Você culpa seus filhos por tudo, isso é absurdo!

As gerações mais velhas adoram dizer que nós não temos futuro. Bom, podem ficar tranquilos; vai haver futuro sim. Porque nós criaremos um!

Samuel de Almeida
Desen
4 min readFeb 26, 2018

--

Foto: Annie Spratt

Eu gostaria muito de saber porque as gerações mais velhas adoram usar discursos para roubar o futuro de quem está chegando agora.

Vocês não sabem o que está por vir. Não vai ter emprego pra vocês. Se não entrar na faculdade aos 17 e se formar aos 21, pode dar por encerrada a sua chance de ter uma carreira.

E ainda por cima querem roubar também o nosso passado, afinal de contas o deles foi melhor que o nosso — vocês não sabem o que infância de verdade, no meu tempo a gente brincava na rua, não existia essa coisa de celular.

Engraçado como tantos “adultos responsáveis” insistem nesse argumento, como se as crianças de três, quatro anos fossem sozinhas até a loja de eletrônicos mais próxima e comprassem um celular para si mesmas.

Como se não fossem essas mesmas gerações passadas que acostumaram os filhos com um ignorante “cale a boca que eu quero ouvir o jornal” na hora do jantar, e agora não aceitam que esses filhos passem o jantar falando com alguém que… bem, alguém que deixa eles falarem!

Voltando para o futuro, o discurso padrão de que “você nunca vai ser alguém na vida” se apoia em uma única e exclusiva forma de ser alguém: ter um emprego que já existia quando eles precisaram escolher um.

Mas e os milhares de adolescentes que usam o Instagram e outras ferramentas para construir um modelo de negócios onde não é preciso um único centavo para ter uma loja?

E os “vagabundos que jogam videogame o dia inteiro” recebendo atenção, patrocínios e premiações cada vez maiores, conquistando seu espaço como esportistas?

E quem, simplesmente, está disposto a abrir mão de um salário alto e de status para se dedicar às causas que fazem seu coração bater de verdade?

Somos então uma geração de ninguéns, só porque decidimos não entrar nas caixas que a geração de vocês construiu?

Honestamente, eu sinto muito pelos pais que passaram a vida inteira acreditando que sua função era construir uma caixa para seus filhos, e agora estão vendo suas crianças se esforçando para voar por conta própria.

Mas eu sinto ainda mais pelos filhos que aceitarem essas limitações, e não pretendo ser um deles.

Eu sei, a pressão é grande. Eles são os seus pais, eles te sustentaram até aqui e você sente que deve algo.

Mas é preciso entender que eles quiseram o seu nascimento, e em nenhum momento você foi consultado sobre o acontecimento mais importante da sua vida.

Agora você está aqui, e a sua única obrigação é dar o melhor de si todos os dias. Sim, eles te trouxeram até onde está, mas isso não determina que você deve continuar sendo levado.

O que você deve — à eles e ao mundo — é ir o mais longe que pode, e esse destino não é algo que nem seus pais, nem eu, nem qualquer outra pessoa no mundo pode definir.

É — a — SUA — vida!

Guardando o devido respeito para falar com os “adultos”, eu devo dizer, senhoras e senhores, que todos nós sabemos, o futuro é incerto. Mas vocês precisam perceber que essa bagunça aí fora não foi toda criada por nós.

Você culpa seus filhos por tudo, isso é absurdo…

Tudo bem, a gente entende. Nós não somos mais crianças do que vocês, e já sabemos que os pais também erram de vez em quando.

Vocês deram o seu melhor, mas pode deixar que a gente também vai dar o nosso, e entregar aos seus netos um mundo mais arrumadinho do que nós achamos.

Fiquem tranquilos; vai haver futuro sim. Porque nós criaremos um!

Compartilhe esse texto com os seus amigos que também não aguentam mais ouvir essa história de “vocês não tem futuro”.

Clique nas palmas (👏) até 50 vezes, para mostrar o quanto gostou do texto. Quanto mais você aplaudir, mais pessoas poderão encontrar esse post.

Isso também indica que eu devo escrever mais sobre o assunto, já que você se interessa por ele!

--

--

Samuel de Almeida
Desen

Aquela bio com uma crise existencial por não saber me definir.