A beleza está nos olhos de quem vê

Os bastidores de quem busca ser uma pessoa melhor.

Victor Freitas
Desafios da Vida Saudável

--

Apesar de gostar de textos motivacionais, ou de auto-ajuda, não gosto muito daqueles que ditam regras e dizem que as coisas serão mais fáceis se você seguir a tão simples lista de 10 dicas para ser uma pessoa melhor.

Afinal não é tão fácil ver o belo à aquele que os sorrisos já não são tão espontâneos.

Meus últimos dias foram de muita reflexão, inclusive acabei procrastinando todas as atividades que tinha que fazer. Com muitas coisas na cabeça, voltei a ter crises de ansiedade.

Fazia tempo que não passava por isso.

Sentia meu corpo tremer, meu peito vibrar como se fosse um formigamento bem forte, me faltou ar, chorei e dificultou muito para que pudesse raciocinar o que poderia fazer pra me acalmar.

Mesmo sabendo de diversas coisas para lidar com a crise, como falar com alguém, meditar, sair para caminhar, nada parecia fazer efeito para controlar a crise.

Acho que me desacostumei desde que tive a última.

A falta de foco se manteve o dia inteiro e tem me acompanhado já faz alguns dias. Então chegou um momento que decidi abrir mão de tudo, parar de me cobrar e apenas fazer o que eu gostaria de fazer no momento, ou simplesmente não fazer nada.

Tirei as cobranças da frente e optei por tentar esquecer as coisas. Não foi fácil, sempre vinha o pensamento que eu estava estragando tudo por não entregar as coisas no tempo mais adequado e que depois seria uma correria para fazer em cima da hora.

Tenho que parar de me cobrar tanto.

Tudo isso tem sido reflexo de diversas questões emocionais que estou lidando ultimamente.

A falta de um propósito.

Não sinto que tenho um propósito na vida. Não me sinto atrás de objetivos que possam dizer para onde estou indo. Está difícil criar vínculos com pessoas, com trabalho, com qualquer coisa que gostaria de fazer e principalmente comigo mesmo.

O que sinto é que tenho deixado muito a vida acontecer, o que vier ta bom, o jeito que está vai passar. Vou me encaixar um dia.

Da mesma forma que penso que está tudo bem, também me sinto apenas um ser humano sobrevivendo e sem sonhar por grandes conquistas.

Quando falo em conquistas não me refiro a dinheiro, fama ou status. Mas ligado a ser feliz, algo que não me sinto hoje. Sinto falta em dar valor as pequenas coisas e isso ser suficiente pra mim, sabe? Dar valor a um momento com a minha filha, com a minha família, amigos e até mesmo trabalhando nos meus projetos.

Tenho sido apenas um viajante sem destino dessa vida e muito menos estou apreciando a viagem.

Repensando o que estou fazendo com minha vida.

Como diria Augusto Cury: “Ame a vida e tenha coragem para vivê-la, mesmo que em alguns períodos você esteja cansado e transtornado. Nunca se esqueça de que o maior carrasco do homem é o próprio homem. Ninguém pode ferir mais você do que você mesmo.”

Por mais que eu saiba que há possibilidades para fazer tantas coisas que me deixarão bem, me peguei nesse “stop introspectivo” que me fez repensar seriamente o que tenho feito com a minha vida.

Já estou com 30 anos e a sensação é que me abandonei por muito tempo.

Sinto que vivo num cárcere das minhas próprias emoções e que é guardado pelo medo e o ego.

De tal forma, conseguir enxergar mais profundamente entre as minhas camadas tem sido algo bem difícil. Já que muitos acontecimentos são, muitas vezes, só um disfarce para alimentar o ego.

Quando isso acontece eu deixo de ver quem eu realmente sou e mais uma vez me deixo de lado. Acabo sendo tomando por emoções que não correspondem a minha realidade e me fogem do auto-controle.

Sabemos que o inferno está cheio de boas intenções. Mas enquanto eu não parar para reavaliar o que tenho feito com a minha vida, continuarei colocando no externo as impurezas que tenho dentro de mim. Isso é o mais fácil.

E não vai adiantar muito se eu deixar passar mais tempo da minha vida pensando que seja apenas uma fase passageira.

“Ninguém vai bater mais forte do que a vida. Não importa como você bate e sim o quanto aguenta apanhar e continuar lutando; o quanto pode suportar e seguir em frente.” - Rocky Balboa

Sei que é necessário uma faxina mental, de preferência todos os dias. É necessário treinar e educar as minhas próprias emoções para que eu não seja um escravo do meu próprio pensamento.

Os últimos anos tiveram decisões que causaram uma pane muito grande e que contribuiu muito para a minha depressão e momentos introspectivos assim. A falta de auto-controle das emoções e não me perdoar, geraram um tumulto interno que só criou mais questões a serem decifradas.

Sou um ser humano cheio de questões, de erros, de tropeços e desengonçado. E só depende de mim fazer a mudança que tanto quero na minha vida. Mesmo que isso chegue em feridas muito profundas, não posso deixar o medo assumir o controle.

Nunca é tarde demais para nos dar a nós mesmos mais uma chance.

Oras, mesmo tão dura, a vida é bela. Depende da forma que a enxergamos e o que podemos fazer hoje para aprecia-lá.

Este é apenas um registro da minha longa jornada no autoconhecimento. Fique a vontade para contribuir, deixe seu comentário.

Muito obrigado.

Victor Freitas @viktorfreitas

--

--

Victor Freitas
Desafios da Vida Saudável

Reflexões sobre alguém disposto a se conhecer mais e ser uma pessoa melhor. Instagram.com/victorpfreitas