SELEÇÃO MENOS ONZE — GORDINHOS

Victor de la Rocha
Blog De Bate e Pronto
7 min readNov 20, 2018

Hoje o De Bate e Pronto chega com uma seleção pesada tanto nos nomes quanto na balança. Um time que deixaria o gramado de caída e não aguentaria chegar à linha de fundo já nos 30 minutos da etapa inicial. Aquele pessoal que exagerava na maionese, no pastel, no whisky e dava a desculpa que tinha problema de tireóide. Com vocês: os onze mais gordinhos do futebol.

Goleiro: William “Fatty” Foulke (Nascimento: Dawley, Inglaterra. 12/04/1874) Considerado o jogador mais pesado da história, esse goleirão pesava nada menos que 165kg e media 2.01 (altura aproximada). Sem muitas informações sobre esse gigante, podemos afirmar que passou por Sheffield United, Chelsea e Bradford. em 1897 atuou pela seleção num amistoso contra o País de Gales e não foi vazado! Foi difícil selecionar esse homem para o gol com concorrentes como Chilavert e Wayne Shaw (sim, aquele que comeu um SANDUBA no jogo contra o Arsenal).

Defensores:

Steve McNulty (Liverpool, Inglaterra. 26/09/1983) Incrivelmente esse cara é um jogador profissional. Da base do Liverpool mas nunca atuando pelos reds, Steve tem uma técnica considerada boa mas uma mobilidade muito aquém do que se espera de um “atleta”. Hoje com 35 anos ainda atua pela League Two, agora vestindo a camisa do Tranmere Rovers.

Clebão (Belo Horizonte, Brasil . 26/07/1969) Zagueiro raíz. Forte, grande, gordo, pesado, não sei… sei que não tirava o pé e assustava os adversários. Multicampeão no Palmeiras, ficou marcado pelo porte físico avantajado e provavelmente não recusava um rodízio.

Anderson Pico (Porto Alegre, Brasil. 04/11/1988) Esse jogador poderia ter uma pesquisa só sobre ele. Anderson Pico sempre foi um jogador forte, que depende do físico, mas de alguma forma se perdia. Jogador polivalente, atua no meio e nas duas laterais cobrindo a subida dos volantes e dos zagueiros, Pico apareceu no Grêmio se credenciando para ser um expoente técnico das duas laterais de nível nacional, já que o país apresentava uma escassez nas duas posições. Ficou famoso primeiramente por cobrar os laterais lá na área adversária (treinava com bolas de basquete) mas em seguida era afastado dos clubes que passava e aparecia em times menores do estado do Rio Grande do Sul. No ano de 2018 jogou o campeonato gaúcho pelo São Paulo-RG, que foi rebaixado, mas foi um dos melhores da equipe mesmo VISIVELMENTE acima do peso e correndo os 90 minutos. Hoje atua no Kisvárda da Hungria.

Meio-Campo:

Perdigão (Curitiba, Brasil. 28/06/1977) Quando se fala em Perdigão hoje em dia só lembram dele bebendo com o Gabiru. Mas SIM, ELE JÁ JOGOU BOLA! E jogou bem! Após 10 anos de vai e vem por alguns clubes do Brasil, chegou ao inter já numa idade avançada para uma aposta, mas um bom campeonato gaúcho pelo 15 de Novembro o credenciou para o Internacional. E foram muitas conquistas! A maior delas: o coração da torcida. Carismático, Perdigão nunca escondeu seu apreço por uma gelada. Hoje vê o futebol apenas como um hobby e diversifica investimentos além das 4 linhas. Já foi sócio até de uma pizzaria mas disse que não deu muito certo pois comia todas as pizzas.

Néstor Ortigoza (San Antonio de Padua, Argentina. 07/10/1984) Esse gorducho argentino (naturalizado paraguaio) é chamado de ‘el gordo’ e joga na volância , que se pressupõe que vá ter um preparo físico invejável. Invejável mesmo é a cara de pau que esse jogador ainda tem de estar em campo!! Aliás, esse ano, aconteceu uma coisa incrível na carreira desse redondo: ELE PEDIU PARA SER SUBSTITUÍDO ANTES DO JOGO COMEÇAR !!! HAHAHA isso aconteceu na partida do Rosário Central contra o Godoy Cruz pela liga Argentina. Antes da partida começar Ortigoza, que estava entre os 11 iniciais, pediu para não jogar. Em 2014 atuando pelo San Lorenzo foi campeão da Libertadores e rebateu críticas dizendo que ficava gordo na TV e que ao vivo não era gordo, falando “veja as fotos”. Bem, aqui do lado tem uma foto que contraria o garotinho Ortigoza.

