Saúde mental para quem não tem condições de pagar

Um artigo repleto de informações, aplicativos, lugares, contatos e tudo que você precisa caso esteja passando por dificuldades emocionais e mentais.

Victor Freitas
Desafios da Vida Saudável
8 min readMay 5, 2018

--

Saúde mental para quem não tem condições de pagar.

Você sente que está passando por dificuldades, tem problemas de saúde mental ou até mesmo gostaria de ter um diagnóstico mas não tem como pagar ou apenas se interessa por uma terapia individual? Pois bem, há muitas alternativas que ainda podem te auxiliar nesse processo de autoconhecimento.

Já faz um tempo que não escrevo nenhum artigo aqui no blog, mas durante esse tempo fui coletando muitas informações e também explorando outras alternativas para cuidar da minha saúde mental.

Como já falei em outro tópico aqui, sobre a recaída da depressão, é importante frisar que ao ter consciência sobre ela sei que sempre terei que lidar com ela em meus altos e baixos.

Acredito que a saúde mental se tornou a parte mais importante pra mim nos últimos anos. Devido a uma série de fatores, percebi que precisava me cuidar melhor nesse aspecto. Pois através de um emocional e mental equilibrado isso me faria ter sucesso em todas as outras áreas da minha vida.

Durante os últimos anos eu fiz terapia, acupuntura, meditações sozinho e em grupo, vivências espirituais, cursos de Reiki e PNL (Programação Neurolinguística) e diversas outras coisas afim de me conhecer mais e como lidar com a depressão e ansiedade.

Algumas coisas que fiz foram pagas e outras não. Sou grato por ter condições financeiras que me permitiram ter acesso a esse tipo de informação, pessoas e experiências. Gostaria que todos pudessem ter esse tipo de acesso, porém acredito que a maioria não tem essa possibilidade de pagar então decidi procurar por opções mais econômicas e até gratuitas que possam ajudar a gente cuidar da nossa saúde mental.

Antes de seguirmos quero deixar alguns recados:

  • Pretendo atualizar sempre essa lista com mais informações possíveis, porém conto com a ajuda de vocês. Se tiverem alguma informação relevante (nomes, endereço, telefone, como fazer) é só deixar aqui nos comentários ou me enviar um e-mail desafiosdavidasaudavel@gmail.com ou pelo twitter https://twitter.com/victorpfreitas;
  • Pode ser que nem todas as informações aqui estejam atualizadas. O profissional não atende mais ou mudou de endereço ou agora atende sessões pagas. Então experimente outra solução desse guia e se conseguir uma informação mais atualizada, me avise;
  • O intuito desse guia não é promover nenhum aplicativo, serviço ou profissional. É uma coletânea sincera de informações que achei e que decidi compartilhar com vocês.

Antes de irmos adiante, quero ressaltar que é muito importante deixar claro que esse guia não é a solução dos seus problemas, ele poderá te ajudar e muito, mas é super importante que você procure ajuda profissional. Não tenha medo ou insegurança de buscar ajuda, você não está sozinha(o).

Aplicativos para saúde mental

Uma lista de aplicativos para te ajudar a lidar melhor com sua saúde mental. Os aplicativos ajudam em casos de depressão, ansiedade, crises de pânico e outras coisas.

🧡= Aplicativos que utilizo ou que está na minha lista de favoritos.

  • Cogni (iOs e Android)

O Cogni é uma ótima opção para anotar seus sentimentos e variações de humor. Assim você pode ter um registro dos comportamentos e entender um padrão, sabendo o que deixa feliz ou triste e aprendendo a trabalhar essas sensações. Versão gratuita e paga: https://www.cogniapp.com/

  • Zen (iOS e Android)

O Zen é um aplicativo ideal para meditação. São meditações guiadas especificas para cada momento e emoções. Versão gratuita e paga: Android e iOS.

  • ADDS (iOS e Android)

O nome do app é a sigla de Apoio ao Diagnóstico de Depressão e Avaliação do Risco de Suicídio. O ADDS foi desenvolvido no Brasil, pelo núcleo de Telessaúde do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio (TelessaúdeRS/UFRGS). O objetivo dele é “auxiliar no diagnóstico de depressão e na definição de Risco de Suicídio, mas não substitui o julgamento clínico”. Versão gratuita: Android e iOS.

