Como uma Universidade deve Internacionalizar

Naamã Mendes
Descubra
Published in
2 min readMar 2, 2018

Todas as propagandas de Universidades brasileiras hoje falam sobre os seus diversos programas de intercambio. Muitas vezes os programas são caros, de curto prazo, e extremamente burocráticos para alunos. Por esta razão muitos alunos acabam buscando outras opções de workstay, cursos de inglês.

Para internacionalizar Universidades devem tomar os seguintes passos. Primeiramente, entender sua identidade. Universidades tem uma vocação, um estilo, uma área de expertise, muitas vezes isto é dirigido pela região, e indústrias em qual são similares. Um exemplo simples é a cidade onde trabalho, Maringá. Maringá é uma cidade que tem como sua vocação a Agronomia, portanto, as áreas de parceria devem ser similares. A grande maioria dos programas desenvolvidos trabalham nesta área, e com regiões no Estados Unidos que produzem o mesmo tipo de produto(Milho, Soja). Isto possibilita oportunidades para pesquisa, para bolsas para mestrado e doutorados, e para patrocínio do setor privado!

“A farm field during sunrise” by Jake Gard on Unsplash

Não focar em locais turísticos! Países e cidades não turísticas são muito mais abertas para parcerias com Universidades no exterior. Na Espanha por exemplo, Universidades em Barcelona, são muito mais fechadas, enquanto Universidades em Sevila são mais fáceis de trabalhar junto. O mesmo pode ser dito sobre países no Leste Europeu, ou Países que tem uma restrição de idioma muito maior, como Holanda, Alemanha, ou Polônia.

Por ultimo, traga os professores para o Brasil. Cursos e oportunidades se tornam muito mais rentáveis trazendo professores para aulas EAD, ou de Pós Graduação para o Brasil. Isto abre oportunidades para pesquisa, e para especializações especificas, e opções de dupla titulação. Com isto também é possivel escalar o seu custo, e gerar um buzz de marketing efetivo em sua região adicionando palestras em associações comercias e demais.

Internacionalização tem que ser levado a serio, não existe como fazer pela metade, nem para estudantes, nem para Universidades.

Quer entrar em contato? Mendes.Naama@gmail.com. Posso ajudar sua Universidade a Internacionalizar de verdade :)

--

--

Naamã Mendes
Descubra

Está pagina é para você descobrir. Nesta paginá iriei falar sobre tecnologia, sobre intercambio, sobre empreendedorismo, sobre qualquer coisa que me faz curioso