É muito cansativo estar bem

Roberta Abrantes
descascandooabacaxi
3 min readSep 9, 2020

Sabe quando você tem um amigo que tá passando por um problema muito grande e você realmente quer ajudar, mas não sabe como ou não pode fazer nada? Tudo que você pode fazer nesse momento é falar “vai ficar tudo bem, pensa no lado positivo” ou alguma variante disso.

O negócio é que, quando você não aguentar mais ouvir as reclamações, você pode falar “ei, eu realmente tenho que ir agora, mas me liga se você precisar de alguma coisa, viu?”.

É assim que eu me sinto, mas a amiga sou eu e, adivinha só, eu não posso ir embora de mim!

Esses dias eu lembrei de um vídeo engraçado que uma menina toma um susto tão grande que ela fala “Minha alma apenas saiu do meu corpo, ela disse ‘é isso, eu não vou mais pagar esse aluguel’”. Estou rindo até agora porque eu queria falar isso pra mim mesma ultimamente.

A real é que se esse ano fosse o Jogo da Vida, eu teria acabado de cair no “Volte 20 casas e pague 5.000 ao banco”, mas tá tudo bem. E escrever sobre isso me faz perceber que realmente está tudo bem, apesar de não ser como eu gostaria.

Ver esses sentimentos no papel (ou na tela) mostram que é normal eu estar exausta e que faz sentido eu não estar com paciência para os problemas dos outros: eu já estou muito ocupada e gastando muita energia pra ficar bem, eu não consigo fazer isso comigo e outras pessoas. E digo mais: tá tudo bem!

As técnicas que eu tenho usado para vestir a camisa do “estou bem” são: não reclamar aleatoriamente sobre meus problemas reais com gente que não tá nem aí ou que eu não tenho intimidade, não ficar tocando em assuntos que podem me deixar mal, não prolongar conversas em que o outro lado está reclamando de algo, me distrair muito (jogando, falando de coisas que eu gosto ou arrumando o cabelo) e até escrever.

Tá, mas qual é a lição que eu quero passar com esse texto?

Se você também está gastando muita energia pra ficar bem, fique sabendo que vale a pena, que é melhor gastar sua energia com isso do que com as paranoias criadas pela ansiedade.

Se você é uma das pessoas que eu ignorei no WhatsApp ou alguém que tem um amigo que está passando por um momento tão complicado quanto o meu, seja paciente. Às vezes a outra pessoa só quer ser ouvida, e não receber conselhos ou prolongar esse assunto triste. E não fique lembrando a pessoa dos problemas dela também! A menos que ela inicie a conversa falando sobre isso, tente distraí-la falando de coisas que você acha que ela vai gostar: uma música nova, um livro que você leu, algo engraçado que aconteceu. Se você não tem certeza de que a pessoa QUER falar sobre os assuntos chatos que tão rolando com ela, MUDE O FOCO, sério!

Espero ter ajudado vocês porque eu me ajudei com certeza.

--

--