  • Calm Harm

Tem atividades de 5 a 15 minutos que ajudam nos momentos de crise ou quando precisa aliviar um pouco a cabeça. Tem sistema de log de emoções também. É inglês. Versão gratuita: Android e iOS.

É um dos aplicativos que eu mais utilizo. É ótimo para meditação, inclusive tem uma minha lá para te ajudar na ansiedade, só procurar por Victor Freitas. Mesmo que você não saiba meditar, tem meditações guiadas e bem curtas. Já ajuda bastante. Versão gratuita: Android e iOS.

Um dos meus favoritos e que me ajudou em aprender a meditar. Pra mim é um dos melhores em meditação, aprendi muito. É em inglês. Versão gratuita e paga: Android e iOS.

Um app que me ajudou muito nos momentos mais difíceis foi o 7cups. É possível conversar com outras pessoas em um chat aberto ou com voluntários dispostos a te ouvir. Boa parte dele é inglês. Versão gratuita para: Android e iOS.

  • Querida ansiedade

O app Querida Ansiedade é ótimo com várias opções. Desde exercícios, meditações e até indicação de psicólogos para conversar online. Para Android e iOS.

  • CVV — Centro de Valorização da Vida

Aqui não é muito questão de aplicativo, mas tem a opção de chat online. Além da opção por telefone. Você tem a possibilidade de conversar com um voluntário e de forma anônima e sigilosa.

Converse por chat: http://www.cvv.org.br/chat.php

Converse por telefone: 141 (veja os horários de atendimento)

Atendimento Psicológico gratuito em centros de saúde

Aqui estão algumas informações que encontrei vasculhando a internet e também nos sites das instituições que oferecem ajuda psicológica gratuitamente.

  • Centros de saúde / SUS (Sistema Único de Saúde)

O SUS oferece atendimento psicológico no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de forma gratuita. Existem opções de tratamento específicos para adolescentes, adultos e outras necessidades.

Para mais informações:
Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde
Telefone: (61) 3315–9144
Email: saudemental@saude.gov.br

Lista com vários endereços de CAPS em São Paulo: http://www.psicologiahailtonyagiu.psc.br/esclarecendo/enderecos-uteis/84-enderecos-dos-caps-na-capital-de-sao-paulo

Eu mesmo já tive atendimento através do posto de saúde na minha cidade. Existem alguns espalhados pelos bairros, procure o mais próximo e consulte via telefone ou e-mail sobre mais informações.

Um jeito fácil de achar essas informações é procurando no site da prefeitura da sua cidade. Por exemplo, eu busquei no google por “posto de saúde Jacareí” (Jacareí é a cidade onde moro) e teve como resultado essa página no site da prefeitura: http://www.jacarei.sp.gov.br/unidades-de-saude/.

Lá encontrei o endereço, telefone e e-mail dos CAPS que tem por aqui. Foi até mais fácil do que pensei.

  • Escolas, ONGs, Universidades e outras instituições

Tem alguns lugares, principalmente universidades, que oferecem atendimento psicológico gratuitamente. Para saber melhor você precisa entrar em contato com as universidades da sua região e consultar. Ou buscar no google. Eu mesmo pesquisei por esse termo “universidades que oferecem atendimento psicológico” e apareceu diversos resultados em várias cidades.

Aqui tem uma planilha com mais de 70 locais que prestam serviço de atendimento psicológico gratuito ou com valor acessível:

Acesse: https://docs.google.com/spreadsheets/d/12tPcEmolFJ5ZBdEZ6Ero718xIdA2nD6RsKE475LGDkQ/

Profissionais (Terapeutas, psicólogos, psiquiatras e afins…)

Se mesmo assim todas as opções não trouxeram algo que procurava e quer algo mais específico e direto, então há como encontrar profissionais dispostos em te ajudar. Voluntários ou com um preço acessível.

Acredito que esse caso seja um pouco mais difícil de encontrar mas é possível, basta apenas se aprofundar nas pesquisas no google e conversar com alguns centros de atendimentos e profissionais.

Tenho aqui dois exemplos.

