Israel e Startups — Uma experiência de dentro.

Wylinka
Wylinka
Dec 22, 2019 · 3 min read
Cidade de Tel Aviv

Israel é um país singular e incrível. Com apenas 8 milhões de habitantes do tamanho do Estado de Sergipe, possui características que fomentam a criação de Startups, inovação e tecnologia. Dos jardins de infância, às forças armadas, até as startups, a formalidade e a hierarquia são quase inexistentes, originando uma cultura que incentiva a audácia e a criatividade para soluções de quaisquer problemas. Uma oportunidade incrível de poder trabalhar no mercado com os empreendedores entusiasmados em realizar seus sonhos.

Como o empreendedorismo é ensinado por lá?

O desenvolvimento de empreendedores começa no jardim de infância. Tive a oportunidade de se der mentor em um Hackathon para crianças de 8 a 10 anos, onde elas foram desafiadas a elaborar uma solução para problemas do cotidiano de idosos. No final da competição, o diretor do colégio comentou para todos os alunos: “Não se trata apenas de dinheiro, mas sim de ser inovador e gerar valor”.

Aos 18 anos, homens e mulheres entram no serviço militar obrigatório do país. Onde muitos em unidades de combate, aprendem sobre o exemplo na liderança, serem criativos em montar as próprias estratégias e que está sempre em desvantagem, porque os inimigos que rodeiam o país têm maior número de soldados e equipamentos. Ao final de cada treinamento, todos, do soldado ao comandante, recebem um feedback brutalmente honesto, onde não existe orgulho, apenas a busca pela perfeição.

Antes de continuar a leitura, coloque seu e-mail aí para receber mais conteúdos nossos :)

O ecossistema de startups em Israel

As Startups que tive a oportunidade de trabalhar foram uma grande mistura de todas as fases da vida israelense. A de uma criança sendo criativa para solucionar os problemas, a disciplina militar ao realizar projetos com desvantagem e momento atual, onde todos estão inspirados em tentar criar uma empresa que conquiste o mundo.

Em Israel, todos são extremamente sinceros e diretos. Os feedbacks são simples e na causa do problema, sem filtros, formalidades ou discussões paralelas. As reuniões são rápidas onde se discutem o problema, o que deve ser feito, a função de cada um e todos voltam ao trabalho em poucos minutos.

Em planejamentos estratégicos, a primeira ideia é de como exportar os produtos ou serviços. Pela pouca capacidade de mercado do país, os empreendedores se veem obrigados a tentar o mercado estrangeiro logo de primeira. As reuniões costumam ser discussões de quais países alcançar, como e quem precisa contratar para ajudar na proposta; por ser um país que recebe imigrantes de todo o mundo todos os dias, não é difícil encontrar e contratar alguém do país de origem do mercado do qual as empresas querem trabalhar.

É algo normal todos irem ao bar depois trabalho, já aqui o bar pode ficar dentro do escritório. As empresas alugam espaço nos escritórios compartilhados, onde encontram-se tudo nele, inclusive o do happy-hour, onde todos trocam ideia, experiências e motivações; o momento perfeito para encontrar a pessoas para um serviço específico, montar parcerias e fazer negócios.

Após 6 meses trabalhando na cidade portuária de Haifa, ao norte de Israel, tive oportunidades e experiências incríveis. Ensinei crianças sobre tecnologia, aprendi com ex-militares o significado de liderança, ser responsável sobre os projetos da empresa e como é importante ter um sonho, mas também traçar objetivos e uma estratégia para alcançá-los.

Alguns links para continuar mergulhado no assunto!

Autor: Daniel Ajzental, Business Analyst na Haifub.

DEEP Wylinka

A DEEP é uma plataforma de conhecimento criada pela Wylinka com o objetivo de estimular o desenvolvimento de ecossistemas de empreendedorismo e inovação por meio de conteúdos relevantes.

Wylinka

Written by

Wylinka

Somos uma organização sem fins lucrativos que tem como propósito mobilizar e desenvolver instituições e ecossistemas para a inovação e o empreendedorismo.

DEEP Wylinka

A DEEP é uma plataforma de conhecimento criada pela Wylinka com o objetivo de estimular o desenvolvimento de ecossistemas de empreendedorismo e inovação por meio de conteúdos relevantes.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade