Articulando o jogo: Liverpool x Roma (24/04/2018)

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto
7 min readApr 25, 2018

Semifinais da Champions League

Liverpool x Roma (24/04/2018)

De um lado uma equipe sublime em seus domínios nesta temporada, invicta na Liga dos Campeões e com um ataque extremamente poderoso. Do outro uma equipe que foi protagonista de uma das maiores viradas dos últimos tempos, movida a confiança e perseverança sabendo o que enfrentaria, mas com fé e futebol suficiente para sair de lá com a cabeça erguida. Assim começou o duelo entre Liverpool e Roma.

Desde o momento em que o árbitro alemão Felix Brych apitou o início do jogo vimos uma partida aberta e muito bem disputada, logo no primeiro minuto de jogo a Roma chegou pela 1° vez. Dzeko escorou, Strootman chutou e Karius fez a primeira defesa do jogo. A equipe inglesa foi rápida e respondeu um minuto depois, Salah recebeu pela direita, limpou o marcador e bateu firme, a bola passou à direita do gol defendido por Alisson. Mal podíamos respirar, e no minuto 4’ Firmino recebeu bom passe de Salah, mas ficou na indecisão “passar-chutar” e acabou chutando cruzado, a bola passou em frente a meta defendida pelo arqueiro brasileiro. Aos 7’ Ox recebeu passe de Firmino, ele então teve tempo de ajeitar a bola, enquadrar o corpo e bater, mas o chute saiu fraco e a bola parou nas mãos de Alisson. Trinta segundos foram suficientes para a Roma dar a resposta com Nainggolan, que também recebeu com certa liberdade e bateu, mas a bola foi longe do gol dos Reds.

Com 8’ minutos de jogo a equipe do Liverpool atuava em um 2–4–3–1, com os dois laterais (Robertson e Alexander Arnold) atuando como alas, Mané e Firmino recuados e Salah espetado no comando de ataque. Já com 9’, vimos a Roma em um 3–3–4, liberando os laterais (Florenzi e Kolarov) e buscando sempre sair em bolas de segurança, assim não dando chances para que o Liverpool usasse sua arma mais letal: os passes verticais e em profundidade. Um jogo de xadrez perfeito até então.

foto: Daily Express

Quando o relógio apontava 16’ minutos Oxlade Chamberlain dividiu uma bola com Kolarov no lado esquerdo de ataque romanista, levou a pior e teve que ser substituído por Gini Wijnaldum.

No minuto 17’ Florenzi cobrou escanteio e a zaga afastou nos pés de Kolarov, o sérvio dominou no peito e bateu forte, Karius bateu roupa e a bola acertou a trave do Liverpool.

A substituição acordou os Reds que desde então começou a pressionar a equipe italiana com mais intensidade. Aos 28’ minutos, Roberto Firmino com lampejos de camisa 10 deixou Mané em totais condições de inaugurar o marcador, o senegalês ganhou na velocidade de Manolas e invadiu a área, mas bateu por cima da trave.

Aos 29’ Salah tentou uma tabela com Firmino, a bola resvalou em De Rossi e voltou para os pés de Salah que bateu seco, no canto direito obrigando Alisson a fazer boa defesa.

Aos poucos a defesa da Roma se perdia em campo e passando o minuto 33’ James Milner encontrou Robertson, o escocês cruzou rasteiro e achou Mané que mandou para o gol, mas o bandeira logo o denunciou, anulando o que seria o primeiro gol do jogo. Um minuto depois foi a vez de Firmino experimentar o goleiro brasileiro. Ele recebeu bom passe de Milner, tirou Fazio da marcação e bateu, Alisson mais uma vez defendeu.

foto: ojogo.pt

A Roma conseguia segurar o ímpeto do Liverpool e sua estratégia estava dando certo até então, mas o Liverpool possuía um nome chave capaz de decidir jogos com lances espetaculares, e foi isso que aconteceu. Com 35' de jogo, em uma falha de Dzeko no meio campo, Mané recuperou a bola e acionou Firmino, o brasileiro então viu rapidamente a projeção de Salah, o egípcio limpou o marcador e bateu seco no ângulo de Alisson, explodindo Anfield Road. Golaço!

foto: Daily Express

Ainda atordoada com o primeiro golpe, a Roma quase viu o segundo gol aos 37’ quando Salah cobrou escanteio na cabeça de Lovren que subiu sozinho e testou firme, a bola explodiu no travessão e foi pra fora. No minuto 45’ mais um castigo. O ataque era da equipe romanista, Kolarov cruzou e Lovren afastou. A bola caiu nos pés de Salah que rapidamente deixou com Firmino, o brasileiro esperou a ação do egípcio e segurou a bola até o momento certo para deixá-lo na cara do gol, e assim o fez, Salah se desvencilhou da marcação de Fazio, invadiu a área e com um toque sutil encobriu Alisson, assim fazendo 2x0 para a equipe de Klopp.

