Recaída da depressão: Será que estou com depressão de novo?

Quando alguns sintomas da depressão aparecem novamente é preciso respirar fundo para compreender o que está acontecendo.

Victor Freitas
Desafios da Vida Saudável
6 min readOct 21, 2017

--

Recaída da Depressão por Victor Freitas do Desafios da Vida Saudável

Há um bom tempo atrás eu comentei sobre a minha depressão e também como aprendi a lidar com ela. Já se passaram mais de um ano desde que relatei isso e muitas coisas aconteceram no caminho.

A vida por si não é um caminho tranquilo, é uma estrada cheia de buracos e desafios. Mas assim, como também, tem momentos turbulentos ela tem paisagens lindas e que faz a nossa jornada valer a pena.

Só depende em como apreciamos essa viagem.

Desde que comecei a me sentir bem ao começar a lidar com a depressão, algumas pessoas chegaram a dizer para eu ir com calma. Que se eu vivesse através da síndrome da Poliana — que pensa que tudo é uma maravilha e não enxerga a realidade — eu teria uma recaída na depressão e tudo poderia voltar como antes, ou pior.

No momento eu só queria me sentir bem e queria aproveitar toda aquela sensação boa que estava tendo após pensar muitas vezes em desistir da minha vida.

Já faz mais de um ano e muita coisa aconteceu durante todo esse tempo.

Algumas pessoas mandaram comentários, mensagens e até mesmo e-mails me perguntando como eu lido com as minhas recaídas da depressão ou se eu já tive alguma recaída.

Assista ao vídeo sobre a minha recaída na depressão:

Segundo alguns sites que vi, as estatísticas mostram cerca de 50% de chance de recaída na depressão.

A prevenção da recaída se torna muito importante após o primeiro surto de depressão, e a chance de continuar vítima de depressão aumenta dramaticamente após o primeiro episódio.

É muito importante ter um plano de prevenção e evitar os gatilhos que podem causar uma recaída.

Não é nada fácil conseguir se autodiagnosticar, ainda mais que é uma doença invisível. É muito difícil falar para você que eu não tenho mais nada, até porque eu acredito que a depressão esteja aqui do meu lado e que eu
estou cada vez mais aprendendo a lidar com ela.

Só que lidar com ela é uma coisa muito difícil, assim como ela é invisível eu não sei exatamente se o que estou sentindo é um sintoma da depressão ou se é apenas um dia na bad, um dia complicado e que não estou sabendo lidar com as situações.

Passei por momentos em que tive uma baixa energia, não queria levantar da cama, não queria fazer nada e só queria me isolar do mundo.

Nesses momentos eu ficava pensando se estava depressivo novamente.

Pensava se teria que fazer todos os exames de novo, voltar a tomar antidepressivo… putz, seria foda.

Então fiz o que podia fazer de melhor naquele momento e comecei a me perceber sobre o que estava acontecendo comigo, o que seria todo aquele processo novamente.

Até porque, como já tinha passado por um momento depressivo mais forte, eu tinha aprendido como lidar melhor com algumas questões. Não que isso pudesse resolver o que estava acontecendo novamente mas ajudou muito a compreender o processo.

Comecei a estruturar melhor o que eu poderia fazer para sair daquilo que
parecia que tinha voltado.

Os meus 30 anos não trouxe somente as crises que vem com a idade. Mas foi um ano de muita introspecção. Eu acabei ficando muito comigo, me vinculei muito com a meditação, ficar sozinho. Algumas vezes me senti sim solitário mas boa parte das vezes senti uma solitude em estar na minha companhia e me curtindo mais.

Eu mudei muito nesse ano, o autoconhecimento com certeza foi um fator primordial para me compreender mais e ter mais consciência.

Tanto que sei que se eu quisesse me recuperar dessa possível recaída na depressão eu teria que mudar e encontrar novas perspectivas.

Não digo nem de mudanças drásticas, mas é necessário mudar a sua vibração para que possa abrir espaço para novas ideias entrarem. Só assim você consegue ter mais noção do que pode fazer quando tudo parece que está perdido.

Quando estamos na depressão, ainda mais com a ansiedade, parece que há uma nuvem densa de pensamentos e nada parece fazer mais sentido. É um excesso de tantas coisas que fica difícil até respirar de tanta coisa que a mente te apresenta.

