Foto: Unsplash

36 Maneiras de lidar com a depressão

Um compilado com algumas práticas para te ajudar.

Victor Freitas
Desafios da Vida Saudável
7 min readSep 12, 2017

--

Desde o meu último ano eu venho aprendendo a surfar as mais diversas ondas das minhas emoções. Tenho semanas incríveis e outras nem tanto. Mas porque isso ocorre tanto?

Não tenho completa certeza sobre isso. Quando converso com alguém, ou a minha terapeuta, sinto que é mais fácil analisar os outros do que a mim mesmo. Mesmo com diversos insights sobre o que acontece comigo, ainda vivo períodos bem confusos.

Pra ter ideia, quando estou nas minhas semanas boas, sinto que a vida é simples, minha mente está livre e estou disposto em fazer as mais diversas atividades. Consigo tomar decisões mais assertivas e consequentemente me sinto feliz e em paz.

Mas tem dias que não quero sequer responder mensagens, parece que estou voltando todos os passos que consegui avançar nas semanas que estava bem.

Tenho cada vez mais tirado distrações da minha vida, isso vai desde pessoas até explorar o que mais me excita em fazer na vida. Então como ainda me sinto mal?

Tenho alguns pontos que podem ter contribuído para me deixar pra baixo:

  • Ainda estou explorando ser feliz completamente sozinho (em relação ao relacionamento).
  • Talvez eu não esteja atento comigo mesmo o suficiente.
  • Por tentar me entender eu acabo pensando muito e isso me deixa cansado mentalmente.
  • Ainda lido com crenças que precisam ser destruídas.

Muitas das vezes é desafiador entender o que mudou e porque as coisas mudaram de uma hora pra outra.

Até por isso que chamo isso de ondas, pois algumas até aprendi a surfar ou não me afogar tanto assim como antes. Mas tem certas ondas que vem que me pegam muito de surpresa ainda.

Algo que é super importante em todos esses momentos, bons ou ruins, é voltar no tempo e tentar reconhecer quando as coisas mudaram. Será que comi algo diferente? Foi algo que alguém disse? Está relacionado ao trabalho? Acontecimentos passados?

Passamos muita energia nos lamentando e não conversando com a pessoa que pode curar tudo isso: NÓS MESMOS!

Não consigo dizer se estou me sentindo 100%, mas estou explorando o que me faz constantemente bem e feliz em estar vivo. Sei que encontrar a raiz do problema e resolver isso vai te ajudar muito nesse processo.

O que tenho feito e que tem ajudado nesse processo:

  • Converse com 3 pessoas de confiança. Pergunte a elas. Ouça. Ande com elas. Abrace-as.
  • Você mesmo. Converse muito e escute. Você sabe a resposta, os outros irão te ajudar que tudo fique mais claro.
  • Caneta e papel, ou um bloco de notas no computador. Escreva a maioria das vezes que conseguir. Isso ajuda muito a tirar os pensamentos da cabeça. Você pode escrever um e-mail para você mesmo.
  • Terapia. Algumas questões são um tanto difíceis de lidar sozinho, então é bom ter um profissional para te ajudar nesse processo.
  • Meditação. Existem diversas meditações guiadas, mas fique a vontade em fazer a que mais for confortável para você. Comece com um minuto em silêncio.
  • Fique próximo em quem te quer bem. Não precisa conversar, mas faz bem só em estar perto em quem realmente podemos contar com um abraço verdadeiro.

Muitas vezes as respostas não aparecem magicamente… Gostaria muito.

O autoconhecimento tem me ajudado muito a compreender melhor algumas questões e não me abater mais com as ondas que aparecem. É como descascar uma cebola e encontrar quem realmente somos e o que queremos. Está tudo dentro de nós, mas só está encoberto pela poeira do tempo e atividades não tão saudáveis a nossa mente.

Já venho há um tempo coletando e testando dezenas de coisas para que pudessem servir de munição para combater os dias que estou triste. Até porque nesses dias parece que esqueço tudo que já fiz para ficar bem, então é bom ter tudo isso disponível para enfrentar a depressão.

Então aqui tem uma lista com 36 maneiras para você se sentir bem. Algumas são temporárias, mas mesmo assim de grande ajuda.

36 maneiras de lidar com a depressão:

Uma lista para você ter perto de você.

