Raio-X: Robert Pirès

Aniversariante do dia, esse habilidoso jogador marcou época na seleção francesa e no Arsenal

Verônica Jensen
Blog De Bate e Pronto
4 min readOct 29, 2018

--

Robert Emmanuel Pirès, nascido em 29 de outubro de 1973 foi um habilidoso meia com passe mais que preciso. Filho de mãe espanhola e pai português, nasceu e cresceu em Reims, cidade da França.

Início francês

Começou sua carreira em 1992, aos 19 anos, na equipe do Metz, onde se tornou meio campista; essa mudança transformou a vida futebolística do franco-português. Em sua primeira equipe como profissional, logo foi alçado ao time principal; sua liderança dentro de campo e os passes precisos e inimagináveis deixavam os adversários perdidos.

Robert Pirès (www.goal.com)

Sua passagem pelo Metz foi surpreendente, levando à equipe ao título da Copa da Liga ao vencer o Lyon na final e quase foi campeão da Ligue 1, o campeonato francês. Seu bom futebol foi compensado com uma convocação para os Jogos Olímpicos de Atlanta-1996 e consequentemente, à Copa do Mundo da França, em 1998. Pirès sempre quis defender a seleção de Portugal, como uma homenagem ao seu pai, porém nunca fora chamado.

Seleção Francesa

Assim, na primeira oportunidade que lhe foi dada, foi defender seu país. E não é que fez a escolha certa?

Pirès estava na equipe campeã do mundo em 1998, ao lado de Zinedine Zidane, Didier Deschamps e Barthez. Com o primeiro título de uma Copa do Mundo para a França, os holofotes viraram para todos os atletas que participaram de tal feito. Vencer o poderoso Brasil, de Ronaldo, em uma final, não era para muitos!

Seleção da França campeã da Eurocopa 2000 (www.espn.com.br)

Numa partida inspirada, os franceses colocaram os brasileiros na roda e golearam a seleção canarinho. Pirès foi muito bem na campanha vitoriosa e com isso, surgiram diversas propostas de clubes de várias partes do mundo. Mas o meia não quis sair da França e, do Metz se transferiu para o Olympique de Marselha em 1998, onde ficou até 2000 para trocar sua terra natal pela Inglaterra.

Na terra da Rainha, eis que surge um ídolo

E foi lá que obteve os melhores resultados de sua carreira defendendo o Arsenal. Foi contratado como o substituto do holandês Marc Overmas. Lá, teve como companheiro Thierry Henry; além disso, foi ídolo do time, desfilou seu talento pelos campos ingleses e enfeitiçou os torcedores com seus passes precisos, assistências mil e gols decisivos.

Nos Gunners (apelido do Arsenal), conquistou sete títulos, sendo o mais famoso o Campeonato Inglês 2003/2004, quando venceu de forma invicta. No Arsenal, participou de 284 partidas e marcou 84 gols.

Pirès em ação pelo Arsenal (www.squawka.com)

Sua trajetória no Arsenal terminou em 2006, quando se transferiu para o Villarreal. Uma política do clube inglês priorizava a contratação ou renovação de jogadores com menos de 30 anos; na época, Pirès já estava com 33 anos e não chegou a um acordo.

No Villarreal não teve o mesmo brilho de outros anos e sua passagem pelo time espanhol foi considerada normal. Após o Villarreal, foi para o Aston Villa e, por último, foi contratado pelo Goa FC, da Índia.

Último campeão a se aposentar

Da Índia, anunciou sua aposentadoria dos gramados em 2016, aos 42 anos. Ele foi o último a se aposentar dos campos da seleção campeã de 1998 e da Eurocopa 2000.

Robert Pirès foi o último campeão da Eurocopa 2000 a se aposentar (www.record.pt)

Robert Pirès fez 803 jogos entre seleção da França e equipes pelas quais passou, e anotou 180 gols. Mas o meio campista ficou famoso mesmo por seus passes preciosos e assistências extraordinárias! E, de vez em quando, alguns gols importante!

Confira abaixo alguns momentos de sua carreira.

--

--