Quando o bacana é ser um babaca!

Um pequeno esboço sobre o caráter do povo brasileiro. 

tosh.iro

--

Ao iniciar seu voto sobre o acolhimento ou não dos embargos infringentes no julgamento do mensalão nesta semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello disse que o adiamento da decisão a respeito do futuro do mensalão foi uma oportunidade para “aprofundar” sua convicção e que a Corte não pode passar por cima do direito de defesa “de qualquer cidadão” por conta de pressões da opinião pública, afirmando que “ninguém pode ser privado [do direito de defesa], ainda que este se revele antagônico” ao desejo da sociedade.

O mais importante a ser compreendido nessa fala sobre julgamento da admissibilidade dos embargos infringentes, é a preservação do compromisso institucional da Corte Suprema com respeito incondicional às diretrizes que pautam o devido processo penal e que compõem o próprio estatuto constitucional do direito de defesa.

E o excelentíssimo Ministro está certo… É sério!

Errado está o povo brasileiro que diante de tantos impasses contitucionais e falhas processuais civis e penais, acolhe tal decisão calado e só para descontrair o seu próprio desinteresse político e seu desdém sociocultural pelo bem comum e pela moral, desmoraliza quem grita e quem clama por mudanças.

Aliás, MUDAR no Brasil é um perigo! Sob risco de cair no deboche…

E é justamente isso: O Brasil contenta-se em ser engraçado e debochado e o bacana está longe do ENGAJAMENTO. Bacana mesmo hoje em dia diante de tanto clamor por curtidas e compartilhamentos, é ser uma besta!

A iniciativa de cinco atrizes globais, de se vestir de preto e fechar a cara para fotos em protesto à decisão do STF de reabrir o julgamento do mensalão virou meme da noite para o dia.

O movimento “Atrizes em luto pelo Brasil!”, iniciado no instagram de uma delas, em menos de 24 horas virou piada.

É isso mesmo Brasil?

Esse país realmente não é um lugar de homens sérios. Aqui a inversão de valores é um mandamento sagrado. Procurar saber o que é um embargo infringente não dá curtidas. Sacanear sim… e o que vale por aqui é isso: curtidas!

Se os dados projetados pelo FMI se confirmarem, o Brasil alcançará a quinta posição no ranking das maiores economias em 2014, mas ainda assim vai estar muito longe de figurar no ranking das sociedades desenvolvidas socialmente, politicamente e moralmente.

A Economia é forte, mas a moral…

Mesmo como a quinta maior economia mundial, trata-se ainda do mesmo país que adora levantar a bandeira antibullying mas que caçoa o tempo todo da negra gordinha filha do famoso cantor da tropicália, do país que escreve BASTA no cartaz, tira uma foto e esquece daquilo, do povo que exige mudanças dos outros mas no fundo não está nem um pouco comprometido a mudar a si próprio.

Está tudo errado!

É claro que existe muita gente bacana nesse país. Gente correta, justa e direita. Inclusive esses são a maioria. O que não se pode permitir é que os menores gritem mais alto. É perpetuar a lei do ERRADO. É aceitar isso goela a baixo como algo normal simplesmente por ser comum!

E disseram há pouco, quando ainda era LEGAL falar em política (quando isso ainda rendia curtidas), que o gigante tinha acordado. Quer saber? Enquanto o gigante tiver a mente rasa e a moral duvidosa, melhor mesmo é que fique dormindo.

--

--