Urgentemente Importante

Débora Otoni
Debora Otoni
Published in
2 min readOct 17, 2018

ou Importantemente Urgente?

Nossos dias e nossa vida são repletos de “coisas a fazer”. Nessa corrida frenética para chegar ao pote de ouro no fim do arco íris — seja lá qual for o seu pote de ouro — a gente pode confundir urgência com importância.

URGENTE: o que precisa ser resolvido com rapidez; não pode ser postergado; de necessidade imediata ou pressa; iminente. Algo imperativo, exigente e que clama por uma resolução ou atenção.

IMPORTANTE: que tem mérito; digno de elogio; significante. Digno de consideração e apreço por ter autoridade, influência e prestígio! Que é fundamental, indispensável, proveitoso, primordial.

A gente vive se debatendo pra escolher e decidir o que deve vir primeiro. E, para cristãos como eu, essa questão agrava porque a gente se cobra de colocar "coisas espirituais" ou nossas práticas religiosas no topo; exigindo de nós mesmos coisas impossíveis de entregarmos. A gente ainda não entendeu que a fé tá na vida, nas coisas comum, na trivialidade.

Deus está por completo, toda hora, em todo lugar. E, por causa disso, a gente deve fazer tudo para Ele, Nele e por Ele. Como a gente dá bom dia para pessoas, como a gente cuida da nossa casa, da nossa saúde, etc, conta. Qualquer coisa que a gente fizer deve ser nessa consciência. Até porque, se pensarmos assim, vamos ser bem menos imbecis com as pessoas.

Essa consciência também nos ajudará a passar pelas dores e pelas coisas chatas da rotina e do cotidiano com mais leveza.

Agora o que vem primeiro no meu dia, no meu schedulle, na minha time table? Se eu trocar uma fralda primeiro eu sou menos cristã? Se eu deixar minha filha na escola primeiro para trabalhar eu sou menos mãe? E se eu dormir mais um pouco estou vadiando na vida?

Precisamos começar a questionar essas coisas que a gente diz que PRECISA fazer. Será que precisa mesmo? Será que o tempo que a gente está gastando para conquistar alguma coisa é realmente necessário? Será que o motivo da nossa correria é digno do nosso suor e preocupação? Você já parou para pensar como seria sua vida sem essas coisas, sem essas urgências?

Algumas vezes colocamos as coisas no lugar errado e acabando perdendo energia e o tempo presente por dar valor demais ao que vale menos. Tem aquelas coisas urgentes que vão continuar existindo e clamando sua importância. Tem as coisas importantes que realmente podem mudar sua vida. Tem as coisas urgentemente importantes e importantemente urgentes.

Enquanto a gente não põe cada peça em seu lugar o negócio é fazer o equilibrista, ou melhor, o malabarista — e se as bolinhas caírem no chão, apanhe-as, de um sorriso amarelo e recomece baby. A vida é feito de um eterno recomeçar.

Mas, para hoje, recomece reorganizando; distinguindo as coisas na sua vida e dê mais leveza na sua vida. Nem tudo que é urgente é importante. E, nem tudo que é importante precisa ser urgente.

Beijo&Tchau.

--

--