Você realmente conhece quem está ao seu lado?

Rodrigo Alves
DELÍRIO POP
Published in
5 min readJan 23, 2021

Mentiras. Dúvidas. Casamento. Essas são as palavras que melhor definem “The Undoing”, minissérie de seis episódios da HBO, que teve sua estreia em outubro de 2020. Quem acompanhou a produção em sua época de lançamento deve ter passado mal de tanta ansiedade, pois era lançado apenas um episódio por semana — com aqueles finais que te deixam fervendo para o próximo. Como eu só consegui assistir neste mês de janeiro, felizmente pude terminar tudo de uma vez.

Produzido por David E. Kelley, que parece ser fã número um de Nicole Kidman (e quem não é, né?), e dirigido por Susanne Bier, o drama gira em torno da típica família perfeita, rica e cheia de mistérios. O casal Grace e Jonathan Fraser, vivido por Kidman e Hugh Grant, estão no auge de suas vidas: um casamento estável e feliz, ótimos empregos, um filho educado que estuda na melhor escola de Nova York, uma bela casa e muito status.

Nicole está deslumbrante como a psicóloga Grace Fraser

Assim como em “Big Little Lies” — outra produção excelente da HBO com Kelley — , nós acompanhamos o drama de brancos privilegiados e temos Kidman como protagonista. A fórmula do mistério que circula a trama é, também, um pouco parecida nas duas produções e funciona igualmente bem.

O casal perfeito

Após sermos apresentados à família sem defeitos, nós somos introduzidos à alta sociedade nova-iorquina na qual eles estão inseridos. Em uma das primeiras cenas, vemos Grace em uma reunião da escola com as demais mães ricas dos alunos, debatendo sobre um possível evento beneficente, quando uma nova mãe humilde, sensual e misteriosa se junta ao grupo. Matilda de Angelis (Youtopia), consegue cumprir perfeitamente seu papel instigante como Elena Alves (foi engraçado ter escutado meu sobrenome sendo pronunciado em inglês, mas curti a experiência). E preciso comentar que a atriz, fisicamente, parece ser uma filha perfeita entre a Dua Lipa e a Jennifer Lawrence.

A instigante e misteriosa Elena Alves em ação

O evento beneficente finalmente sai do papel, sendo o estopim para o desenrolar da trama. Um assassinato chocante acontece e, coincidentemente, o marido de Grace desaparece na noite da festa, sem mais nem menos, tornando-se o principal suspeito. A partir daí, toda a atenção negativa da cidade é voltada para o casal e o roteiro tenta desconstruir e reconstruir o papel de possível vilão dado a Jonathan Fraser. E para tal, somos apresentados a uma sequência de fatos que Jonathan escondia de sua esposa, como traições, segredos do passado e, até mesmo, uma filha fora do casamento, acabando com seu manto de par perfeito.

Mas ao mesmo tempo, a série nos joga contra outros personagens e transforma todos em suspeitos. Em certo momento, desconfiamos até da própria Grace. Este é outro ponto alto em “The Undoing”, pois nos sentimos enganados a todo momento e o mistério fica cada vez maior.

Nós temos uma história sobre a ruína de um casamento. É sobre acreditar em alguém. Isso é atemporal, e para mim é a verdadeira essência dessa história: nós conhecemos quem está do nosso lado na vida? (Splash, Uol)

Retirei a frase acima de uma matéria no canal Splash, que define perfeitamente a trama em poucas palavras. A ruína de um matrimônio e o jogo de desconfianças ao qual somos apresentados o tempo todo, são a base deste drama.

Mentiras e mais mentiras

The Undoing” é bastante urbana, ambientada em uma Nova York fria, cinza e movimentada, que nos traz aquela sensação de modernidade, pois é uma produção atual: celulares, flashes, audiências e muita repercussão em cima de um crime.

Grace Fraser ao ataque

A cada episódio que passa, nós acompanhamos o desespero e a evolução da personagem de Nicole Kidman, que, assim como o público, fica dividida sobre a índole de seu marido e é bombardeada com mentiras que nunca percebeu. Eu realmente conheço a pessoa com quem me casei? Eu sei quem são as pessoas com quem eu realmente posso contar? E um detalhe que eu gosto muito em todas as produções que ela atua, é sua incansável busca pela solução do problema, onde ela desenvolve um certo “jeito psicótico” característico em seus papéis. Nós ficamos aflitos e duvidosos junto a ela com sua atuação maravilhosa.

Além de nossa protagonista, outro ponto alto de atuação vai para Hugh Grant (que está um sugar daddy), que faz um excelente papel de marido sonso e amigo da vizinhança que todos confiam cegamente. E tudo a seu respeito pode ser mais uma mentira ou não, mas isso nós descobrimos ao longo da história. Inclusive, a série faz uma crítica clara sobre como é fácil para um homem dentro dos padrões que a sociedade impõe, passar ileso de qualquer situação. Jonathan Fraser é um homem cis, branco, rico, heterossexual e, ainda por cima, é médico. Por mais que a gente não saiba, até o final, quem de fato cometeu o crime, todo o sistema é voltado para facilitar a vida de Jonathan, comprar qualquer fala sua e arranjar outro suspeito, menos ele.

Outro destaque vai para Noma Dumezweni, que faz a perspicaz advogada Haley Fitzgerald, que conduz toda a defesa dos Fraser no tribunal com uma presença brilhante em cena. Noma também foi destaque como a nossa querida Hermione Granger na peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, que lhe rendeu o prêmio Laurence Olivier de excelência no teatro profissional em Londres.

A advogada Haley Fitzgerald conduz as melhores cenas no tribunal

Conclusão

Pulando direto para o final: aqui nós temos uma reviravolta muito bem articulada. Não conseguimos imaginar quem é o culpado real e o que irá acontecer com ele, até este momento final do julgamento. Eu curti bastante o desfecho da trama, que deixou um gostinho de alívio, após momentos de tensão.

Com um elenco de peso e vislumbres de Nova York, “The Undoing” é uma minissérie viciante que vale a pena conferir. Como já foi dito, a trama consegue nos enganar facilmente, pois essa não é uma história que simplesmente quer mostrar quem é o assassino. Seu ponto crucial é nos deixar na dúvida. A minissérie me faz recordar até de algumas novelas brasileiras, pautada em mentiras no casamento e discussões calorosas.

Além disso, uma curiosidade é que Nicole Kidman, não apenas é a produtora-executiva da obra, como também solta a voz na música “Dream A Little Dream Of Me” na bela e misteriosa vinheta de abertura. E ela não para por aí: a atriz já está escalada para uma nova produção com David Kelley (novamente!), chamada “Nine Perfect Strangers”, com previsão de lançamento para este ano no serviço de streaming Hulu.

Delirômetro: 👻👻👻👻👻/5

--

--