Então se eu me abdicasse de tudo, ficar no meu mundo, não iria contribuir em nada para me recuperar da recaída na depressão. Não é fácil tomar alguma atitude quando você não consegue nem sair da cama, não tem nem energia para fazer nada e só quer dormir. Ficar em posição fetal e não fazer mais nada.

Só que eu queria reverter essa situação.

No fundo eu sabia que não estava contribuindo comigo. Que do mesmo jeito que eu estava sendo meu vilão, eu poderia ser meu herói. Só dependeria de mim fazer algo e de mais ninguém.

Há sim pessoas maravilhosas dispostas a darem mão para nós quando estamos numa condição de saúde mental complicada assim como a depressão, só que elas tem um papel limitado nessa história. Elas ajudam na batalha mas só a gente que pode vencer essa guerra, entende o que quero dizer?

Eu precisava fazer algo, tomar alguma atitude. Então só pensava: O que de melhor posso fazer agora? Isso foi algo que aprendi com a Juliana Andrade, minha terapeuta, e que vem me ajudado muito a me compreender e também eventos externos que acontecem.

Sair para uma simples caminhada no bairro, tomar banho, arrumar a cama, mudar a posição das coisas no quarto. Qualquer atitude simples já e ajudava a mudar a perspectiva que tinha sobre as coisas. Até mesmo deitar no chão pode te ajudar a mudar a percepção que tem e quebrar a vibração que tanto te arrasta para ficar mal.

Então quando tudo começar a desabar, lembre-se de duas coisas importantes: respirar (esquecemos quando as coisas ficam estranhas) e qual a mais simples coisa que posso fazer no momento.

Só isso pode mudar completamente o jogo numa situação dessa. Seja sua primeira vez com a depressão ou em uma recaída.

Aprendi muito com a depressão, com meus erros e acertos, como disse, isso me ajudou a ter uma compreensão muito boa sobre mim mesmo. Principalmente por aceitar melhor todas as coisas que acabam acontecendo e essas sombras que ainda aparecem para atormentar.

Afinal está tudo bem ter recaídas, está tudo bem não se sentir bem alguns dias, está tudo bem não se sentir bem na semana. Aprenda e agradeça por tudo que isso pode te ensinar.

Se algo assim está acontecendo na sua vida é porque ela está querendo te mostrar algo que você não está vendo.

Acredite, aceite e agradeça.

Se você quiser ver mais vídeos sobre o assunto de depressão, além do que falei sobre a minha recaída, veja esses:

Vídeo sobre a minha depressão:
https://www.youtube.com/watch?v=JfHG0LqhfGM

Vídeo sobre o que fiz para melhorar da depressão:
https://www.youtube.com/watch?v=oXs1szbdc6o

Se quiser desabafar, conversar ou só dar um oi, você pode me mandar um e-mail pelo desafiosdavidasaudavel@gmail.com ou me seguir e mandar uma mensagem no instagram.com/victorpfreitas.

Atualização do artigo: Estou fazendo terapia através do site do Zenklub, é uma plataforma para você encontrar psicólogos e ter atendimento online. Dependendo do profissional você consegue horários bem flexíveis e preços mais acessíveis. Estou gostando bastante.

Eles oferecem um código promocional, que ao usar você ganha R$50 na sua primeira sessão e eu ganho R$50 para a minha próxima sessão. Então acho que ambos saímos ganhando nessa.

Você só precisa acessar o site através deste link: Zenklub.

E colocar o código promocional: victorfreitas no campo “adicionar código” no cadastro e, automaticamente, ganhar R$50.

Agora é com você. Esse texto te ajudou? Acha que pode ajudar algum amigo? Tem algo a mais para acrescentar? Deixe seu comentário.

Clique também nas palmas, você pode clicar várias vezes. Então aplauda o conteúdo e contribua que esse artigo apareça para mais pessoas.

Um grande abraço,

Victor Freitas.

Desafios da Vida Saudável.

--

--

Victor Freitas
Desafios da Vida Saudável

Reflexões sobre alguém disposto a se conhecer mais e ser uma pessoa melhor. Instagram.com/victorpfreitas