Tenho coração com buraquinhos…

Débora Otoni
Debora Otoni
Published in
3 min readOct 1, 2018

eu tentei, mas é mais forte do que eu.

Continuamos colocando pedaços de músicas como título dos textos? SIIIM!! Isso tem cura? Nãaaaaaao!!! Já é patológico e eu não sei se quero mudar. Então me aguentem.

Mas, um dia desse, enquanto eu pensava sobre isso, eu lembrei dessa música bad vibes da nossa novelinha infantil favorita, Chiquititas. A personagem está tendo uma revelação sobre si mesmo e, de repente, a ficha caí e ela afirma "tenho um coração com buraquinhos//e não posso me curar//se está morrendo aos pouquinhos//com cada dor//se morre mais" Pesado para crianças? Sim! Mas não mentiu em nenhuma vírgula.

Essa música pure gold que nos foi apresentada lá no fim dos anos 90, e repetida agora pelo SBT, tem todo fundo de verdade. Sim, o coração as vezes chora e as pessoas não veem o que se passa por dentro. E claro, é na hora desses sofrimentos que só a gente sabe que tem, que a gente mais cresce e amadurece. "A vida põe provas no caminho//algumas te machucam, te fazem cair". Acho que já deu para entender né? Essa música é só verdades e constatações que precisamos fazer para prosseguir e sermos sarados.

Porque se você não percebe que seu coração tem buraquinhos e que você precisa de gente para te ajudar a cura-lo com beijinhos, você vai viver achando que todo mundo tem problema com você. Quando na verdade o problema não é você, ou o outro, mas o que está dentro de você.

Sua resposta ao que as pessoas te falam, como você se sente quando as pessoas te olham… diz mais a respeito do que tem dentro de você do que a intenção do outro em relação a sua pessoa.

Você acha que alguém foi frio com você? As vezes, tem uma rejeição ai dentro de você, mal tratada, gritando por atenção. A outra pessoa só falou algo comum, que pra ela era normal, mas você se ofendeu. Você achou que alguém te olhou com desprezo? As vezes, aí dentro desse coração, tem um buraquinho precisando de carinho.

Meu ponto é, ao invés de ir julgando as atitudes das pessoas pra cima de você, olhe para o coração que habita aí dentro. As vezes você está realmente cheio de coisas remexidas e precisa se organizar para poder receber melhor, até a ofensa.

Se você está a flor da pele com tudo que te fazem e te falam, cuidado. Aprenda a escutar os seus próprios sinais. Por falta de auto análise muita gente acaba perdendo as pessoas que gostariam de estar juntas com elas no processo de cura.

A proposta da segunda personagem da música é essa, que juntas vamos te ajudar a sarar esse coração ferido. Mas se você não abaixar a guarda e deixar a ficha cair logo, vai chegar uma hora que não vai ter mais ninguém para fazer essa proposta — "Se seu coração tem buraquinhos//Juntas poderemos ajudar//Nós vamos curá-lo com carinho//E com muito amor//Ele vai sarar".

Então, para hoje, pare e reflita como tem sido o impacto e o sentimento do que as pessoas falam ou fazem sobre você. Dois, procure ajuda de pessoas que possam te dar a mão e que possam ouvir você com sinceridade e sensibilidade. Três, não ataque os outros sem antes olhar para o seu coraçãozinho.

Beijo&Tchau.

--

--