhões de euros. Em sua apresentação, Iago disse:
“Foi uma escolha fácil. Não foi uma decisão difícil vir para um grande clube como o Liverpool”, disse Aspas ao site oficial do clube.
“Estou muito feliz de ter vindo para um grande clube como este. Ponderei todas as minhas opções para esta janela de transferências e um clube de massa como o Liverpool foi sempre a minha primeira opção”
No Liverpool foram poucas oportunidades e o espanhol não fez uma temporada como o esperado. Foram 14 jogos e apenas 1 gol marcado. O fraco desempenho fez o Liverpool emprestá-lo na temporada seguinte, e então Iago Aspas foi cedido por empréstimo ao Sevilla. Na temporada 14/15, Aspas já na equipe espanhola participou de 25 jogos, tendo marcado 10 gols.
O retorno de “Don” Iago Aspas e as consequências da melhor escolha da sua vida.
Insatisfeito com seu desempenho, Iago Aspas retornou ao clube que lhe abriu as portas. Em julho de 2015 foi anunciado como “novo” reforço do Celta de Vigo. O clube espanhol pagou cerca de 6 milhões de euros pelo atacante. Desde que voltou ao Celta, já disputou 126 partidas e marcou 67 gols, Sua volta definitivamente o tornou como um ídolo histórico da equipe espanhola. Em 2016, foi peça fundamental da sua equipe na excelente campanha na Liga Europa (chegaram até as semi-finais do torneio, mas perderam para o Manchester United). Em Outubro de 2016, foi considerado o jogador do mês da Liga Santander. Também em 2016, começou seu ciclo pela seleção espanhola. Pela “La Furia” Aspas conta com 8 jogos, e marcando em 4 oportunidades. Na Copa de 2018, Aspas espera fazer a mesma história que já fez com a camisa do Celta de Vigo.
Confira alguns lances de Iago Aspas em 2018: