[Especial] Agile Marketing — Parte 4

Vamos ao nosso último artigo da série Agile Marketing. Hoje falaremos sobre:

  • Ferramentas
  • Planejamento de Marketing
  • Conclusão

Vamos lá?

Ferramentas para viabilizar o Agile Marketing

O método é sempre mais importante que as ferramentas. Hoje surge uma ferramenta diferente por dia, tentando resolver um problema específico.

O mais importante é acertar a metodologia. Eu sempre tento simplificar ao máximo. Geralmente as ferramentas gratuitas já resolvem boa parte do problema.

Um Google Drive, Trello/Evernote/Asana, junto com um quadro branco e um caderninho resolvem boa parte da metodologia. O mais importante é o time chegar a um consenso quanto ao método utilizado e trabalhar de maneira disciplinada para atingir os resultados necessários.

Como fica o planejamento de marketing no contexto Agile?

“Ah, como estamos trabalhando com Agile Marketing, não precisamos mais de um plano de marketing, certo? A gente vai tocando e vê o que acontece!” Nada pode ser mais distante da realidade.

O método não é uma forma hipster de tocar a área de marketing. É uma forma muito mais rigorosa, diga-se de passagem. Algo mais próximo a um time de Navy Seals do que de uma comunidade hippie. E este tipo de trabalho faz com que os problemas de cada membro da equipe fique evidente.

Conflitos aparecem a todo momento e é fundamental ter um plano. A base de tudo é o Plano de Marketing. Mas não é o modelo tradicional do Plano de Marketing, onde escrevemos um calhamaço no final do ano e engavetamos em janeiro.

É algo muito mais orientado a resultados, com métricas claras e flexibilidade para alterar o rumo das ações para chegar ao resultado esperado. Ou seja, o resultado final não mexe, mas temos flexibilidade para fazer ajustes no meio do caminho.

Conclusão

Espero que você tenha entendido um pouco melhor do que é o Agile Marketing. Seja usando partes do que falei aqui, seja usando bastante, tenho certeza que a forma como as áreas de marketing vão ser gerenciadas daqui pra frente vai mudar consideravelmente. E consequentemente a relação com agências e demais fornecedores. Acredito que agora seja a hora de começar a experimentar e testar novas abordagens.

Espero que tenham gostado da nossa série sobre Agile Marketing. Se ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco nos comentários. Ficaremos felizes em te ajudar a implementar o Agile Marketing em sua empresa.