A saga do bookstagram

Roberta Abrantes
descascandooabacaxi
3 min readMar 28, 2019

Caso você não saiba o que é um “bookstagram”, vamos começar com uma leve introdução, afinal é algo muito simples. Essa palavra toda trabalhada naquele inglês de publiciotário chique é pra dizer: instagram sobre livros. Como boa publiciotária que sou, vou usar o termo em inglês em todo o texto. Apertem os cintos e lá vamos nós.

Há algum tempo meus maiores prazeres vêm das minhas leituras. E se tem uma coisa que eu não tenho preconceito é literatura. Pode mandar romance água com açúcar, pode mandar aqueles livros chatérrimos de história, lá estou eu, sempre de livrinho novo. De vez em quando até um livrinho infantil pra dar uma quebrada no ritmo caótico das leituras mais densas.

Pois bem, resolvi fazer um bookstagram para postar os meus (às vezes) fabulosos livrinhos e minhas experiências com as leituras. Se foi bom, se foi chato, por que eu li, quem eu acho que deveria ler, o que eu tirei daquilo e por aí vai.

A ideia foi de “vai ser só livros de mulheres” até “vou começar com ‘Mau Começo’ do Lemony Snicket” e acabou que vou postar todas as experiências mesmo. Beleza, primeiro passo resolvido.

Encorajada pelo ritmo ragatanga, já me empolguei em procurar um nome. Passei por todos os clichês com livros que você já leu no facebook como: “do livro eu não me livro”, “me livrei”, “o gato que lê”, apenas para descobrir que todos eles já estavam sendo utilizados por pessoas que não abrem o instagram há mais de um ano e só fizeram dois posts. No meio dessa saga toda, acabei me lembrando de um termo utilizado no site Skoob, em que eu arquivo meus livros e organizo minha leitura: “paginômetro”. Beleza, usuário do bookstagram criado.

Agora, no terceiro ato deste grandessíssimo drama, fui procurar o principal: como diabos eu vou fazer essas fotos? Lá fui eu, a publiciotária, fazer aquela famosa busca por referências e quero dividir os resultados com qualquer pessoa que queira ver. O que eu encontrei nessa busca?

1) Um bookstagram de caras bonitos lendo (Hot Dudes Reading)

Essa página de nome fantástico tem mais de 1 milhão de seguidores e, aparentemente, se tornou uma marca que vende até camisetas.

Caso seja do interesse de alguém, segue: https://www.instagram.com/p/BTU2A6kBv_d/

2) Um bookstagram da Reese Whiterspoon (Reese’s Book Clubx Hello Sunshine)

Se você é fã da Reese Witherspoon mas, como eu, tem que pesquisar no Google pra escrever o nome dela direito, pode acompanhar tudo que ela tá lendo aqui: https://www.instagram.com/p/BsJFCZvjmfR/

3) Um bookstagram apenas para autoras negras (We’ll Read Black Girl)

De todos os que eu vi até agora, esse foi o mais maravilhoso. Primeiro por conta da premissa que dispensa explicações, segundo porque me tirou o medo de focar no que eu queria: mulheres na literatura.

Para ver essa belezinha é só clicar: https://www.instagram.com/p/BtB39JnDJxQ/

4) Um bookstagram de pessoas no metrô (Subway Book Review)

São fotos de pessoas do metrô, falando que estão achando de suas próprias leituras. Ou seja, um instagram recheado de resenhas de pessoas reais (incluindo crianças).

Essa referência fantástica tá aqui: https://www.instagram.com/p/Btqy5Yagemi/

5) Um bookstagram essencial de gatinhos com livros (Cat Book Club)

Como última referência que eu quero dividir com o mundo está esse bookstagram de gatinhos sendo feitos de sanduíche com livros. Afinal, melhor que um bom livro, apenas um livro com gatinho quentinho e peludo ao lado (tô nem aí se você discorda ou prefere cachorro).

Para ver esse sanduíche de fofura, é só clicar aqui: https://www.instagram.com/p/7BCQImo27i/

Se você está se perguntando o motivo de eu ter ignorado os perfis brasileiros de bookstagram ou booktubers e afins, eu pesquisei em inglês e os resultados só podiam ser esses. Mas, se eu fosse a única brasileira que quer ter um bookstagram seria mais fácil ter encontrado um nome de usuário.

Antes tarde do que mais tarde, o que eu tirei da minha pesquisa? Que no fim do dia, é mais fácil a gente ficar com medo pegando referências tão grandes do que simplesmente ir lá e fazer. Procrastinei uma hora para escrever esse texto, não tenho ideia de como começar minhas fotos, mas pelo menos vi uns perfis legais, é isto.

--

--