  1. Ajude alguém. Pode ser algo desde como segurar a porta ou ser voluntário. Até mesmo comprar um café para um desconhecido.
  2. Dance. É ótimo para movimentar o corpo. Faça isso completamente para você, não pelos outros.
  3. Saia para caminhar. Uma das coisas que mais me ajudaram quando estava em crise era sair para dar uma volta no quarteirão.
  4. Escreva o que está pensando. Algo como isso que estou fazendo agora, só escreva.
  5. Prós e contras. É sempre bom lembrar o que te faz realmente bem.
  6. Aceite. Sério, pode ser um pouco contraditório mas quando você aceita dói menos.
  7. Coma algo “ruim”. Coma doces (só não sei quando isso se tornou ruim, rs). Passe num drive-thru e pegue o que tiver vontade.
  8. Fique bêbado. Faça isso com cautela e com consciência que é uma fuga momentânea. Isso não irá resolver a depressão.
  9. Faça atividade física. Eu nunca me senti mal depois de uma longa corrida. Mesmo sendo difícil sair da cama, nunca me arrependo de ir.
  10. Escute musicas animadas. Eu particularmente tenho a minha lista de músicas para me sentir bem.
  11. Pasta com e-mails felizes. Separe os e-mails que te trazem alegria numa pasta separada. Eu sempre leio as conversas que tive.
  12. Vá ao cinema. Uma das práticas que mais gosto é simplesmente ir sozinho ao cinema.
  13. Tenha em sua volta pessoas positivas e gatilhos positivos. É bom ter pessoas que realmente gostam de você por perto, melhor ainda se foram aquelas que te trazem uma energia boa.
  14. Veja um filme de comédia. Quase como desligar o cérebro e achar graça em alguma coisa.
  15. Pense sobre algo bom que fez. Feche seus olhos e lembre de algo que fez e que se orgulha no passado, algo que conquistou.
  16. 1 Tarefa simples. Limpe seu quarto, escove os dentes, jogue o lixo fora, tome banho, arrume sua cama, qualquer coisa.
  17. Converse com um família. Mesmo que seja difícil se expressar, tente conversas com seus pais. Tenho certeza que sua mãe ou pai estarão dispostos a te ajudar incondicionalmente.
  18. A regra dos 5 minutos. Você tem apenas 5 minutos para se lamentar. Seja duro. Muitas vezes você vai percerber quão pequeno ou insignificante nossos problemas são.
  19. Escreva tudo quando você está se sentindo triste. É como fazer um download mental de tudo que está sentindo. E muitas vezes eu escrevi post-its do oposto que havia escrito para olhar e lembrar de me recompor.
  20. Deite no chão. Se for na grama, é melhor ainda. Mas isso vai ajudar você olhar as coisas por uma outra perspectiva.
  21. Mude seu ambiente. Mude os moveis de lugar, durma em outro comodo da casa, passe uma semana na casa de um amigo ou em outra cidade.
  22. Banho de amor. Tome um belo e quente banho, daqueles que parecem que tiram todas as sujeiras de dentro.
  23. Escute os problemas de alguém. Ouvir outros problemas geralmente me faz pensar que os meus não são tão ruins. Todos pensamos que nossa família é a mais estranha até ouvir sobre outras pessoas.
  24. Leia livros ou artigos. Você pode fazer isso em casa, mas seria muito melhor ir para uma cafeteria. Onde tenha movimento e você se sinta parte desse mundo, que existam outras pessoas.
  25. Mande mensagem para um amigo que realmente te responda.
  26. Jogue coisas fora. Sério. Livre-se das coisas que você carrega, isso vai aliviar sua mente. Menos é mais.
  27. Incenso. Eu tenho vários incensos aqui, cada um para um sentimento que tenho no dia. Me traz paz.
  28. Sorria para um estranho. Faça disso um desafio. Você irá se surpreender.
  29. Coma no seu restaurante favorito. Me convida.
  30. Seja congruente. Seja real. Quando alguém perguntar como está se sentindo, seja honesto. Você ficará chocado com o quanto mais se expressar aos outros você sentirá melhor e também conectado.
  31. Foque em algo positivo que você pode fazer no momento. Algo? Qualquer coisa? Uma coisa apenas?
  32. Veja e converse com pessoas mais velhas. Isso pode ajudar muito a você realizar que o tempo ajuda muito e irá saber como usar melhor o tempo da sua vida.
  33. Tenha atividades e lugares que te alegram. Faça uma lista. Faça ou vá quando estiver pra baixo.
  34. Sinta você. Pense mais profundamente sobre suas emoções, tristezas, sentimentos realmente são que você quer internamente ou são apenas aceitações que você busca externamente.
  35. Palavras do bem. Fale com um amigo próximo e peça que fale ou escreva sobre o quão incrível você é. Leia isso sempre que necessário.
  36. Olhe de fora. Feche seus olhos e saia do seu corpo por uns instantes, veja tudo ao seu redor como se fosse um jogo em terceira pessoa. Isso ajuda a compreender melhor o que está acontecendo fora de você e te da uma outra visão do que você pode fazer.

E de bônus, assista vídeos de gatinhos, cachorros ou bebês é sem dúvida melhor que muito remédio.

3 passos simples para que você seguir na sua vida:

  1. Como posso simplificar a minha vida? Lembre-se que menos é mais. Se desfaça de tudo que não lhe faz bem.
  2. Lembre-se que falhar é bom. Quando você aprende com as falhas e supera isso, você se torna mais forte para enfrentar os novos desafios da vida.
  3. Comece o dia com algo pequeno e positivo. Fui aderindo a pequenos rituais matinas e que me ajudam no processo. Seja preparar meu café e sentar em algum raio de sol por alguns minutos.

Para mim, é importante saber que a depressão está aqui e está tudo bem. Lembre-se que a depressão, ou qualquer outro problema, tem tudo o que precisa para nos ensinar. Abrace-a.

Atualização do artigo: Estou fazendo terapia através do site do Zenklub, é uma plataforma para você encontrar psicólogos e ter atendimento online. Dependendo do profissional você consegue horários bem flexíveis e preços mais acessíveis. Estou gostando bastante.

Eles oferecem um código promocional, que ao usar você ganha R$50 na sua primeira sessão e eu ganho R$50 para a minha próxima sessão. Então acho que ambos saímos ganhando nessa.

Você só precisa acessar o site através deste link: Zenklub.

E colocar o código promocional: victorfreitas no campo “adicionar código” no cadastro e, automaticamente, ganhar R$50.

Agora é com você, teria mais algum item para adicionar nessa lista? Deixe seu comentário.

Deixe suas “palmas” se esse artigo lhe foi útil, ou se quiser só aplaudir para me ajudar. Ficaria muito grato por isso.

Me siga também nas redes sociais: Instagram, Twitter e Youtube.

Até a próxima.

Reescrevi, e traduzi, esse artigo baseado no post do Noah Kagan — “36 ways to Deal with Depression”.

--

--

Victor Freitas
Desafios da Vida Saudável

Reflexões sobre alguém disposto a se conhecer mais e ser uma pessoa melhor. Instagram.com/victorpfreitas