Agora que o Carnaval acabou, bem vindo a 2018.

Já que efetivamente 2018 começou, você não pode fechar seu 2017 sem agradecer pelo seu ano, sem analisar quais foram os seus aprendizados e criar metas saudáveis para esse ano, para seu crescimento como pessoa e para encontrar a sua melhor versão.

Ju Andrade
Desafios da Vida Saudável
4 min readFeb 16, 2018

--

Sobre gratidão

Ju, mas pra que ou por que agradecer pelo ano que passou?

Lhe dou três motivos que mudaram a minha vida quando o assunto é gratidão:

  • Em primeiro lugar, quanto mais agradecemos mais coisas surgem para agradecer. Você pode por exemplo agradecer pelo seu trabalho, sua família, algo que aconteceu no seu dia.
  • Em segundo lugar, tudo aquilo que não está bom na nossa vida, é por que está faltando gratidão. Você acha que não em um bom emprego? Comece a agradecer por ter um emprego, agradeça por tudo aquilo que esse emprego pode te trazer de aprendizado para que você possa colocar em prática em um próximo emprego que te faça mais feliz.
  • E em terceiro lugar, o hábito de agradecer gera o fluxo de receber. Afinal, quanto mais agradecemos, mais coisas surgem para agradecer.

Isso tudo foi consequência do meu aprendizado com a terapia. Estava em uma fase onde eu só acreditava que eu não merecia ser feliz, que tudo de ruim acontecia comigo e não existia nada para agradecer.

E depois de várias sessões e minha terapeuta na época falando sobre gratidão, foi que eu resolvi colocar em prática o que ela tanto tentava me ensinar.

Nesse momento me desafiei a 100 dias de gratidão, onde no meu Instagram pessoal, eu postava uma foto do meu dia e escrevia algo ao qual eu fui grato naquele momento.

Não vou negar que no começo foi desafiador, tiveram dias de simplesmente agradecer pelo meu dia pois, não encontrava nada a ser grata. Porém foi aí que a mágica começou a acontecer. Mesmo eu não tendo nada em especial para agradecer, o simples fato de agradecer pelo meu dia, começou a transformar tudo.

Passei a enxergar algo a agradecer, mesmo que no meu dia não tinha acontecido nada de especial. Começaram cada vez mais surgir coisas a agradecer, diante aos desafios do dia a dia passei a enxergar as coisas de uma forma diferente e o mais legal de tudo, meus amigos começaram a compartilhar comigo coisas na qual eram gratos em suas vidas e o quanto eu estava ajudando-os a enxergar algo diferente.

Por isso digo… a gratidão mudou a minha vida!!!

Quando você estiver tranquilo, pare por um minuto e faça uma lista com 10 coisas pelas quais você é grato no ano de 2017. E após terminar essa lista, leia em voz alta cada item e repita até sentir seu coração transbordando gratidão. Você pode repetir como se aquilo estivesse acontecendo nesse momento. Veja, sinta, ouça, tudo o que aconteceu naquele momento pelo qual você foi grato. Traga a emoção para o corpo. Permita-se sentir novamente.

Sobre aprendizado

Depois de fazer essa listinha da gratidão, pergunte-se: Será que aprendi algo nesse ano que passou?

Tudo que passamos na nossa vida, seja bom ou ruim, sempre nos traz um aprendizado. Volte no tempo com calma e observe como foi o seu ano. Imagine-se voltando lá para janeiro de 2017 e, com calma, mês a mês, observe tudo o que aconteceu e quais foram os aprendizados.

Com base nos seus aprendizados e nas coisas pelas quais você foi grato, procure criar hábitos saudáveis para que seu ano de 2018 seja ainda melhor.

Nesse momento você pode pensar em novos hábitos que irão te tornar uma pessoa cada dia melhor.

Sobre metas saudáveis

Quando falo de metas saudáveis, são metas (novos hábitos) relacionadas ao seu bem-estar, a sua saúde física e emocional, ao seu autocuidado.

Alguns exemplos de metas saudáveis:

  • passar mais tempo com seus pais,
  • passar mais tempo com aquela pessoa especial,
  • ler mais,
  • ter uma alimentação mais balanceada e saudável,
  • cuidar da saúde emocional e física,
  • meditar mais vezes,
  • aprender algo novo,
  • se olhar com mais amor,
  • conhecer um lugar novo,
  • escutar mais música,
  • caminhar no parque,
  • Entre outras coisas…

Agora sim! Que esse ano de 2018 venha repleto de tudo aquilo que te faça bem, que você passe pelos desafios da vida, de uma forma mais leve e amorosa.

Um excelente ano pra ti.

Com amor, leveza e gratidão

Ju Andrade ❤️🙏🏻🌻

Terapeuta Holística

Contatos:

Instagram – @juandrade.terapiasholisticas

E-mail – ju.andrade.silva@hotmail.com

Foto: Unsplash by Ian Schneider

--

--

Ju Andrade
Desafios da Vida Saudável

Terapeuta Holística 🐛🦋 - PNL Practitioner/Master - Thetahealing/Pranichealing Instagram:@juandrade.terapiasholisticas