/desencanto para aproximar

‘se aprochega’ — instalação digital interativa

[lado num. 0] Perdido, comecei. Começando, encontrei.

O que se pode chamar de “começo” deste trabalho ficou pra trás, em alguma curva do caminho, numa das tantas vezes em que me perdi. Me perdi em conceitos e reflexões, daquelas mais sérias ou simplesmente jogadas em mesas de bar. Algumas muito minhas, outras nem tanto. Não muito exatas, nem todas certeiras, mas todas válidas na composição desta jornada. E me encontrei pensando “por que não, jornada enquanto jornada?”.

É preciso

de·sen·can·tar
verbo transitivo
1. Quebrar o encanto de.
2. Descobrir, achar (coisa muito escondida ou abandonada em sítio escuso).
3. [Figurado] Tirar a ilusão a.

Ao questionar o mito do grande trabalho concluído, lapidado, encantado, é possível descobrir, explorar, fazer. O processo de fazer alimenta a criatividade; estimula, faz movimentar. E em movimento, somos capazes de ver as coisas de perspectivas cada vez mais diferentes. Basta pensar numa caminhada: a cada passo que se dá, tem-se uma visão um pouco diferente da anterior.

Assim como uma criança que descobre o mundo brincando, não podemos, nós também, explorar, imaginar e testar? Como um pequeno que tenta, cai, se suja e machuca, mas certamente aprende; podemos experimentar, ousar e até errar. Às vezes, o mais importante é, mesmo, fazer.


[lado no. um] instalação #01 — “se aprochega”

Uma tela vazia, pronta para ser preenchida. Diante dela, os corpos. Justamente entre eles, um sensor que capta distâncias. Um movimento, um sinal, um ciclo de pulsos elétricos:

~cérebro — nervos — músculos — membranas — fios — chips — pixels — retina — nervos — cérebro~
o programa desenha na tela (à esquerda) de acordo com as distâncias lidas pelo sensor (à direita)

‘se aprochega’ é uma interface estética que propõe criar um momento de contemplação e curiosidade através da interação. É composta por códigos abertos encontrados na internet, modificados e ajustados para este fim. Os programas utilizados são gratuitos, e o código está disponível junto ao vídeo https://youtu.be/ElS7dcBa8Fs.

Referências e ferramentas utilizadas:

Dicionário Priberam https://www.priberam.pt/dlpo/desencantar

Processing

Arduino

openprocessing.org

http://mertarduinotutorial.blogspot.com.br/2017/01/arduino-processing-tutorial-01-serial.html