Por que você deveria evitar de usar apud em seus trabalhos científicos

Rafael Gardel
Descomplicando a Pesquisa
4 min readMar 23, 2020

Afinal o que significa o apud?

Segundo (Degaspari, Vanalli e Moreira, 2011), apud é uma transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao documento original. Pode ser traduzido da seguinte maneira: Apud = “citado por”

Uma maneira fácil de entender é pensar da seguinte maneira:

O apud é uma referencia a uma obra que cita outra obra.

Entendendo a utilização do apud

Trouxe 2 exemplos de utilização do apud:

Caso 1: (PORTER,1985 apud CHRISTOPHER, 2007)

Ou seja, O Christopher que publicou um trabalho em 2007 está dizendo que a mensagem que ele trouxe foi baseada em algo que ele leu no trabalho que o Porter publicou em 1985.

Caso 2: Dias (1990, p. 47, apud Mendes, 2000, p. 54)

Ou seja, O Mendes que publicou um trabalho em 2007 está dizendo que a mensagem que ele trouxe na página 54 foi baseada em algo que ele leu no trabalho que o Dias publicou em 1990 e ainda complementa que foi na página 47.

Preparei a imagem abaixo para ilustrar de maneira prática o que eu disse.

Entendendo o apud de uma vez por todas

Mas eu posso usar apud de apud? Sim, você pode, mas não deve! E eu vou te explicar o porque abaixo.

Por que você deveria evitar de usar o apud em seu trabalho científico?

O apud é uma referencia a uma obra que cita outra obra, mas qual é o problema disso? Simples, você vai estar se baseando na interpretação de outra pessoa sobre algo que ela leu e nada garante que ela capturou a mensagem que o transmissor primário passou. Você já jogou o jogo do telefone sem fio? Lembra que no final a mensagem que a ultima pessoa da fila recebeu era diferente da mensagem original? Você vai querer arriscar de passar uma mensagem errada em seu trabalho científico?

O que você pode fazer caso tenha usado apud

Voltemos ao exemplo citado lá em cima

Dias (1990, p. 47, apud Mendes, 2000, p. 54)

Você deve pensar da seguinte maneira: Será que eu consigo encontrar o livro do Dias? Onde foi mesmo que eu vi esse livro? Ah! foi no trabalho do Mendes, vou olhar nas referencias e aí eu encontro o título do trabalho do Dias e aí terei acesso ao trabalho original que o Mendes se baseou, vou ler o trabalho e chegar nas minhas próprias conclusões, chegando assim numa citação indireta! E isso resolveu o problema.

O que fazer caso você não tenha conseguido acesso ao trabalho original

Pode acontecer de o trabalho original tenha sido publicado em uma revista que restringe e cobra pelo acesso ao trabalho, algumas revistas internacionais chegam a cobrar mais de $50 pelo acesso! Porém existe uma maneira de driblar esta restrição através da plataforma Sci Hub, basta que você conseguir o código DOI do artigo ou o código ISBN do livro. Estou escrevendo um outro texto mostrando passo a passo como fazer esse tipo de busca no Sci Hub ;)

Travado em formatar seu tcc nas normas da ABNT? Seu orientador não te ajuda a avançar no trabalho? Não sabe por onde começar?, mas sabe que precisa melhorar?
Eu trabalho com revisão e formatação de monografias, tccs e artigos científicos!
Sou Engenheiro formado na UFF e mestrando na USP com experiência na revisão e formatação de trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos. Me envie uma mensagem pelo whatsapp e peça o seu orçamento gratuito!

📱 Clique aqui para Orçamento Gratuito

Espero com esse texto ter contribuído e te ajudado. Se inscreva no meu canal no youtube para acompanhar as novidades ;)

Quem quiser manter contato e acompanhar o conteúdo pode me seguir no Medium ou no Linkedin.

--

--

Rafael Gardel
Descomplicando a Pesquisa

Um cara que ama tirar ideias do papel, ter conversas profundas sobre a vida e ler textos por aqui.