Brigada de incêndio criada por moradores evita tragédia em ocupação

eDemocratize
eDemocratize
Published in
3 min readNov 22, 2018
Foto: Francisco Toledo / eDemocratize

Com apoio de uma iniciativa criada pela bombeira civil Ana Flores, a ocupação Prestes Maia evitou um cenário pior nesta quarta-feira em São Paulo. Uma brigada de incêndio formada por dez moradores facilitou o trabalho feito pelos bombeiros na capital.

Por Francisco Toledo

Um incêndio tomou conta do sexto andar da ocupação Prestes Maia, no centro de São Paulo nesta quarta-feira, 22. Veja a vídeo-reportagem abaixo.

O fogo começou a se espalhar pelo sexto andar do prédio quando cerca de dez moradores agiram para esvaziar o edifício e controlar o fogo. Esse grupo compõe a brigada de incêndio formada pelos ocupantes com apoio de Ana Flores, uma bombeira civil que três meses antes atuou dentro da ocupação para que situações como a ocorrida no Largo do Paissandu não se repetissem mais.

Foto: Francisco Toledo / eDemocratize

Cerca de 500 pessoas moram hoje na Prestes Maia, que vive processo de desocupação para reforma do edifício após negociação com o poder público.

Segundo Ana Flores, pelo menos dez prédios ocupados em São Paulo já tiveram ações de prevenção ao incêndio desde maio deste ano. Ela é diretora da AF Projetos & Soluções contra Incêndios, mas sua ação com as ocupações é voluntária. Hoje a bombeira civil atua sozinha nas atividades, mas quer encorajar que mais pessoas participem.

Os moradores da ocupação puderam voltar ao edifício ainda na madrugada desta quinta-feira, mas a causa do incêndio ainda não foi divulgada.

Veja mais fotos, por Francisco Toledo e Gustavo Oliveira.

Fotos: Gustavo Oliveira / eDemocratize
Fotos: Francisco Toledo / eDemocratize

--

--