Blanco (Cidade do México, México.17/01/1973) Blanco foi um grande jogador mexicano, marcou época e participou de três copas do Mundo! Ficou conhecido por um driblezinho estranho que consistia em prender a bola nas pernas e simplesmente pular para frente e dava super certo, diferente de sua dieta e colocar uma gravata no pescoço sempre ausente.

Douglas (Criciúma , Brasil . 18/02/1982) Esse já tá no folclore dos gordos! O famoso barriga de cadela prenha foi fininho durante a carreira, mas agora já na reta final e com algumas lesões em sequência, desistiu da guerra. Para conhecimento de todos: Douglas ficou lesionado muitos meses no Grêmio e claramente não se cuidou. Voltou aos treinos com 7 ou 8kg a mais do que o esperado e daí aconteceu o que? Lesionou o joelho, muito provavelmente pela massa além do esperado. Douglas já admitiu que bebe e fuma, mas apenas em suas folgas e férias, no entanto ele explora a imagem de cervejeiro e já lançou a marca própria “cerveja maestro”. Hoje aos 36 anos já declarou que pensou em parar de jogar mas que “ainda tem muito jogador ruim” e que não tinha motivo para encerrar agora.

Atacantes:

Walter (Recife, Brasil.22/07/1989) Esse não podia ficar de fora. Coitado do Waltinho! Sempre com uma luta com a balança, que envolve uma série de fatores físicos e psicológicos, Walter já admitiu que comia bolachinha recheada pois na infância não tinha dinheiro para comprar. Quando “fininho/fortinho” na base do Internacional era chamado de “Walter caminhão” e estourou no profissional, chegando ao Porto-POR. Por lá os problemas com o peso reapareceram e ele passou a ser emprestado para times do Brasil, sempre rendendo um dinheiro ao Porto. Talvez vocês ainda não saibam, mas Walter até hoje tem vínculo com o Porto! Sua última renovação de contrato foi embasada no fato de que os clubes brasileiros ainda pagavam para ter Walter em seus elencos, mas a diretoria e os agentes do clube europeu já deixaram claro que a partir de 2019 Walter será um jogador livre “leve” e solto no mercado.

Adebayo Akinfenwa (Islington , Inglaterra. 10/05/1979) Esse inglês de descendência nigeriana até hoje gera controvérsias pelo seu peso. Nunca foi um jogador de destaque técnico e ficou conhecido por ser o jogador mais forte dos games FIFA. Alguns perfis na internet colocam o jogador de 36 anos com 1.80m e 100kg! O atacante tem uma boa marca de mais de 200 gols em mais de 650 jogos como profissional. Nada mal para esse grandão. Ele ainda tem uma marca própria de roupas que explora sua imagem de um jogador forte. É, chamei ele de forte e não de gordo, mas ele não podia ficar de fora dessa seleção de gigantes!

Ronaldo (Rio de Janeiro, Brasil. 22/09/1976) O ídolo máximo entre os gordinhos! Ronaldo foi aquele cara que nos permitiu dizer que tínhamos um corpo de atleta (igual ao dele). As críticas sobre o seu peso começaram no Real Madrid em 2006/07 mas foi em 2009, já no Corinthians, que ele desistiu de competir com a balança. Adepto do whisky e do cigarro, Ronaldo admitiu no final da carreira que a balança era um problema e que tinha problemas de tireóide…

TÉCNICO: GUTO FERREIRA

Não é de costume os nossos “11 mais” estarem acompanhados de um técnico mas já que era uma seleção de gordinhos nada mais justo do que colocar o famoso GORDIOLA não é mesmo? Uma grande campanha pela Ponte Preta no passado lhe rendeu esse apelido, que até hoje persiste. Guto já admitiu que perdeu uma oportunidade internacional por conta de seu peso (?) e nos últimos anos têm tentado diminuir a barriguinha saliente que, por vezes, o impede de fechar o casaco.

--

--