Raio-X Copa 2018: Nemanja Matic

Um dos pilares defensivos da Sérvia

Mauro Vaz
Blog De Bate e Pronto
3 min readJun 1, 2018

--

Depois de ficar de fora da última Eurocopa e da Copa do Mundo de 2014, Matic teve a missão de levar a sua seleção ao seu devido lugar novamente. Com fortes características defensivas, o volante sérvio conta também com uma excelente saída de jogo.

Em 2008 Matic chegou ao MFK Kosice da Eslováquia apenas pelos custos do salário. Teve uma grande ascensão, se tornou protagonista do time e também na Fortuna Liga (Campeonato Eslovaco). E foi a partir dali que o sérvio começou a defender as cores de sua seleção, atuava na equipe sub-21 paralelamente a principal, começando com o pé direito, no seu caso com o esquerdo (por ser canhoto).

Matic atuando pelo Kosice (foto: sport.sme.sk)

Chelsea, seus maus negócios e destaque em Portugal

Todos já sabemos que o time inglês conta com olheiros atentos a muitos campeonatos. Dessa vez não foi diferente. Notado pelos Blues e por outros times europeus, não demorou para Nemanja rumar a Londres.

Mas como também já sabemos, o Chelsea falha muito com seus jovens jogadores e se desfaz de diamantes brutos por não ter paciência (ou capacidade) de lapida-los (foi assim com Bruma, De Bruyne e Salah). Logo foi emprestado ao Vitesse da Holanda, foi bem na temporada, logo surgiram interessados e coube ao Benfica oferecer a proposta certa, envolvendo a ida de David Luiz ao clube londrino e garantindo o volante para os Encarnados.

Nemanja pelo Benfica (foto: goal.com)

No Benfica, foi fixado como primeiro volante e lá se tornou um dos melhores do mundo da posição. Os torcedores do glorioso eram só elogios a Matic, que cada vez mais mostrava não só sua grande técnica individual e sua força nas disputas corpo a corpo, mas também sua visão e distribuição de jogo, foi lá que Matic se tornou um pilar discreto aos olhos, mas de extrema importância dentro de campo.

Mais uma vez o sérvio teve seu nome ligado a vários clubes europeus. Entretanto, seu destino estava ligado ao Chelsea e o clube pagou caro por deixa-lo sair em um passado não muito distante.

Em sua segunda passagem pelos Blues, Matic venceu duas Premier League, uma Copa da Liga Inglesa além de ser escolhido duas vezes como o futebolista sérvio do ano. Mourinho já considerava Matic um grande jogador e após assinar com o United, fez questão de levar o sérvio ao clube.

Volante de extrema resistência, grande força física, com desarme invejável e boa técnica e inteligência. Essas qualidades fizeram com que Matic também se firmasse como titular absoluto do Manchester United e levasse a Sérvia a sua segunda Copa do Mundo (como apenas Sérvia) sendo primeira no seu grupo das eliminatórias.

Confira alguns lances do gigante sérvio:

--

--

Mauro Vaz
Blog De Bate e Pronto

Rio Grande do Sul // Editor de conteúdo e co-fundador no Blog De Bate e Pronto ⚽