5 lições que aprendi durante 4 anos utilizando o Laravel Framework

João Roberto da Paixão
Desenvolvendo com Paixão
3 min readMay 6, 2018

Algumas semanas atrás eu estava naqueles momentos de procrastinação no Facebook e de repente vi uma lembrança antiga que me incentivou a escrever esse post.

Na tela do notebook um código Laravel e no monitor de cima a página da documentação do Laravel na versão 4.2, versão recente daquela época.

Minha história com o Laravel se iniciou há mais de 4 anos atrás, não me lembro exatamente a data, mas foi no primeiro trimestre de 2014. Na época, eu usava o CodeIgniter, mas confesso que tinha pouca experiência com frameworks em geral.

Lições Aprendidas

O objetivo desse artigo é compartilhar com vocês algumas lições adquiridas ao longo da minha jornada com o Laravel Framework. O que vou falar abaixo é algo baseado na minha experiência e não são imposições. Ok?

1) Conhecimento na linguagem é essencial!

Pra dominar de fato o Laravel, primeiro você precisa ter sólidos conhecimentos em PHP. Isso vale para qualquer framework, independente da linguagem em que foi desenvolvido…

Antes de me aventurar no desenvolvimento com o Laravel, eu dediquei um bom tempo reforçando os estudos no PHP, indo de funções nativas a conceitos avançados de orientação a objetos.

Lição aprendida: Tenha sólidos conhecimentos no pilar de tudo, ou seja, na linguagem PHP.

2) Paciência e dedicação são seus aliados…

É humanamente impossível dominar um framework desse porte em apenas alguns dias, já estou há mais de 4 anos na luta e sempre acabo descobrindo algumas coisinhas novas de vez em quando. Obviamente isso acontece porque o framework recebe atualizações constantes e temos novas versões praticamente de seis em seis meses.

Lição aprendida: Se você tá iniciando nesse framework ou tem pouca experiência, o mais importante nessa etapa é ter tranquilidade e manter o foco.

3) Não existe bala de prata!

Se você acha que o Laravel vai resolver todos os seus problemas, pode ir tirando o cavalinho da chuva…

O Laravel é um framework fullstack, completo e cheio de recursos. Disso você já ta cansado de saber, certo? Então, nem por isso ele é a melhor opção pra tudo. Se você não for utilizar a maioria dos recursos que ele oferece, não faz sentido utiliza-lo… Talvez nesse cenário a adoção de um micro-framework seria a melhor opção, onde você pode começar algo pequeno e adicionar componentes quando necessário.

Lição aprendida: Analise bem a sua necessidade e escolha a melhor ferramenta pra atende-la. Vai criar um blog? talvez o Wordpress seria uma melhor opção…

4) Tenha cuidado e seja criterioso no uso de pacotes

Se você precisar fazer algo que o Laravel não dê suporte nativamente, provavelmente alguém já deve ter implementado um pacote pra resolver isso.

O packalyst.com lista os pacotes do packagist.org que são específicos para Laravel, atualmente são mais de 16.000 pacotes! muita coisa né?

O uso demasiado de pacotes na sua aplicação pode lhe trazer alguns problemas, como por exemplo: lentidão, conflitos, bugs, falta de manutenção, abandono, problemas na atualização do framework e etc…

Lição aprendida: Seja criterioso ao depender de pacotes de terceiros. Analise o tempo de vida do pacote, veja quem são seus mantenedores, veja a popularidade do pacote e principalmente analise o código fonte do mesmo.

5) Nunca dependa exclusivamente de um framework!

Esse é um dos piores erros que um desenvolvedor pode cometer… O mercado é dinâmico, a tecnologia é algo que evolui com muita rapidez! Não podemos prever o futuro, não sabemos se o que é utilizado hoje será o mesmo daqui a três ou quatro anos.

Não limite seus estudos somente num framework! Se atenha sempre sobe bases profundas, ou seja, tenha sólidos conhecimentos na linguagem e uma boa base em lógica de programação!

Lição aprendida: Se atenha sobe bases profundas, se você fizer isso, você estará sempre preparado.

Espero que, de alguma maneira, essas lições sejam uteis para você.

Gosta de Laravel? Dá uma olhadinha nessa série:

Laravel além do básico: #0 — Introdução

Abraço e até a próxima!

--

--

João Roberto da Paixão
Desenvolvendo com Paixão

Eterno aprendiz que compartilha aquilo que aprende. Apaixonado por tecnologia, desenvolvimento pessoal e investimentos. Pai de família, um cara tranquilo =) !