(P)L&KM — Destaques Semanais #3

As 7 descobertas da semana que achei mais interessantes relacionadas à Gestão do Conhecimento e Aprendizagem, pessoal e corporativa.

--

Photo by Jeremy Bishop on Unsplash

Os destaques semanais são uma coletânea do que gostei durante a semana. Eles são uma forma de compartilhar o que achei de mais interessante dos canais que acompanho, grupos que participo, ou blogs que leio. Os assuntos não necessariamente têm a ver diretamente com gestão do conhecimento e aprendizagem, mas definitivamente sempre são relacionados com essa temática.

Essa semana, porém, os destaques são um pouco diferente. Seguindo a tendência do Lifewide Learning, que fala do conceito da aprendizagem em vários aspectos na vida e não só nos métodos tradicionais que estamos acostumados (livros, cursos, textos, etc), resolvi trazer 7 músicas que, através de suas letras, me fizeram refletir e inspirar sobre o processo da aprendizagem e podem nos ajudar a aprender a aprender.

Das 7 músicas que eu trago, as 3 primeiras referem-se à algumas barreiras que vemos no processo de aprendizagem e gestão do conhecimento pessoal e as 4 últimas, possíveis soluções para o desenvolvimento das mesmas. Em cada uma delas, eu coloco o respectivo trecho que fizeram-me refletir e minhas respectiva interpretação do mesmo.

BARREIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO PESSOAL

  1. PARAR DE SONHAR E PERDER A LEVEZA DE UMA CRIANÇA
A criança que fui um dia — Reverb Poesia

A criança que eu fui um dia mora
Dentro desse adulto que eu me tornei
Na mesma gaveta onde eu guardo os
“Para de sonhar, leva a vida a sério”

E ela representa tudo o que eu quis ser um dia
Mas, parei de sonhar e levei a vida a sério
Sim, exatamente como me disseram pra fazer
Mas ao contrário de mim, ela nunca desiste
Ela insiste em me fazer sorrir

Já reparou como as crianças são sonhadoras e como elas brincam? Quando somos crianças sonhamos e imaginamos coisas sem saber se é possível ou não. Uma outra coisa que aprendi brincando com meu filho de 6 anos é que normalmente as crianças não se importam muito com regras e estruturas pré-estabelecidas. As vezes, inclusive, elas criam e mudam as regras ao longo da brincadeira e o que importa é a atividade e diversão em si e está tudo bem.

Como a música diz, muitas das vezes, quando nos tornamos adultos perdemos essa capacidade de imaginação e de sonhar pois nós mesmos colocamos barreiras e estruturas rígidas demais que torna o processo de viver, e consequentemente, de aprender, pesado e sem a leveza que deve ser levado, como uma criança. Não é a toa que existem livros que abordam a importância de aprendermos como as crianças, como o livro “Jardim de Infância para a Vida Toda: Por Uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos”, do Mitchel Resnick.

2. MEDO

Miedo — Lenine & Julieta Venegas

Tenho medo de acender e medo de apagar
Tenho medo de esperar e medo de partir
Tenho medo de correr e medo de cair
Medo que dá medo do medo que dá

O medo é uma linha que separa o mundo
O medo é uma casa aonde ninguém vai
O medo é como um laço que se aperta em nós
O medo é uma força que não me deixa andar

Sem dúvida, o MEDO é talvez um dos sentimentos mais comuns do ser-humano. Não há nenhum mal sentir medo, aliás ele nos ajuda em nosso processo de sobrevivência ao ligar o sinal de alerta quando algo pode nos ferir ou até matar.

No entanto, como a música diz, o MEDO torna-se uma barreira quando nos aperta e torna-se uma força que não nos deixa andar, quando não fazemos nada por medo de arriscar ou do que pode acontecer. No entanto, nunca saberemos se não tentarmos, é como ela também diz, é isso que separa aqueles que conseguem e os que não conseguem algo na vida.

3. PRESSA SEM DIREÇÃO

Sem Direção — Gerson Borges

Para onde corre, para onde corre a vida?
Para onde corre, para onde corre você?
Para onde corre, para onde corre o tempo?
Que a gente nunca encontra tempo
Pra parar de correr

Para onde corre, para onde corre a cidade?
Para onde corre, para onde corre o metrô?
Para onde corre, para onde corre o relógio?
Que a gente tá sempre com ódio
Porque se atrasou

Para onde corre, para onde corre o progresso?
Para onde corre, para onde corre a razão?
Para onde corre, para onde corre o futuro?
Que todo mundo anda mais duro no seu coração

Para onde corre? Para onde corre?
Para onde corre? Para onde corre?
PARA

A pressa talvez seja hoje o grande mal do nosso tempo. Vivemos correndo contra o tempo, “sem tempo para respirar” ou até pra “comer”. Mas para onde estamos indo? Já parou pra pensar que muitas das vezes estamos com pressa mas nem ao menos sabemos dizer o porquê? E é justamente sobre esse grande paradoxo que a música chamou a minha atenção: “a gente nunca encontra tempo pra parar de correr”. Estamos com tanta pressa que não encontramos tempo para refletir no porque estamos correndo e com isso ficamos sem direção.

Assim como na vida, tempo de reflexão é uma prática fundamental no processo de aprendizagem, tal como explicitado no ciclo de aprendizagem de Kolb.

VIABILIZADORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO PESSOAL

4. SEJA O DONO DO SEU TEMPO

Templo do tempo — Flaira Ferro

Eu sou o templo do tempo
O tempo acontece em mim
No meu rosto, na minha pele
No meu modo de vestir

Sou um rio de horas
E um mar de segundos
Sou vazio agora
Amanhã eu sou profundo

Como abordado nas barreiras no processo da aprendizagem, a pressa é um grande vilão. Porém quando nos damos conta que o tempo é uma questão de prioridade e que quem faz nosso tempo somos nós, mudamos a perspectiva e vemos que não é tão difícil assim.

5. VIVA O HOJE

Hoje — Gerson Borges

Hoje porque só tenho hoje
Hoje, aqui, agora, o já
Hoje eu vou cuidar do meu hoje
E do amanhã eu sei que Deus cuidará

Ainda falando sobre a questão do tempo, percebemos que um dos grandes problemas é que na maioria das vezes estamos revisitando o passado, planejando o futuro, e o presente mesmo não estamos vivendo. O que passou, passou, deve ser aprendido e seguir em frente. Da mesma o nosso futuro será construido com o que fazemos hoje, então não adianta ficar ansioso.

Certa vez numa palestra de um executivo de uma empresa do setor de petróleo e gás, ouvi ele dizer que nunca se preocupou tanto com promoções ou o próximo passo na carreira e que na verdade ele só se preocupava em fazer o melhor que podia nas funções que ele passara e assim as promoções e movimentações de carreira foram uma consequência. Isso não quer dizer que não devemos ter um planejamento de carreira, mas sim que isso não te deixe ansioso a ponto de prejudicar a sua entrega no hoje.

6. TENHA REFERÊNCIAS

Discipulado — Gerson Borges

Todo mundo imitou todo mundo
Um por um se inspirou em alguém
Do mais simples ao mais profundo
Não há um que não olhe ninguém
Do mais raso ao que vai mais fundo
Todo artista é aprendiz de alguém

Em nosso desenvolvimento pessoal e profissional pode chegar um momento que não sabemos muito bem o que fazer, pra onde ir. Nessas horas é muito importante que você tenha uma referência, ou seja, alguém que você olhe e possa inspirar-se, quiça, imitar e repetir alguns dos seus passos e não há nenhum mal nisso. Isso certamente irá te ajudar a dar seus primeiros passos, aprofundar-se no assunto em questão e chegará um momento no qual você estará adicionando sua própria personalidade e contribuições com base nessa sua referência.

No meu caso por exemplo, quando estava comecei a estudar e escrever sobre gestão do conhecimento pessoal, Harold Jarche era (e ainda é) minha grande referência. Muito do que eu escrevia era baseado no que ele escrevia. A partir dele pude conhecer outras referências, e assim me aprofundar no tema ao ponto de hoje ter minha própria interpretação sobre o mesmo, o que pode ser visto no blog sobre gestão do conhecimento pessoal que mantenho aqui no Medium.

7. COMECE E PERMITA-SE ERRAR

Deus me Proteja — Chico Cesar

Caminho se conhece andando
Então vez em quando é bom se perder
Perdido fica perguntando
Vai só procurando
E acha sem saber
Perigo é se encontrar perdido
Deixar sem ter sido
Não olhar, não ver
Bom mesmo é ter sexto sentido
Sair distraído espalhar bem-querer

Em nosso processo de aprendizagem e gestão do conhecimento pessoal, não há uma chegada, e sim uma jornada e esse “caminho se conhece andando”. Vejo que a maioria das pessoas gostam de seguir modelos, querem uma fórmula secreta de organização para aplicar em suas próprias jornadas. Porém, ficam frustradas pois não conseguem aplicar na totalidade ou seguir com as mesmas. Nesse tempo estudando, aplicando workshops e falando sobre o assunto percebo que isso acontece principalmente por 3 motivos:

  1. Foco na chegada e não na jornada. Como diria Will Durant: “Nós somos o que repetidamente fazemos. A excelência, então, não é um ato, mas um hábito”. Portanto, a excelência na gestão do conhecimento e aprendizagem pessoal só vem com o tempo, depois de muitas tentativas, erros e ajustes.
  2. Como o nome diz, a gestão do conhecimento pessoal é PESSOAL. Você até pode tentar adaptar modelos prontos e se conseguir, ótimo! Mas é importante que você encontre o modelo que melhor adeque-se à sua realidade e contexto pessoal e profissional.
  3. As pessoas se penalizam por acharem que não estão fazendo certo. “Vez em quando é bom é bom se perder”. Como diz a música, permita-se não seguir exatamente determinados caminhos, regras e modelos. Essa flexibilidade torna o processo mais leve e dá espaço para um elemento fundamental em nosso processo de aprendizagem: serendipidade, do inglês serendipity , que significa o ‘ato de descobrir coisas boas por acaso’.

Essas são 7 músicas que me ajudaram a aprender a aprender. E você? Também costuma aprender com músicas? Se sim, compartilha aqui músicas que te ajudam a aprender à aprender. Recomendo também dar uma olhada na playlist do Masters of Learning e do Gravidade Zero pois mais da metade dessas músicas peguei delas!

Se você achou útil esse artigo, deixe suas palminhas e também compartilhe nos comentários quais foram suas principais descobertas da semana relacionadas à gestão do conhecimento e aprendizagem, tanto pessoal e organizacional.

--

--

Victor Couto Alves
Descobertas de Aprendizagem — (P)L&KM

Helping individuals, organizations, and communities to be more effective by leveraging their intellectual capital