Diretor de arte e o mercado do marketing digital.

O mundo está em constante mudança e as profissões precisam se adequar a elas. Com a direção de arte não poderia ser diferente.

O constante surgimento das novas mídias faz com que o diretor de arte tenha que se aperfeiçoar cada vez mais para conseguir se manter em dia com a sua função.

De acordo com a Anatel, existem cerca de 242 milhões de celulares ativos e cerca de 27 milhões de pontos com acesso à banda larga apenas no nosso país e cada vez esse número está crescendo mais!

Esse crescimento de tecnologias faz com que algumas atualizações sejam feitas dentro do ramo da publicidade. Você, diretor de arte, está preparado?

Como as novas mídias modificam a publicidade?

A publicidade está diretamente ligada com o relacionamento entre as pessoas, que como já citado está sofrendo constantes mudanças atualmente.

Antes era necessário fazer uma ligação para entrar em contato com alguém, hoje em dia existem inúmeras maneiras de passar o mesmo recado através da Internet: seja por WhatsApp, Messenger ou até mesmo o tradicional e-mail.

Com essa expansão tecnológica ficou muito fácil estar presente na vida das pessoas, se tornar íntimo e até mesmo fazer mais parte da sua rotina.

Seja através de um vídeo no famoso Snapchat, em uma publicação no Facebook ou até mesmo em um anúncio no Youtube, devemos admitir que estamos rodeados de informação a todo momento.

Filme de lançamento para o jogo FIFA 2018.

O papel da publicidade é saber dosar essa quantidade de informações passadas, sabendo acertar o tom para conseguir impactar e fazer parte do cotidiano de forma agradável.

Afinal, ninguém gosta de receber uma quantidade absurda de informações de uma forma estrondosa e bandeirosa o tempo inteiro.

E é aí que entra o diretor de arte, que sempre deve buscar novas maneiras de estabelecer conexões com o público, de forma agradável e eficiente.

O diretor de arte e o marketing digital

É inegável dizer que a maioria, se não todas as marcas utilizam o marketing digital para se promover.

E esse boom no marketing digital traz um novo leque de oportunidades para quem trabalha como diretor de arte.

Isso não quer dizer que todas as campanhas impressas e participação em eventos devem ser deixadas de lado devido a essa nova demanda.

Pelo contrário, ela veio para agregar ainda mais a responsabilidade e valorizar ainda mais o diretor de arte, que tem um papel fundamental na criação de conteúdos, criação de sites, blogs e até mesmo os conteúdos para as redes sociais.

Criação de conteúdo para as redes sociais.

Tudo que envolva uma criação, o diretor de arte está por trás, desde um anúncio impresso em uma clássica revista até um site descolado que proporciona uma interação única.

A paleta de cores escolhidas para o desenvolvimento de um site, o design do mesmo, é tudo escolha do diretor de arte, que tenta, de todas as formas possíveis transmitir informações de forma agradável para o usuário.

O que devemos ter em mente, é que independente de quanto as mídias evoluam, sempre há uma mão dessa profissão fascinante que é a direção de arte.

Toda forma de propaganda, publicidade ou marketing digital, há a mente de um grande diretor de arte por trás, que traz com ele a criatividade, e claro, a execução.

Se você, assim como eu, é um amante da área, atualize-se! O marketing digital chegou para agregar ainda mais na nossa profissão.