Estudantes desocupam a última escola em Goiás

eDemocratize
Mar 27, 2016 · 2 min read
Foto: Wesley Passos/Democratize

O JCA, Escola Estadual Professor José Carlos de Almeida, foi desocupado pelos estudantes nesta sexta-feira (25), depois de resistir por 107 dias de ocupação, sendo a última escola tomada pelos estudantes em Goiás.

A luta dos secundaristas em Goiás terminou seu primeiro capítulo na semana que passou.

Depois de 107 dias ocupada, estudantes da JCA deixaram a escola após ordem de reintegração de posse. Trata-se da última das mais de 20 escolas ocupadas no estado, contra as OSs e a militarização do ensino em Goiás.

Curiosamente, o JCA foi abandonado pelo Estado nos últimos anos. O prédio da escola, antes de ocupado pelos estudantes, não tinha qualquer funcionamento educacional. Situado na região central de Goiânia, a última bandeira dos ocupantes foi a reabertura do colégio.

Desde o mês de dezembro do ano passado, mais de 20 escolas foram ocupadas em Goiás.

Assim como no estado de São Paulo, a luta dos estudantes secundaristas foi histórica, passando por casos lamentáveis como a prisão de dezenas de ocupantes secundaristas no começo deste ano. A perseguição contra a mobilização estudantil é outra característica similar ao movimento em São Paulo, quando o Estado começou a tratar uma pauta tão delicada como a educação como questão de segurança pública, utilizando de métodos autoritários e repressivos contra estudantes adolescentes.

No começo deste mês, os secundaristas de Goiás conquistaram uma vitória parcial. O Ministério Público do estado pediu a suspensão do edital de chamamento de OSs na Educação. Segundo a ação, o processo é ilegal, prejudicando o ano letivo em escolas.

O Democratize esteve em Goiás neste mês de março para gravação do documentário ‘Ocupar e Resistir’, onde nossos colaboradores passaram por dias dentro da ocupação do JCA.

Em nota, agradecemos novamente pelo carinho e recepção calorosa por parte dos estudantes ocupantes, e prometemos mostrar ao Brasil através do documentário que a luta dos secundaristas em Goiás faz parte de um momento histórico.

eDemocratize

Jornalismo pela democracia

eDemocratize

Written by

Jornalismo pela Democracia

eDemocratize

Jornalismo pela democracia

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade