Gestão de pessoas é um saco.

Roberta Abrantes
descascandooabacaxi
2 min readMar 26, 2020
Existe alguma situação em que não seja bom ver fotos de gatinhos?

Ter que gerir pessoas é um saco e ponto final. Porque além das suas próprias preocupações, você precisa lidar com os sentimentos e angústias de outra pessoa e não é fácil.

Assim que eu comecei a cumprir o aviso prévio da minha demissão, todos os sentimentos de preguiça que eu tinha do lugar que eu trabalho se tornaram mais evidentes. Entre eles estava esse: que preguiça de cuidar da minha estagiária que não aprende no ritmo que eu gostaria.

Percebem o erro da frase? Vou explicar.

Em qualquer relação com outras pessoas, nós criamos expectativas, esperamos que a outra pessoa aja de acordo com o que esperamos delas e quando isso não acontece, ficamos frustrados.

Nos relacionamentos amorosos, isso pode ser fator determinante de um término. Nos relacionamentos de amizade também. E nos de trabalho? Bom, no meu caso, a demissão não era uma opção. E agora?

Bom, primeiro que a minha frustração é problema só meu. E esse era o principal erro daquela frase lá em cima. A gente não pode esperar que a outra pessoa seja uma extensão da gente e funcione no mesmo ritmo e do mesmo jeito.

Em segundo lugar, já que a demissão não é uma opção, como eu posso ser mais didática ou ter mais paciência com essa pessoa que está aprendendo sob a minha responsabilidade? Essa parte é o saco.

Já que eu não posso demitir, preciso ser didática e ter paciência, quais opções sobraram? Passar para ela somente coisas que ela já aprendeu a fazer e que vão causar menos estresse em ambas as partes.

Se fosse outro momento, se eu fosse continuar nessa empresa, eu pegaria ainda mais pesado com essa pessoa para que ela aprendesse outras coisas e se eu falhasse em ensinar, mandaria ela embora.

Porque outra questão da gestão de pessoas (que é um saco) é não deixar que quem está trabalhando para você seja um problema. Ela está ali para ser uma solução e quando passa a ser o contrário disso, é hora de falar que não deu certo e tentar de novo com outra pessoa.

Escrito esse desabafo, vou voltar para um dos meus últimos dias gerindo pessoas e fazendo trabalhos que estou com preguiça de fazer, porque quero ser solução para alguém hoje.

--

--