Desastre defensivo continuou na segunda parte

foto: zerozero.pt

No segundo tempo, a Roma entrou com Patrik Schick no lugar de Under, mas o cenário do jogo não mudou. A equipe da casa continuou a chegar com facilidade ao gol dos romanos, criando várias situações de perigo. O terceiro gol acabou por chegar aos 11’ minutos da segunda etapa. Alexander Arnold acionou Salah, o atacante então carregou a bola até a entrada da área e rolou para Sadio Mané marcar, 3x0. O pesadelo não acabaria para os italianos, e 5 minutos depois novamente Salah recebeu pela direita, driblou Juan Jesus e cruzou na medida para Firmino, o brasileiro somente teve o trabalho de rolar para as redes marcando seu 9° gol no torneio e o 26° na temporada. Bastaram 8 minutos para o brasileiro anotar novamente, tudo começou com um erro grosseiro de Gonalons, que tinha acabado de entrar na vaga de De Rossi (Perotti também entrou no lugar do brasileiro Juan Jesus), o francês foi recuar a bola para a zaga mas tocou com força excessiva na bola, gerando então um escanteio para o Liverpool. E após a cobrança de escanteio de Milner, Firmino cabeceou livre para anotar seu 10° gol na Champions League. Em todos os gols do Liverpool a geradora de TV focava em Totti, que estava nas poltronas do Estádio e em seguida em alguns jogadores da Roma e no técnico Di Francesco, todos abismados e sem saber o que estava acontecendo com o time naquele momento. O placar apontava 5x0 para o Liverpool e os torcedores Reds estavam em êxito total, pelo andar da carruagem, a partida poderia terminar com um verdadeiro vexame romanista, poderia …

foto: ojogo.pt
foto: ojogo.pt

Depois do gol do Liverpool equipe recuou, Salah saiu para a entrada de Ings. A Roma adotou o esquema 4–3–3 com Perotti e Schick nas pontas, Dzeko pelo meio e Nainggolan logo atrás. E a partir daí só deu Roma, e as mudanças provocadas por Di Francesco surgiram efeito. Nainggolan levantou para Dzeko, o bósnio em sua principal característica dominou e em pouco espaço conseguiu bater sem chances para Karius, descontando para os visitantes e marcando seu 7° gol na Liga dos Campeões. Dzeko marcava em Anfield pela 3° vez, nas duas oportunidades anteriores anotou vestindo as cores do Manchester City. 4 minutos depois, em bola afastada pela zaga, Nainggolan bateu forte, a bola bateu no braço de Milner e o árbitro Félix Brych não hesitou e marcou pênalti para a Roma. Quem ficou encarregado de bater foi Diego Perotti, e o argentino bateu com maestria no ângulo esquerdo de Karius marcando seu 8° gol na temporada e o 3° na Liga, assim descontando o espetáculo para 5x2. A partir daí, todas as chances da Roma foram definidas por Dzeko, mas todas elas sem êxito. Klopp colocou Klavan na vaga de Firmino para ajudar no poder defensivo, mas sua participação ficou somente para contar como o 1° jogador da Estônia a participar de uma semi-final de Liga dos Campeões. Placar final, Liverpool 5x2 Roma.

Ficha completa
Liverpool 5x2 Roma
Data: 25/04/2018
Estádio: Anfield Road
Árbitro: Felix Brych

Liverpool: Karius, Alexander Arnold, Lovren, Van Dijk, Robertson; Henderson, Milner, Oxlade-Chamberlain; Salah, Mané e Firmino

Suplentes: Simon Mignolet, Nathaniel Clyne, Ragnar Klavan, Alberto Moreno, Gini Wijnaldum, Danny Ings, Dominic Solanke

Substituições: Oxlade-Chamberlain por Gini Wijnaldum aos 18' do 1°T, Salah por Ings aos 75' do 2°T e Firmino por Klavan aos 93' do 2°T

Roma: Alisson, Juan Jesus, Fazio, Manolas; Florenzi, De Rossi, Nainggolan, Strootman, Kolarov; Under e Dzeko

Suplentes: Łukasz Skorupski, Bruno Peres, Maxime Gonalons, Diego Perotti, Lorenzo Pellegrini, Patrik Schick, El Shaarawy

Substituições: Cengiz Under por Patrik Schick aos 46' do 2°T, Juan Jesus e De Rossi por Diego Perotti e Maxime Gonalons aos 67' do 2°T

Gols: Salah (36' e 45'), Mané (55') e Roberto Firmino (61' e 69') para o Liverpool; Dzeko (81') e Diego Perotti (85'G.P) para a Roma

--

--

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto

Pai da Melina, Co-fundador e Apresentador no GreNal Total. Analista de desempenho pelo @futebolinterativo.