Vídeo mostra treinamento violento da PM para protesto de hoje contra tarifa

eDemocratize
eDemocratize
Published in
2 min readJan 12, 2016
Foto: Alice V/Democratize

Em vídeo publicado nas redes sociais, PM monta caldeirão em torno de possíveis manifestantes, impedindo a saída deles do cerco. A tática utilizada no treinamento para a manifestação de hoje já foi utilizada em outros casos, como nas manifestações contra a Copa do Mundo em 2014.

Um vídeo polêmico filmado por um cinegrafista amador mostra como a Polícia Militar se prepara para o segundo protesto promovido pelo Movimento Passe Livre contra o aumento das passagens em São Paulo.

A tarifa passou para R$3,80 no transporte público, incluindo ônibus, metrô e trens da CPTM, um aumento de 30 centavos.

O primeiro protesto contou com mais de 10 mil pessoas, e acabou se tornando uma praça de guerra quando manifestantes tentaram ocupar as vias da 23 de Maio. Policiais reprimiram brutalmente a manifestação, deixando ao menos um manifestante gravemente ferido com um tiro de bala de borracha no queixo, e mais de 15 pessoas presas.

Veja o vídeo do treinamento:

A tática utilizada pela PM no treinamento é a de cerco contra manifestantes, um verdadeiro caldeirão montado pela polícia. Ativistas e advogados alegam que trata-se de uma verdadeira prisão coletiva, algo desproporcional ao direito de livre manifestação permitido pela constituição. Já a PM alega que trata-se de uma forma de isolar manifestantes violentos do restante da passeata.

Porém, em 2014 durante as manifestações contra a Copa, a PM utilizou da mesma tática e acabou detendo inclusive jornalistas de grandes veículos de comunicação, como do Estadão e Folha de S. Paulo, além de manifestantes pacíficos.

O segundo ato contra o aumento da tarifa em São Paulo ocorrerá hoje às 17 horas, na Praça do Ciclista — esquina da Paulista com a Consolação. É esperado que ao menos 5 mil manifestantes compareçam.

--

--