O Que Ensinar Primeiro?

Débora Otoni
Debora Otoni

--

Estou na seguinte fase da minha “vida de mãe”, tenho Joaquim de 6 anos e Isabel de 3. Ambos já estão na escola e eu me pego vez ou outra com uma indagação na cabeça, “O que eu tenho que ensinar agora?”.

Parece que é tanta coisa para ensinar e o dia da gente passa tão correndo… “Já é hora de ensinar a amarrar o cadarço? Já era para ter ensinado números e letras? É para ensinar a arrumar a cama agora ou depois?”

Desde coisas triviais e coisas mais importantes, a cabeça da gente dá um nó porque a gente esquece que eles ainda são crianças, e tem a vida toooooooda pela frente para aprender, errar, acertar e se transformarem no que der e no que eles quiserem ainda.

A nossa pressa por algo pronto, feito, finito nos deixa meio malucas né? A gente quer ensinar tudo de uma vez, esquecendo que levamos muitos anos de nossas próprias vidas para aprender.

Eu não se se tenho uma resposta final ou concreta para essa pergunta. Só sei que tenho aprendido nos meus poucos anos como mãe que antes de ensinar a coisa sistematizada, o conceito, a ideia, eles precisam aprender o motivo, a razão, o raciocínio. Talvez agora seja hora de colocar fundamentos que possam ser usados para o resto da vida. Coisas subjetivas que possam ser expressadas no concreto.

O respeito, a educação, a generosidade, o olhar atento ao outro; parecem ser conceitos distantes para uma criança tão nova. Mas se você traduzir isso em uma ação por dia — como dar “bom dia” ao porteiro — eles irão entender e praticar.

Na porta da escola das crianças tem uma segurança. Ela fica ali sempre na hora da entrada, muito sorridente. Uma semana dessas eu percebi que ela sempre dava “boa tarde” e só Joaquim respondia. Chamei Isabel no canto e pedi que ela respondesse a moça. Tive que insistir alguns dias nisso. Posso ter até trocado o “boa tarde” por um algodão doce um dia… MAS agora a Isabel para e espera a segurança parar de falar com quem estiver por perto para cumprimenta-la.

Com um pouquinho de insistência, da nossa parte, e criatividade a gente vai deixando a trilha pronta para eles aprenderem depois todas as coisas que eles terão o resto da vida para aprender.

Beijo&Tchau.

--

--