Raio-X Copa 2018: Yerry Mina

Giordana Velluto
Blog De Bate e Pronto
3 min readJun 16, 2018

Conhecido como o “Homem de ferro”, Mina é aposta para compor a melhor dupla de zaga da seleção colombiana, junto a Dávison Sanchez

Yerry Fernando Mina González, mais conhecido como Mina é um dos zagueiros de maior destaque da Colômbia atualmente. Nascido em 23 de setembro de 1994 em Guachené, Colômbia, Mina começou sua carreira futebolística no clube de sua cidade, o Deportivo Pasto.

Chegou ao clube no dia 22 de Janeiro de 2012, e um ano depois já estaria atuando pelo profissional. No Deportivo.

Mina começou como volante e estreou na equipe principal aos 18 anos de idade, em jogo válido pela Copa da Colômbia contra o Deportivo Cali. No seu clube formador, Mina encantou a todos com suas passadas largas, cabeceios e botes certeiros, mas seria no Independiente Santa fé, que Mina definitivamente apareceria para o cenário Sul-Americano.

No final de seu primeiro ano como profissional, Yerry arrumou suas malas e seguiu para o Independiente Santa Fé. Lá, Gustavo Costas (então técnico do Santa Fé) modificou o posicionamento de Mina, recuando-o para a zaga, uma sacada perfeita. Em seu novo clube, colecionou títulos e se consolidou de vez como “zagueiro-artilheiro”. Para comprovarmos esse rótulo, na Pré-Libertadores de 2016, o zagueiro foi o artilheiro desta fase da competição, anotando 3 vezes em dois confrontos contra o Oriente Petrolero, da Bolívia.

(foto:colombia.as.com)

Passagem vitoriosa pelo futebol brasileiro

(foto:verdaoweb.com.br)

Suas excelentes apresentações vestindo a camisa do Santa Fé despertaram o interesse do Palmeiras, que em Maio de 2006 fechou a contratação do zagueiro por 3,2 milhões de euros. Já no Palmeiras, Mina confirmou toda a expectativa nele criada e se consolidou rapidamente como um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro. Por aqui, além de seu futebol, ganhou destaque por ser um atleta alegre e descontraído, muitas vezes demonstrando isso nos gols que marcou com a camisa alviverde. O ritmo das comemorações era principalmente a salsa, que remetia à sua família. Aqui, se consagrou campeão brasileiro e esteve na seleção do campeonato.

Próxima Parada: Barcelona

(foto:futebollatino.lance.com.br)

Após muitos rumores, Mina foi finalmente vendido à equipe do Barcelona. Os catalães desembolsaram uma quantia de 11,5 milhões de euros e o colombiano chegou à Espanha com a difícil missão de substituir Javier Mascherano, que na época firmou sua transferência para o Hebei Fortune, da China. Mina fez história ao ser o primeiro jogador colombiano a vestir a camisa blaugrana, e por ser o atleta mais alto da história do Barcelona, superando Piqué, Ibrahimovic e até o goleiro holandês Ruud Hesp. Na Colômbia, muitos dizem que Yerry Mina e Dávinson Sanchez serão por muitos anos a dupla de zaga titular da seleção. Pelo seu país, participou de 10 jogos, tendo anotado incríveis 3 gols (números excelentes para um zagueiro). Era de se esperar que fosse para a Rússia representar seu país, o chamado “Homem de ferro” não ficaria de fora dessa grande festa.

Confira alguns lances do zagueiro colombiano:

--

--