Onde fiz o curso de Reiki tem atendimento gratuito às sexta-feiras. O reiki é uma terapia de cura através das energias e é incrível. Foi algo que mudou muito a minha percepção sobre as energias no mundo. Mais informações: https://www.alquimiaterapiaholistica.com/

A Ju Andrade, minha amiga e terapeuta, faz a primeira conversa gratuitamente. Então é uma ótima opção para você que ainda tem receio e não sabe como vai ser conversar com alguém. Ela reside em SP mas atende online por whatsapp ou skype. Instagram.com/juandrade.terapiasholisticas e e-mail: ju.andrade.silva@hotmail.com

Se tiver indicações de outros profissionais disponíveis em conversar ou alguma forma para encontrar algum, me manda um e-mail ou tweeta: https://twitter.com/victorpfreitas/status/986215140080209920

Grupos de meditação, eventos e atividades na sua cidade

Se ainda acredita que conversar com alguém não vá te ajudar ou ainda não está preparado para isso, então é ideal encontrar atividades em grupo.

Eu te entendo se não quiser conversar com alguém e que as opções que eu passei você não se identificou muito. Está tudo bem, mas garanto que fora de casa você poderá ter mais espaço para pensar e respirar além dos pensamentos pesados.

Certa vez eu recebi um e-mail de um garoto com problemas em lidar com a depressão. Ele me dizia que a vida não valia mais a pena, que estava no seu máximo, não tinha família, amigos, ninguém e não via mais sentido em continuar.

Para complicar um pouco a situação ele mora em uma cidade no interior de Goias, uma cidade que eu só havia falar por cima e não conhecia nada.

Através do Google busquei o site da prefeitura e de terapias holísticas. Com isso pude achar programas de saúde da prefeitura e também grupos de meditação. A ideia era fazer com que ele saísse de casa e pudesse fazer uma atividade e se sentir confortável em conversar com outras pessoas que pudessem entender o que ele estava passando. Se ele permanecesse em casa seria pior.

Normalmente as prefeituras oferecem grupos de caminhada em parques ou regiões da sua cidade. Se tiver um parque na sua cidade é só ir lá e ver se tem placas ou conversar com quem trabalha por lá para saber melhor. Aqui na minha cidade por exemplo já encontrei em uns 3 lugares grupos que fazem atividades físicas gratuitas.

Para grupos de meditação é necessário uma busca mais aprofundada. A aba eventos do Facebook pode te ajudar muito, procure por eventos na sua cidade que sejam de meditação, Reiki, aromaterapia, cromoterapia e afins. Tenho certeza que terá algo.

Vale ressaltar também que boa parte das pessoas que atendem através de terapias alternativas estão dispostas a te ajudar. A moeda de troca é o dinheiro, obviamente, porém sinto que eles são super abertos em conversarem e te ajudarem a achar uma solução para o que precisa.

Mais algumas opções gratuitas:

  • Tomar sol;
  • Dar uma volta no quarteirão;
  • Ir ao parque e deitar na grama;
  • Ouvir músicas calmas e sons da natureza;
  • Assistir vídeos e ver fotos que te fazem bem (filhotes de cachorro e gatos são uma ótima opção);
  • Abraçar alguém.

Atualização do artigo: Estou fazendo terapia através do site do Zenklub, é uma plataforma para você encontrar psicólogos e ter atendimento online. Dependendo do profissional você consegue horários bem flexíveis e preços mais acessíveis. Estou gostando bastante.

Eles oferecem um código promocional, que ao usar você ganha R$50 na sua primeira sessão e eu ganho R$50 para a minha próxima sessão. Então acho que ambos saímos ganhando nessa.

Você só precisa acessar o site através deste link: Zenklub.

E colocar o código promocional: victorfreitas no campo “adicionar código” no cadastro e, automaticamente, ganhar R$50.

Espero que esse artigo tenha feito sentido para você ou que faça para alguém que você conheça. Pode até ser que algum conhecido seu esteja procurando por isso e você não saiba, então seria muito interessante se você compartilhasse esse artigo em suas redes sociais.

Fique a vontade para comentar, me enviar um e-mail ou um tweet para acrescentar mais informações aqui.

Só mais uma coisa. Aqui no artigo tem um ícone de palmas, você pode clicar nele várias vezes. Isso me ajudará bastante em saber que gostou desse artigo e que posso fazer mais desse tipo.

Obrigado!

Victor Freitas
instagram.com/victorpfreitas

Fontes e agradecimentos:

--

--

Victor Freitas
Desafios da Vida Saudável

Reflexões sobre alguém disposto a se conhecer mais e ser uma pessoa melhor. Instagram.com/victorpfreitas