Raio x : Marc Overmars

TGV, o Trem de Grande Velocidade.

Marc Van Faust
Blog De Bate e Pronto
4 min readNov 16, 2018

--

Se você hoje entrar no centro de treinamento do Amsterdamsche Football Club Ajax , o Ajax de Amsterdã você provavelmente terá aquela sensação de deja vu. Aaron Winter comandando o time de juniores, Dennis Bergkamp, seu auxiliar, dando valiosos conselhos aos jovens talentos do clube enquanto Van der Sar e Marc Overmars estão no primeiro andar do prédio da administração cuidando dos negócios.

CREDIT: REX FEATURES

Essa geração holandesa que esbarrou em duas gerações vitoriosas brasileiras hoje trabalha duro para que os bons tempos voltem para os oranje, apelido dado a seleção da Holanda.

E é sobre um dos grandes nomes dessa geração que falaremos hoje. Marc Overmars foi jogador da seleção Holandesa durante a década de 90 e início da década de 2000, Participou das Copas de 94, 98 e foi eleito o Melhor Jogador Jovem da Copa de 1994.

Overmars tinha como pontos fortes a velocidade, a precisão no chute e a capacidade de driblar e chutar com as duas pernas, que os levaram a clubes como o Ajax, onde fez parte da épica equipe que conquistou a Champions League de 1995 e Barcelona. mas foi no Arsenal o seu auge e até hoje é considerado um dos grandes jogadores que já passaram pelo clube

Marc fez 618 jogos e 122 gols no total, sendo 86 jogos e 17 gols pela seleção holandesa. Começou sua carreira no pequeno clube Go Ahead Eagles e encerrou a sua carreira nesse mesmo clube. Após apenas 11 jogos e 1 gol pelo Go Ahead o clube Willem II, de porte médio do campeonato holandês, o contratou na janela de inverno. Após uma temporada apenas foi contratado pelo Ajax onde foi um dos protagonistas da ultima geração de ouro do clube.

(foto: Neal Simpson)

Três títulos do holandezão seguidos , de 94 a 96, e a Champions League de 1995 de forma invicta fazem com que Overmars seja um dos grandes nomes da história do clube. Nas semifinais um resultado que não deixa dúvidas: 5 a 2 para cima do Bayern de Munique ( sendo dele o quinto gol) e a final emocionante contra o Milan, vencida por 1 a 0 com gol de Kluivert estão na memória do torcedor do clube até hoje.

Em Dezembro de 1996 Marc sofre a primeira lesão grave da sua carreira. Em plena evidência no futebol mundial, cobiçado pelos melhores clubes do mundo essa lesão é crucial para determinar seu destino. O que poucos sabem é que Overmars vinha sendo procurado contemporaneamente por Manchester United e Arsenal quando se machucou. Durante o período de recuperação o Manchester United deu um passo atrás enquanto o Arsenal manteve sua confiança no jogador e no começo da temporada 97–98 o contrato foi assinado. Ironia do destino ou não Marc Overmars marcou o único gol do jogo decisivo para a conquista do Inglesão pelos Gunners naquele ano. Um a zero para cima do United em pleno teatro dos sonhos, Old Trafford.

(foto: goal.com)

Para coroar uma primeira temporada de ouro com o Arsenal ainda veio o título da FA Cup contra o Newcastle quando Marc fez o primeiro gol do jogo.

Em entrevista ao site do Arsenal anos depois Marc afirmou: “Naquele ano jogávamos e nos sentíamos como se fossemos imbatíveis. Foi a melhor época da minha carreira como jogador”.

(foto: fourfourtwo.com)

Em 2000 Overmars se torna o jogador mais caro da história do futebol holandês ao se transferir do Arsenal para o Barcelona por 25 milhões de libras esterlinas. Quatro temporadas sem títulos e muitas trocas de treinadores fizeram desse período o menos glorioso de sua carreira mas não tira o brilho desse habilidoso jogador, capaz de chutar e driblar com as duas pernas.

Um dos jogos mais emocionantes da sua carreira com certeza é Brasil x Holanda pelas quartas de finais da Copa do Mundo de 1994. Foi dele o cruzamento para o gol do momentâneo empate de Winter e foi ele que levou o tapa de Branco no início da jogada que culminou no gol da vitória brasileira. Uma ótima lembrança para nós brasileiros e com certeza não tão boa para ele que se consagrou o Melhor Jogador Jovem daquela Copa.

(foto: David Cannon)

Ao final de 2004 se retira dos gramados graças a mais uma contusão no joelho. Hoje em dia é diretor esportivo no Ajax e comanda a chamada revolução no clube junto aos seus companheiros de geração na esperança de ver um dia o seu país no topo do mundo pela primeira vez.

Veja alguns gols do veloz Overmars:

--

--