Eu falo sozinho, mas vou explicar

Derek Cheyne (key)
Dec 28, 2019 · 3 min read
Image for post
Image for post

Eu costumo falar sozinho, mas não se trata do que você está pensando.

Já perdi as contas de quantas vezes fui pego por familiares e amigos quando estou ‘‘falando sozinho’’, mas isso não se trata de algum delírio como muitos pensam. Quando digo que essa prática me ajuda criativamente em meu trabalho, muitos não acreditam e acham — de forma carinhosa — que estou inventando desculpas. (kkk) Tentarei explicar aqui a partir do meu ponto de vista e de pesquisadores.

Da mesma forma que muitos usam o caderno para escrever, ‘‘falar sozinho’’ pra mim nada mais é do que pensar em voz alta para organizar melhor minhas idéias. Muitas vezes uso um gravador de voz para poder ouvir mais tarde e reavaliar o contexto, e isso funciona mais ainda em projetos complexos como no Romance que venho escrevendo. Acredito que todos já fazem essa ‘‘organização mental’’ sem precisar estar falando literalmente, mas pra mim surte muito mais efeito quando eu escuto minha própria voz. Isso tudo já é comprovado por pesquisadores onde esse hábito faz com que você use os dois lados do cérebro para ativar melhor seu funcionamento.

Como alternativa, costumo usar o app Evernote para escrever, desenhar no caderno ou então esculpir no ZBrush. Cada projeto exige uma ferramenta diferente para visualizar melhor o contexto criativo. Mas claro que tudo tem um limite e se você costuma escutar vozes, seria bom você consultar um psicólogo pois isso já pode ser um caso de delírio.

Image for post
Image for post

Você já ouviu falar que quando se ensina algo para alguém, você aprende mais? Isso realmente é comprovado por pesquisadores e incentivado por professores. Já tive muitos momentos nas quais eu estava ‘‘explicando para mim’’ um certo conteúdo e nesse momento, surgiu uma nova ideia que mudou totalmente o rumo das coisas. É preciso falar.

Ou então quando eu precisei escutar uma gravação que fiz meses atrás para poder continuar de onde eu estava da última vez com um novo olhar. É preciso escutar.

Já estive em momentos nas quais escrevi muito de forma aleatória para que mais tarde pudesse coletar fragmentos da escrita e desenvolver algo mais elaborado, e isso se tornou uma grande ferramenta criativa para mim. É preciso escrever.

Ou quando eu estava no Metrô do RJ e precisei na urgência pegar um caderno naquele momento para desenhar o que eu via para que quando eu chegasse em casa, pudesse trabalhar em cima daquilo. Ou então naquele dia em que tive que puxar minha câmera para tirar uma foto ou filmar algo na rua. É preciso Ilustrar.

Mesmo com tantas ferramentes, o mais intuitivo para mim é falar para poder escutar e organizar minhas idéias, mas o que dá certo pra mim pode não dá certo para você. Como eu já disse na palestra que fiz na Zion recentemente, o ideal é você encontrar seu próprio jeito criativo. Não tenha medo de experimentar coisas nas quais você sente que irá lhe favorecer de alguma forma.

Não basta só pensar, é preciso falar, escutar, escrever ou ilustrar para poder criar.

Image for post
Image for post

Veja mais sobre meus trabalhos em meu Website ou lendo meus Contos.

Blog de Derek Cheyne

O Blog mais literal possível.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store