Bloqueio Criativo: A diferença crucial entre ‘eu não consigo’ e ‘eu não sinto vontade’

Eu não sei se você já sentiu isso, mas é quase uma regra entre quem trabalha com alguma ocupação ligada às artes passar por algum momento de bloqueio criativo.
As ideias simplesmente não surgem, e no caso de quem escreve, o papel ou a tela vazios se tornam imensos; o branco onde nada foi escrito parece tomar tudo ao redor, tanto no local de trabalho quanto na mente.
Os sentimentos mais comuns nessa situação são ansiedade, culpa, raiva… nada de muito positivo costuma surgir de imediato quando alguém fica preso num bloqueio criativo.
Eu quero ter uma conversa verdadeira, e talvez não muito agradável, com você que trabalha (ou espera trabalhar) com escrita, desenho, música, artes plásticas e cênicas, design, fotografia… você que precisa de criatividade para fazer seu trabalho.
Peço perdão se esqueci alguém!
Eu vou deixar o meu ponto de vista (nada científico) como alguém que pretende ser escritor por profissão. Quando você ler “escritor” ou “escrever” daqui pra frente, pense na sua própria área de atuação.
E caso você queira concordar ou discordar desse ponto de vista, considere que o DESEN.life também é seu; use o espaço dos comentários para deixar sua opinião, eu prometo que ela será valiosa para mim, e que irei dar uma resposta de igual valor!
Desmistificando o bloqueio criativo

Afinal, se não existe nenhum obstáculo físico que impeça a atividade de ser realizada, o que é esse bloqueio criativo — e mais importante, como dar a volta nele?
Em primeiro lugar, o bloqueio criativo não tem nada a ver com não conseguir escrever, de fato. Como eu disse, não existe nada entre o escritor e a tela.
O bloqueio criativo está muito mais ligado à não sentir vontade de escrever naquele momento. Para esclarecer, quando eu falo em falta de vontade, não estou relacionando à coisas como preguiça — ainda que ela possa visitar todos nós ocasionalmente.
É sobre não ter vontade de criar, na maioria das vezes, por não esperar que nada de bom esteja para sair de sua criatividade. Algumas ideias até surgem, mas tentar fazer algo com elas parece apenas um grande desperdício de tempo.
Bom, não é!
Persistência e Consistência
Praticar a sua arte é fundamental, com ou sem bloqueio, seja o resultado uma obra extraordinária ou uma folha de papel que vá amassada para o lixo.
Se você quer que um texto seu impacte as pessoas, precisa se dispor — em primeiro lugar — a escrever nove que talvez não despertarão nenhum sentimento, e outros 90 que sequer serão lidos!
Criar algo novo todos os dias, bom ou ruim, é a única coisa que irá levar o seu cérebro ao nível de produzir mais e mais obras de valor para as pessoas.
Se, por acaso, você não pretende escrever para outras pessoas, então não precisa nem começar a se preocupar com bloqueio criativo.
Mas se você tem o objetivo de fazer com que a sua arte alcance e impacte mais e mais público, persistência e consistência serão suas melhores companheiras de jornada.
Não importa quantos livros você leia, quantos canais acompanhe no YouTube ou quantas pessoas conhece e também são artistas; eles só vão conseguir te levar até certo ponto — daí em diante, treinar é a única coisa que importa.
Os melhores jogadores da NBA são conhecidos por cerca de 300 arremessos por dia! Isso é mais que dez vezes a quantidade de arremessos feita num jogo.
A fórmula também serve para quem depende de criatividade. Stephen King já escreveu mais de 50 livros, embora pouquíssimas pessoas conheçam mais do que cinco. Eu me arrisco a dizer que ele já deve ter deixado de publicar mais de 500.
Treinar dez vezes mais do que precisa ser feito é a regra de ouro para alcançar um resultado acima da média — escreva dez textos para ter um lido, componha dez músicas para ter uma escutada, crie dez quadros para ter um visto.
Persistência e consistência!
Conclusão
Só para relembrar, considere que o DESEN.life também é seu; use o espaço dos comentários para deixar sua opinião, eu prometo que ela será valiosa para mim, e que irei dar uma resposta de igual valor!
Se você gostou do que leu, e concorda com o que eu disse, então siga o Instagram @desen.life para receber conteúdo diário que vai ajudar a manter sua persistência e consistência sempre acordadas.

