Sobre viver e correr

Hoje é seu último dia; pois quando for amanhã, será hoje.

Samuel de Almeida
Desen
2 min readFeb 19, 2018

--

“O homem moderno pensa perder algo — tempo — quando não faz as coisas depressa; entretanto, não sabe o que fazer com o tempo que ganha, a não ser matá-lo.”

Erich Fromm, psicanalista alemão

Você não está vivendo quando ainda é terça, e já está pedindo que chegue a sexta-feira. Não é possível dizer que está vivendo aquele que atravessa os dias em uma busca sempre presente de um amanhã que nunca estará, de fato, presente.

A nossa condição é, cada vez mais, de viveremos. Abrir mão do agora para poder viver no futuro — no fim de semana, no ano que vem, depois do carnaval.

O ano mudou, já faz mais de um mês. O carnaval acabou de ficar pra trás — e agora, você finalmente vai viver 2018 ou ainda falta alguma coisa?

Claro, existe ainda a última terra prometida, a aposentadoria para desfrutar o merecido descanso, depois de tanto esforço.

Não há nada a temer, certo?

Certo?

Queremos ser mais produtivos, mas me fala o que estamos produzindo, de verdade?

Você ganha uma, duas horas por dia, e depois usa elas para fazer mais daquilo que o seu patrão manda — ou para tomar um cafézinho falando mal dele com os colegas.

Ah, sabe de quem os seus colegas também falam mal quando você não está? Melhor deixar pra lá, você não ia acreditar se eu contasse…

É triste pensar em como as pessoas matam tempo, com o cafézinho que, além dos biscoitos, agora é acompanhado também por deliciosos e nada nutritivos posts nas redes sociais.

Depois essas mesmas pessoas estão reclamando que não tem tempo.

Olha, se eu fosse ele, também não gastaria muito de mim mesmo com quem está sempre me matando.

Enfim, eu sei que você não tem muito tempo sobrando (e espero que tenha entendido agora o motivo) então vou me abreviar e permitir que volte rapidamente ao extermínio das horas.

Apenas algumas perguntas, antes que volte à jornada:

Você está sempre correndo, querendo ser mais produtivo, e quando consegue ganhar uma horinha livre, o que faz com ela? Corre mais? E toda essa correria é para chegar onde?

Não, não, desculpe. Melhor perguntando:

Toda essa correria é para fugir do que?

--

--

Samuel de Almeida
Desen

Aquela bio com uma crise existencial por não saber me definir.